">
 
 

ADEMI em foco

ADEMI participa da abertura do V Congresso de Direito Imobiliário Registral

Na abertura do V Congresso de Direito Imobiliário Registral, que acontece durante o XIII ENAI, na Escola de Magistrados do Rio de Janeiro, o 1º vice-presidente e presidente do Grupo de Trabalho estatutário da ADEMI, João Paulo Tinto de Matos, foi palestrante do segundo painel que teve como tema "O mercado de investimentos imobiliários e o cenário socioeconômico nacional". A cerimônia de abertura teve a explanação do ministro do STF, Luiz Fux, que abordou a importância de eventos que congregam o mercado. 

"Esse segmento está em permanente transformação e investindo, sempre por meio de profissionais sérios. Isso nos estimula a participar de eventos multidisciplinares", afirma o ministro da STF. Fux falou sobre a Lei nº 9541/97: a reintegração de posse fundada em inadimplente do adquirente. Para ele, esse tema marca a sua introjeção numa nova ideologia do direito. 

Já o representante da ADEMI, João Paulo Matos, mostrou um panorama do mercado imobiliário brasileiro e as etapas de investimentos em empreendimentos do segmento. Segundo ele,  quem quiser investir em um único negócio deve estar preparado para ficar no mercado 111 meses. Quer dizer, por quase dez anos.

Sobre o cenário econômico brasileiro, Matos ressaltou que a estabilidade da moeda, a segurança jurídica no negócio imobiliário e a segurança pública propiciaram a expansão do mercado. Outro motivo para esse sucesso é a redução da taxa de juros. "Essa redução é um fomento para nossa atividade e um fomento de crédito para o nosso cliente", afirma o 1º vice-presidente da ADEMI.  

Durante a abertura estavam presentes o senhor ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o 1º vice-presidente da ADEMI, João Paulo Tinto de Matos; a presidente da ABAMI, Angêla Soares; o desembargador do TJ RJ, Antonio Carlos Esteves; o diretor jurídico da ABAMI, Sérgio Herrera Simões; o juiz de direito do TJ RJ, Werson Franco Pereira Rêgo; o desembargador do TJ RJ, Marcus A de Azevedo Torres; o advogado, Sylvio Capanema de Souza, e o presidente da CAARJ, Felipe Santa Cruz.

O evento tem coordenação acadêmica do diretor jurídico da ABAMI, Sérgio Herrera Simões, e do juiz de Direito do TJRJ, Werson Franco Pereira Rêgo e aborda assuntos como: "O mercado de investimentos imobiliários e o cenário socioeconômico nacional", "Alienação fiduciária de bens imóveis, segurança jurídica nos negócios imobiliários", "Despesas com ligações definitivas de serviços públicos", "Desenvolvimento urbano e sustentabilidade" e "Usucapião conjuga, condomínio, mediação e arbitragem no mercado imobiliário", entre outros. O evento tem apoio institucional da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor.


Clique aqui para acessar a apresentação 


Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]