Destaque ADEMI 2005

Shopping Leblon

Construtora Santa Isabel

A complexidade do caso da preparação do terreno para a construção do Shopping Leblon gerou a necessidade de inovação na maneira de realizar desmonte de rocha. O terreno designado para a construção do Shopping Leblon, localizado no coração do bairro mais nobre e valorizado da Zona Sul do Rio de Janeiro, precisava ser preparado sem o uso de explosivos, causando o menor impacto ambiental e social possíveis.

 Diante disso, a Construtora Santa Isabel partiu para uma minuciosa pesquisa pelo Brasil, e descobriu, inicialmente, uma máquina de fio diamantado, extremamente silenciosa, de origem italiana, em operação no Espírito Santo, no corte de grandes blocos em jazidas para fabricação de granito.

 Em seguida, descobriu no Rio Grande do Sul a existência da Darda, um equipamento alemão, também extremamente silencioso, que com uma força de 400 toneladas no interior de furos, provocava trincas na rocha de forma controlada e direcionada. A última descoberta foi a Perfuratriz hidráulica, equipamento sueco que produzia furos de 1.4 metros de profundidade em apenas um minuto.

 A Construtora Santa Isabel trouxe as máquinas e suas tecnologias para o terreno e estudou as possibilidades de interação entre as mesmas no local. Descobriu-se, então, que uma determinada seqüência entre as atividades e particularidades de cada máquina geraria a produtividade necessária para a realização do trabalho dentro do prazo determinado, respeitando-se todas as exigências legais, ambientais e sociais para a realização do projeto.

Essa corajosa e audaz realização resultou na obtenção de um recorde no desmonte de 2.700m² em apenas um mês e na satisfação de toda a comunidade do entorno da obra. O sucesso absoluto deste caso coloca a Construtora Santa Isabel mais uma vez em destaque pela seriedade com a qual enfrenta desafios e busca soluções, sem nunca perder de vista a qualidade na execução de seus projetos.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]