Jurisprudência

Acórdão - Recurso Especial nº. 187.963 - SP (1998/0066245-6) - Civil e Processual. Compromisso de compra e venda. Arras. Desistência. Ação pretendendo a rescisão e restituição das importâncias pagas. Reconvenção da construtora para retenção de valores e indenização por ocupação e estragos no imóvel. Procedência parcial de ambos os feitos. Restituição de 50% do sinal fixada pelo Tribunal de Justiça. Situação peculiar dos autos. Razoabilidade. Matéria de fato e interpretação de contrato. Reexame. Impossibilidade. Súmulas n. 5 e 7-STJ. Verba honorária. Sucumbência recíproca já considerada mediante concessão de percentual menor.

Superior Tribunal de Justiça

Acórdão referente ao julgamento realizado na Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão estadual que reconheceu o direito da construtora de reter parte do valor, pois não teria sido culpada pela não concretização do negócio.

Civil e Processual. Compromisso de compra e venda. Arras. Desistência. Ação pretendendo a rescisão e restituição das importâncias pagas. Reconvenção da construtora para retenção de valores e indenização por ocupação e estragos no imóvel. Procedência parcial de ambos os feitos. Restituição de 50% do sinal fixada pelo Tribunal de Justiça. Situação peculiar dos autos. Razoabilidade. Matéria de fato e interpretação de contrato. Reexame. Impossibilidade. Súmulas n. 5 e 7-STJ. Verba honorária. Sucumbência recíproca já considerada mediante concessão de percentual menor.

Clique abaixo para acessar a íntegra do Acórdão.

Recurso Especial nº. 187.963 - SP (1998/0066245-6) - 93 KB
Recurso Especial nº. 187.963 - SP (1998/0066245-6)
(PDF, 93 KB)



Envie para um amigo
Imprima este texto

Arquivo ADEMI

Esta matéria tem mais de 7 anos e foi publicada originalmente em 22 de abril de 2009

Matérias mais recentes da seção

Veja todas as matérias

 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]