Painel Imobiliário

ADEMI - Balanço das Atividades em 2005

[

(Murillo Allevato - Superintendente Geral)

ADEMI - Balanço das Atividades em 2005
Murillo Allevato
Superintendente Geral

O ano de 2005 ficará marcado para a ADEMI como um período de muitas conquistas e realizações. Foi quando realizamos o primeiro salão imobiliário da entidade, ministramos cursos de aperfeiçoamento profissional, publicamos o Guia ADEMI e realizamos uma série de outros feitos. Entre os principais destaques do ano, relacionamos:

Salão Imobiliário
Em evento inédito no mercado imobiliário carioca, 41 construtoras, 53 imobiliárias, cartórios e a Caixa Econômica reuniram-se no Salão Imobiliário da ADEMI, simultâneo ao Feirão Nacional da Casa Própria, da Caixa, que aconteceu de 21 de setembro a dois de outubro, no Casa Shopping. Esta foi a primeira vez na história do mercado imobiliário carioca que construtoras, incorporadoras e imobiliárias reuniram seus imóveis em um só lugar para venda.
 
Guia ADEMI
A grande procura de estrangeiros e brasileiros residentes no exterior por informações sobre como investir na compra de imóveis na cidade do Rio levou a ADEMI a elaborar o "Guia ADEMI: Viver e investir no Rio - Manual do comprador de imóveis". Lançada em outubro, a publicação é bilíngüe e reúne desde informações sobre bairros da cidade e tipos de plantas dos empreendimentos até formas de financiamento, tributos que incidem sobre a transação imobiliária e documentação necessária para garantir um negócio legal.

TAC - Termo de Ajustamento de Conduta
Recentemente firmado entre as empresas incorporadoras e construtoras e o Ministério Público Estadual, o TAC surgiu para esclarecer as questões sobre a legalidade do uso da tabela price e a cobrança de juros durante as obras.

Novos Associados
Associaram-se à ADEMI em 2005 as seguintes empresas: Christiane Scabell Höhn Simões Barbosa; Ciprol Engenharia Ltda; Construtora Carvalho Bonelli Ltda; Dorex Administração e Participações; Plano Corretora e Assessoria Imobiliária Ltda; Construtora Calper Ltda; Klabin Segall S/A; DC Arquitetura e Serviços Ltda; Nova Marca 500; Orbisx Assessoria Ltda; Rouède Bernardes & Bernardes Advocacia; Zayd Empreendimentos Imobiliários Ltda; RSK Assessoria Econômica Financeira Ltda e Ética Empresa Imobiliária Ltda.

Selo ADEMI
Seguindo uma tendência mundial de certificação a entidade criou o selo ADEMI para mídia impressa, objetivando dar mais credibilidade aos anúncios de seus associados.

Defesa dos interesses do setor
A ADEMI esteve presente nas principais discussões ligadas ao mercado imobiliário. Através dos membros da diretoria e de seus consultores, a entidade integrou o COMPUR (Conselho Municipal de Política Urbana), associações como ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), ABAMI (Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário), CBIC (Confederação Brasileira da Indústria da Construção), AMASCO (Associação de Moradores e Amigos de São Conrado), FIABCI (Federação Internacional das Associações Imobiliárias) e Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio), entre outras nas quais tem assento permanente.

Pesquisa ADEMI
Fonte de informação para a imprensa, em 2005, a Pesquisa ADEMI do Mercado Imobiliário ficou mais moderna, ganhou novo layout e novos recursos. Entre as novidades, destaque para a tabela e os gráficos de market share, mostrando as cinco empresas participantes da pesquisa mais bem colocadas no mercado do Rio, por unidades escrituradas e Volume Geral de Vendas (VGV). Também passou a ser apresentado pela pesquisa o ranking do mercado, de acordo com as unidades lançadas, separado por ramo de atividade (construtores, incorporadores e corretores).

Presença na Mídia
A ADEMI esteve presente na mídia e reafirmou-se como referência para a opinião pública em assuntos ligados ao mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Além da coluna ADEMI, publicada quinzenalmente no caderno Morar Bem do jornal O Globo, a ADEMI participou de 50 reportagens nos veículos de comunicação do Rio, ocupando um espaço avaliado em R$ 2 milhões, de acordo com as tabelas publicitárias dos veículos.
     

Para 2006, ano de comemoração dos 35 anos de existência da entidade, planejamos uma série de debates com os principais temas do setor. Iniciamos com um seminário sobre o TAC - TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, recentemente firmado entre as empresas incorporadoras e construtoras e o Ministério Público Estadual. Um sucesso de público, o evento contou com a participação do advogado Luis Antônio Campos Mello, especialista em mercado imobiliário. O objetivo do evento foi abordar toda a legislação pertinente ao tema, esclarecer as mudanças previstas no documento e a formação dos novos preços de venda ajustados ao TAC assinado.

Também para comemorar, foi assinada a escritura definitiva da casa, na Urca, onde a sede funciona há 25 anos. Construída na década de 30, em estilo colonial espanhol, a casa foi preservada pelo Município logo após ser comprada pela ADEMI.

Aproveito para fazer um convite: participe cada vez mais da ADEMI. Envie suas sugestões, dúvidas ou comentários sobre as ações desenvolvidas pela entidade e também sobre legislação, desenvolvimento urbano ou sobre iniciativas que julgar que possam contribuir para o crescimento do nosso setor. Fale conosco: é para isso que estamos aqui.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]