Notícias do setor

'Porto seguro' do investidor, fundo imobiliário encolhe

O Estado de S. Paulo, Coluna do Broadcast, 24/mar

A paralisia da economia, em meio à pandemia do coronavírus, causou grande desgaste na indústria de fundos de investimentos imobiliários (FIIs) no Brasil. Até então, o setor era apresentado por muitos gestores como "porto seguro" entre as aplicações de renda variável, por representar um investimento indireto em imóveis. A crise, porém, também abateu o segmento: as captações foram interrompidas e os cortes de dividendos começam a aparecer. O Índice de Fundos Imobiliários da B3 (Ifix) acumula queda de 32,2% em 2020, corroendo parte expressiva da valorização de 35,9% acumulada em 2019. Dentre os fundos que anunciaram corte de dividendos estão o FII XP Malls (sócio no Cidade Jardim, Catarina Fashion Outlet e outros dez) e o FII Vinci Shopping Centers (sócio no Minas Shopping, Iguatemi Fortaleza e Pátio Belém, além de outros dez).

Para quem pode. A queda do Ifix até aqui, por outro lado, está fazendo com que gestores dos próprios fundos comecem a ir às compras. A retração reduziu o valor de mercado dos fundos, provocando divergência em relação a quanto vale o patrimônio que detêm. No entanto, ainda não há uma percepção dos profissionais se o mercado já chegou ao fundo do poço. Por isso, eles estão gastando de forma lenta. A principal estratégia é ter cautela, em vez de gastar todo o caixa neste momento, uma vez que os fundos podem continuar em queda.

Chega mais. Grande parte dos vendedores das cotas no momento são pessoas físicas, que compraram papéis durante a valorização e estão tendo, agora, prejuízos. O número de investidores pessoas físicas triplicou no ano passado, com a busca por maior rendimento para suas aplicações, diante da queda de juros. No último dado disponível, eram mais de 700 mil CPFs entre os investidores de FIIs.

Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]