Notícias do setor

Registro de imóveis online em SC cresce 778% em abril

G1, Economia, 02/jun

O registro de imóveis feito de forma online no estado cresceu 778% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019. O dado foi divulgado pela Central de Registradores de Imobiliários de Santa Catarina, plataforma que reúne todos os 129 cartórios de registro de imóveis do estado. O órgão afirmou que o aumento se deve à pandemia do coronavírus, que provocou o isolamento social, e à possibilidade de envio de documentos para registro em formato eletrônico.

Houve crescimento também na comparação entre abril e fevereiro deste ano. Neste caso, o aumento foi de 490%. Em fevereiro, ainda não havia o isolamento social. A Central de Registradores informou quantos documentos para registro eletrônicos foram enviados nestes períodos:

- Abril de 2020: 2.327

- Fevereiro de 2020: 394

- Abril de 2019: 265

Publicações de normas do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e da Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina feitas no final de março permitiram o envio de documentos para registro em formato eletrônico.

Como usar

Pelo novo procedimento, os documentos para registro de imóveis agora são enviados a este site após cadastro de dados. Depois, eles seguem para o cartório correspondente. Em seguida, a unidade recebe o documento e faz o cálculo do valor do serviço e taxas. Após ser feito o pagamento, o cartório protocola o título, seguindo o mesmo procedimento que seria feito em um documento apresentado pessoalmente.

O serviço pode usado por qualquer pessoa física ou jurídica, como tabeliães de notas, instituições financeiras, correspondentes bancários e advogados.

Podem ser enviados escrituras públicas, instrumentos com ou sem força de escritura pública, títulos judiciais, títulos administrativos e requerimentos autorizações para cancelamento de garantias.

Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]