Jurídico

Aprovado o marco legal para a implantação de Cadastros Positivos

[

(Confederação Nacional da Indústria - Nº 95 - Brasília - 20/05/2011)

O Congresso Nacional aprovou a medida provisória que regulamenta a criação de cadastros positivos. Trata-se de matéria elencada na Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria de 2011.

Hoje, apenas o cadastro negativo está implementado, sendo que o bom pagador não é diferenciado do cliente que não possui histórico de crédito. Com a implementação do Cadastro Positivo, será permitida a coleta e o manuseio de informações também de adimplemento, sendo possível estabelecer ratings de risco para os clientes e, assim, diferenciar taxas e acesso ao crédito para os diferentes grupos.

A Confederação Nacional da Indústria, em parceria com a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC), atuou para que a medida provisória fosse aperfeiçoada. Foram realizados diversos encontros com o relator na Câmara dos Deputados, deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), e encaminhadas sugestões para aprimoramento do texto.

Nesse sentido, cabe destacar que foi acatado aprimoramento sugerido pela coalizão para se admitir a inclusão no cadastro positivo de informações relativas a obrigações de pagamento adimplidas e em andamento, abrangendo anotações de prestações ainda por vencer e também de pagamentos por serviços continuados (água, telefone, luz, etc).

Ao prover e ampliar o acesso a informações relevantes sobre o histórico de crédito dos agentes, o cadastro positivo pode reduzir tanto a inadimplência quanto o custo administrativo dos bancos associados ao monitoramento de riscos - os principais componentes do spread, nas avaliações do Banco Central.

No médio prazo, a inadimplência tende a diminuir e as próprias instituições passam a ponderar suas carteiras segundo estratégias mais ou menos arriscadas, ampliando o nível geral de eficiência do sistema.

O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff - que tem 15 dias úteis para analisar a matéria.

Saiba mais: Para mais informações, contatar Vladson Menezes, Gerente-Executivo da Unidade de Assuntos Legislativos, e-mail vmenezes@cni.org.br, Flávio Castelo Branco, Gerente-Executivo da Unidade de Política Econômica, e-mail fcastelo@cni.org.br.

Para manter-se informado sobre as ações da CNI, acesse o site http://www.cni.org.br/  



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]