Na Cerimônia de Abertura do VII Congresso de Direito Imobiliário e Registral, realizado pela ADEMI RJ no TJRJ, com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na presença da Desembargadora Leila Mariano, Presidente do TJRJ, do Dr. Antonio Ricardo Corrêa, representando o Presidente da OAB-RJ, Dr. Felipe Santa Cruz, do Dr. João Paulo Matos, Presidente da ADEMI RJ, do Dr. Sergio Ricardo de Arruda Fernandes, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça,  representando o Corregedor Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Valmir de Oliveira e Silva, do Desembargador Carlos Santos Oliveira, representando o  Diretor Geral do CEDES, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, do Dr. Carlos Alberto Firmo de Oliveira, Presidente da ANOREG RJ, do Juiz de Direito  do TJRJ, Dr. Werson Rêgo, do Dr. Carlos Samuel Freitas, Presidente da ABAMI, e do Dr. Maury Rouède Bernardes, Consultor Jurídico da ADEMI RJ, foi instalado e constituido o Grupo de Trabalho Multiinstitucional "Mercado Imobiliário - Discutindo as Melhores Práticas". ">
 
 

ADEMI em foco

ADEMI participa do VII Congresso de Direito Imobiliário e Registral


Na Cerimônia de Abertura do VII Congresso de Direito Imobiliário e Registral, realizado pela ADEMI RJ no TJRJ, com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na presença da Desembargadora Leila Mariano, Presidente do TJRJ, do Dr. Antonio Ricardo Corrêa, representando o Presidente da OAB-RJ, Dr. Felipe Santa Cruz, do Dr. João Paulo Matos, Presidente da ADEMI RJ, do Dr. Sergio Ricardo de Arruda Fernandes, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, representando o Corregedor Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Valmir de Oliveira e Silva, do Desembargador Carlos Santos Oliveira, representando o Diretor Geral do CEDES, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, do Dr. Carlos Alberto Firmo de Oliveira, Presidente da ANOREG RJ, do Juiz de Direito do TJRJ, Dr. Werson Rêgo, do Dr. Carlos Samuel Freitas, Presidente da ABAMI, e do Dr. Maury Rouède Bernardes, Consultor Jurídico da ADEMI RJ, foi instalado e constituido o Grupo de Trabalho Multiinstitucional "Mercado Imobiliário - Discutindo as Melhores Práticas".

Esta nova iniciativa se soma aos trabalhos que já vêm sendo realizados pela ADEMI RJ com efetividade e expressivos resultados, como a indicação ao "Prêmio Innovare" 2013 pela formatação dos consensos construidos nos Quatro Encontros promovidos no Fórum "Segurança Jurídica no Negócio Imobiliário" convertidos nos "Enunciados" publicados pelo Aviso TJRJ Nº 85/2012, e nas reuniões do "FÓRUM ADEMI-RGI", com a participação de Oficiais Registradores, representantes do TJRJ, do Sinduscon-Rio, da ABECIP, de instituições financeiras públicas e privadas e de Incorporadoras, de que resultou a formatação de um texto padronizado para contratos de promessa de compra e venda de unidades imobiliárias em construção, apresentado e publicado na abertura do VII Congresso.

Para Leila Mariano, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que compôs a mesa de abertura, o evento é motivo de orgulho já que prioriza o debate:

"Quase tudo hoje é tratado pelo Tribunal de Justiça. Já foi criado um juizado para telefonia, aeroportos, entre outros, que tanto demandam para o judiciário. A ideia é desjudicializar o mercado imobiliário e, como primeiro passo, criar um grupo de debates para conscientização e informação, é sem dúvidas, um processo pioneiro".

João Paulo Rio Tinto de Matos, Presidente da ADEMI, ressaltou a importância do encontro e do apoio da Corregedoria Geral de Justiça do TJRJ no processo de desburocratizar o mercado:

"As iniciativas da ADEMI já apresentam redução das demandas ao judiciário, que é o nosso principal objetivo, e mostram que estamos trilhando o caminho da desjudicialização do setor como um todo".

Maury Rouéde Bernardes, consultor jurídico da entidade e coordenador acadêmico do congresso, orgulha-se da padronização da minuta de compra e venda ao incorporador, por se tratar de uma iniciativa única, rompendo com paradigmas e que trará inúmeros benefícios para o mercado, pois já consta com diversos ajustes.

O evento contou com a presença do Superintendente-Geral da ADEMI, Murillo Allevato, do desembargador Carlos Santos de Oliveira, do juiz Antônio Carlos Correa e do Dr. Carlos Alberto Firmo de Oliveira, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]