A análise dos dados apurados pela Pesquisa ADEMI do Mercado Imobiliário no primeiro semestre de 2015 aponta uma queda de 61% no total de unidades lançadas no município do Rio de Janeiro com relação ao mesmo período do ano anterior. ">
 
 

Notícias da Pesquisa

Mercado Imobiliário da Cidade Rio de Janeiro no 1º semestre de 2015

[

()

I - UNIDADES LANÇADAS

 A análise dos dados apurados pela Pesquisa ADEMI do Mercado Imobiliário no primeiro semestre de 2015 aponta uma queda de 61% no total de unidades lançadas no município do Rio de Janeiro com relação ao mesmo período do ano anterior. Em números absolutos foram lançadas 3.235 novas unidades nos primeiros seis meses de 2015 ante 8.323 em igual período em 2014.

O gráfico a seguir mostra um comparativo mensal dos totais de unidades lançadas na cidade do Rio de Janeiro nos primeiros semestres de 2014 e 2015.


A variação do total de unidades lançadas por mês revela janeiro como o mês que apresentou o pior desempenho do semestre chegando a um recuo de 85% e junho como o que menos encolheu no período, -36%. A queda menos acelerada das unidades lançadas no mês de junho sinaliza uma possível recuperação do mercado para os próximos meses.

Os gráficos que seguem mostram a distribuição geográfica dos lançamentos nos cinco bairros que mais receberam unidades no primeiro semestre de 2014 e 2015.

 

Assim como no primeiro semestre de 2014, Jacarepaguá foi o bairro que recebeu o maior número de novas unidades no período com uma participação de 28% no total lançado. A Barra da Tijuca, que antes era o terceiro bairro em lançamentos, subiu uma colocação e o Recreio dos Bandeirantes deixou de figurar entre os cinco bairros com melhor desempenho em lançamentos. Campo Grande, Inhoaíba e Santa Cruz, nessa ordem, completaram o "Top Five" dos lançamentos no 1º semestre de 2015.

O quadro a seguir mostra o desempenho dos lançamentos por bairros no primeiro semestre de 2014 e 2015. O total de bairros que receberam lançamentos caiu de 26 para 16 nos primeiros seis meses de 2015. 

II - UNIDADES VENDIDAS

Para compor o relatório das unidades vendidas, foram utilizadas as informações de 31 das maiores incorporadoras associadas à ADEMI.

O total de unidades vendidas no primeiro semestre de 2015 teve retração de 17% comparado ao mesmo período de 2014 e esse recuo foi menor o que o sofrido pelos lançamentos do período (-61%). No total foram vendidas 4.115 unidades nos primeiros seis meses de 2015 contra 4.973 em igual período em 2014.

Analisando o desempenho das unidades comercializadas mensalmente, observa-se que os meses de março e junho tiveram resultados positivos, com alta de 19% e 4%, respectivamente, como mostra o gráfico a seguir.


Os gráficos que seguem mostram a distribuição geográfica das unidades vendidas nos cinco bairros que mais escrituraram no primeiro semestre de 2014 e 2015.

 

A análise da distribuição geográfica das unidades escrituradas aponta Jacarepaguá como o bairro que mais recebeu vendas no primeiro semestre de 2015, repetindo o resultado alcançado em igual período em 2014. Campo Grande e Recreio inverteram as posições alcançadas em 2014 e ocuparam a segunda e terceira posição em vendas no período, respectivamente. A Barra da Tijuca continuou como o quarto bairro que mais escriturou e o quinto lugar ficou com Realengo que não esteve entre os cinco bairros que mais receberam vendas no primeiro semestre de 2014.

A média do índice que mede a velocidade das vendas (V.S.O. - Vendas Sobre Oferta) no período caiu de 7,1% no primeiro semestre de 2014 para 5,4% em igual período em 2015.

 





Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]