Com a palavra, o Associado

Com a palavra, Domingos de Saboya Barbosa Filho

A busca por informações sobre o comportamento do mercado levou o engenheiro civil Domingos de Saboya Barbosa Filho a tornar-se uma das poucas pessoas físicas a se filiar à ADEMI. Aos 72 anos, 40 deles dedicados à engenharia econômica, ele buscava informações detalhadas sobre o panorama imobiliário da Barra da Tijuca para a precisão de estudos sobre a Vila Pan-Americana, no Rio de Janeiro. "A ADEMI complementou uma pesquisa que me levou a órgãos como a Secretaria de Finanças, Secretaria de Urbanismo e Secretaria da Fazenda", explica.

Especializado em Engenharia Econômica, e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, Saboya ainda carrega em seu currículo cursos de pós-graduação em análise econômica urbana e gerência de projetos. "O material fornecido pela entidade, assim como os cursos e palestras ministradas, são de extrema importância para desenvolver meus estudos referentes à avaliação de empreendimentos imobiliários, estudos de viabilidade e de riscos", avalia.

A vida profissional do engenheiro foi pontuada por estudos de viabilidade e avaliações de grande porte, em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Por 18 anos, Saboya chefiou o órgão de Perícias e Avaliações da Petrobrás, onde foi responsável pela fundação do Serviço de Investimento da Fundação de Seguridade de Empregados da Empresa, que gerenciou por sete anos. Em 1990, após completar 27 anos de serviços prestados a empresa, o engenheiro aposentou-se, e continuou a ser convocado em diversas ocasiões para elaborar estudos específicos de sua função e avaliações de cisões e fusões de subsidiárias.

Em 1996 tornou-se diretor da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (PETROS), onde trabalhou por três anos. Foi eleito membro por duas gestões do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da ABNT, ocupando o cargo de membro do Conselho Fiscal.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]