Eventos e Cursos

Confraterniza Rio

[

()

"Convoco todos vocês, gestores e empresários, para que, juntos, possamos moldar e construir um futuro promissor para nosso setor. Unindo forças, vamos trilhar um caminho com menos obstáculos e mais conquistas para todos nós". Com essas palavras, o presidente do Sinduscon-Rio, João Fernandes, deu início ao #Confraterniza Rio, evento que aconteceu, ontem, no Museu Histórico Nacional, reunindo representantes da construção civil e do mercado imobiliário, em uma noite de celebrações e prospecção de novas metas e parcerias para 2020.

Após um ano marcado por dificuldades no setor, mas com uma gradual retomada no fôlego, os discursos tiveram foco nas ações e expectativas, sinalizando para um 2020 de desafios e boas expectativas.

"Quando assumi a presidência, no final de 2018, estávamos em meio ao turbilhão gerado pelo fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, o que muito abalou a receita da entidade. Mas, como nossos propósitos estão acima de qualquer tormenta, traçamos um planejamento estratégico e estamos desenhando um novo Sinduscon-Rio, mais moderno e atuante", afirmou João Fernandes, citando a criação de novas comissões temáticas e fóruns de trabalho, além da abertura de novas categorias de associados, incluindo fornecedores e estudantes, como iniciativas para expandir o leque de discussões e proposições que ajudem no desenvolvimento de um ambiente de negócios saudável e efetivo.

Na sequência, o presidente da Ademi-RJ, Claudio Hermolin, falou sobre a importância da união da Ademi-RJ com o Sinduscon-Rio e o Seconci-Rio, no propósito comum de ajudar a alavancar setor. "Estamos saindo da crise muito mais fortes e unidos", disse ele. Fazendo menção ao centenário do Sinduscon-Rio, também destacou a "relação umbilical" que existe entre as duas entidades. "Nascemos de um grupo de empresários do Sinduscon que queria tratar de forma mais específica as questões do mercado imobiliário", afirmou ele. 

Quem também subiu ao palco para breves palavras foi o presidente do Seconci-Rio, Ayrton Xerez, que, dirigindo-se aos empresários, teceu elogios a todos aqueles que são mantenedores dos serviços da entidade. "O Seconci é um centro de atendimento social que provê saúde física e mental, além de capacitação aos  trabalhadores da construção civil indicados pelas empresas. Parabenizo a todos que acreditam nesse serviço extraordinário", disse ele. Sobre a situação atual do setor, apontou a importância da parceria entre as entidades e a atuação da Caixa junto ao setor e à sociedade, destacando a importância da redução de juros para alavancar o mercado.

O #Confraterniza Rio foi uma iniciativa do Sinduscon-Rio, do Seconci-Rio, e da ADEMI-RJ, com o patrocínio da Firjan SESI e da Caixa, além do apoio do Plano de Amparo Social Imediato (PASI). Representando a Firjan, estava o vice-presidente de relações institucionais do Sinduscon-Rio

Representando a Firjan,  e representante da Federação, Roberto Kauffmann, falou sobre a atuação da entidade junto ao setor, destacando que algumas ações, como o Prêmio Vitae-Rio, estão em  consonância com a missão institucional da Firjan SESI. "Esta é uma forma de elevar a saúde do trabalhador e a produtividade da indústria. Estamos certos que contribuímos, diariamente, para uma indústria mais segura, saudável e produtiva, o que são fatores transformadores desta indústria", ressaltou.

Da Caixa, o superintendente nacional responsável pelos estados do Rio e do Espírito Santo, Kleber Coelho Paz, frisou a retomada econômica, com a sinalização de novos lançamentos imobiliários, e a participação da instituição frente ao mercado, como agente importante no impulsionamento deste setor. "Estamos promovendo uma disruptura do mercado, oferecendo linhas de financiamento inéditas, que vão induzir a recuperação do setor", apontou o executivo.

Homenagens 

O #ConfraternizaRio também teve as comemorações pelos 100 anos do Sinduscon-Rio como pano de fundo para homenagear todos os empresários do setor, que foram representados pelos vice-presidentes da entidade, por meio da entrega do livro comemorativo do centenário.  

Os profissionais e colaboradores do Sinduscon-Rio também foram lembrados, em uma homenagem in memoriam a Antonio Carlos Mendes Gomes, engenheiro que esteve à frente do Sinduscon-Rio por 28 anos e que sempre contribuiu com suas ideias e ideais para o setor da construção civil, tendo seu legado profissional como inspiração para profissionais do setor. A esposa do executivo, Maria Aparecida Pontes Gomes, e seus filhos receberam uma placa em reconhecimento ao trabalho prestado para o desenvolvimento da construção no Rio de Janeiro e no Brasil.

Na pessoa do parceiro e apoiador Alaor da Silva Júnior, presidente do PASI, todos os fornecedores também foram homenageados. Após receber a placa em homenagem a todo trabalho em prol da classe empresarial e de trabalhadores, agradeceu a parceria com o Sinduscon-Rio e firmou o compromisso de sempre proteger os trabalhadores, por meio de coberturas inovadoras e benefícios de inclusão e bem-estar social.

Prêmio Vitae-Rio 2019

Fechando a noite, foram conhecidas as empresas vencedoras do ciclo 2019 do Prêmio Vitae-Rio, reconhecidas por desenvolverem seus sistemas de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho com excelência.

Confira a classificação:

> Categoria Bronze

CALÇADA EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS 

COFIX CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS 

EFER CONSTRUTORES ASSOCIADOS 

MOZAK Engenharia 

RACIONAL ENGENHARIA 

 

>> Categoria Prata

MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES      

TEGRA ENGENHARIA  

 

>> Categoria OURO

CYRELA RJZ CONSTRUTORA

Junto ao troféu, a Cyrela também recebeu a medalha de maior quantidade de práticas proativas validadas pela banca de juízes.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]