ADEMI em foco

Política na contramão do desenvolvimento

Um setor que representa 19,26% do PIB Nacional precisa receber mais atenção. O desenvolvimento do país só virá quando a Construção Civil for vista como atividade fim. A atual situação do setor dramática, para não dizer patética. O ano de 2003 aponta para a pior performance nos últimos tempos. Espera-se uma redução de quase 8% no PIB do setor, após dois anos, que também apresentaram índices negativos, de -2,5% e -2,6%.

O que sabemos é que este é um problema antigo do País. O setor está cansado de chamar a atenção para a questão do financiamento habitacional e nada é feito. Todos querem encontrar explicação para o motivo do financiamento não estar dando certo, mas nada é feito para a produção de novos empreendimentos.

Recentemente a Caixa Econômica Federal retomou o financiamento de imóveis usados para a classe média. Mas para a produção, nada. Dos recursos da Caixa, apenas 20% são destinados para imóveis novos. O restante é para financiamento de imóveis usados e materiais de construção.

A verdade é que os atuais programas de financiamento do País não condizem mais com a realidade da população e o déficit habitacional do Brasil continua crescendo.

A CAIXA responde por cerca de 90% dos financiamentos do País, o que não é positivo para o desenvolvimento do mercado. Não é positivo para o País e nem para o setor da Construção Civil um peso tão grande numa única instituição.

O Governo anunciou diversas vezes a importância e até mesmo a primazia da Construção Civil do setor na retomada do desenvolvimento, mas a verdade é que ainda não conseguimos encontrar uma política adequada para o setor.

O Secretário de Habitação, Jorge Hereda, acredita que 2004 será um ano de transição e que os resultados virão em 2005. Mas as mudanças precisam ser imediatas. Não dá mais para esperar. Um setor que representa cerca de dois terços dos investimentos produtivos da economia brasileira e é um dos maiores empregadores do País não pode morrer.

Márcio Fortes

Informativo FIABCI, nov/dez



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]