Notícias do setor

Carnês do IPTU começam a chegar

Extra, Gabriel Martins, 12/jan

Janeiro é mês de férias e de receber contas extras, como o IPTU. No caso do Rio, este ano, a expectativa pela chegada da cobrança é maior, devido à possibilidade de aumento do valor a pagar, após a atualização dos valores venais dos imóveis. Segundo a prefeitura, os 1.365 milhão de carnês já começaram a ser postados via Correios. Aqueles que optarem pelo pagamento em parcela única ganharão desconto de 7% - como em anos anteriores - desde que a quitação seja feita até 7 ou 8 de fevereiro, dependendo da data de vencimento. No caso de parcelamento, a cobrança é feita em dez cotas, sem abatimento.

Em outros municípios, como os da Baixada Fluminense, o desconto para cota única é variado. Duque de Caxias oferece três possibilidades para o pagamento à vista: 10% até 31 de janeiro, 7% até 15 de fevereiro e 4% até 15 de março. A distribuição dos 340 mil carnês começará na segunda-feira, dia 15. O imposto também poderá ser pago em dez parcelas.

Belford Roxo começou a distribuir os 130 mil carnês na segunda quinzena de dezembro, e os contribuintes contam com mais de um percentual de desconto para o pagamento à vista: 10% até 31 de janeiro ou 5% até 28 de fevereiro, de acordo com o vencimento. O número máximo de parcelas é o mesmo: dez prestações.

Niterói também antecipou a entrega dos 190 mil carnês, distribuindo-os em dezembro. O desconto concedido para a cota única foi de 8%, até a última segunda-feira, e o valor total poderá ser pago em 11 vezes.

Atenção na hora de pagar o imposto

De acordo com Gilberto Braga, economista e professor de Finanças do Ibmec, o contribuinte não faria um bom negócio ao pagar o IPTU à vista em algumas cidades por causa do percentual de desconto oferecido:

- Nos municípios da Baixada Fluminense, a vantagem existe para quem adotar o primeiro prazo. Nos demais, é preciso tomar cuidado - disse o professor: - Há casos, como o de Duque de Caxias no segundo e no terceiro prazos, em que não há vantagem em antecipar o IPTU.

Há localidades no estado, no entanto, em que o pagamento do imposto por meio de cota única resulta em benefício para o contribuinte.

- No Rio de Janeiro e em Niterói, é vantajoso pagar à vista - finalizou Braga.

Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]