Notícias do setor

Cedae fornecerá água de reúso para obras da Região Portuária

Jornal do Brasil, 07/mar

A Cedae e o consórcio Porto Rio, responsável pelas obras do Porto Maravilha, assinam nesta quinta-feira (7), às 11h, na sede da companhia (Av. Presidente Vargas, 2655 - Centro), contrato para o fornecimento de água de reúso para as obras de revitalização da Região do Porto do Rio de Janeiro. 

A água será produzida a partir dos efluentes secundários gerados na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Alegria e será utilizada para o abastecimento de equipamentos de perfuração de rochas e para umedecer bases de pavimentos, vias e calçadas. 

O projeto contribui para a utilização racional dos recursos hídricos e a promoção do desenvolvimento sustentável, evitando o emprego de água produzida para fins de abastecimento humano durante as obras.

Para produzir a água de reúso, um sistema de filtração, medição e desinfecção dos efluentes será implantado em área de cerca de 400 m² dentro da ETE Alegria, com capacidade de produção de 80 metros cúbicos de água por hora. O sistema contará com dois filtros, bomba dosadora de cloro e tanque hipoclorito de sódio, além de hidrômetro que fará a macromedição do volume de água de reúso produzida. 

Após tratamento, a água será transportada em caminhões pipa até o canteiro de obras do consórcio, na Região Portuária. A previsão é de que sejam consumidos cerca de 5,5 mil metros cúbicos de água de reúso por mês.


Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]