Painel Imobiliário

Pelo fim do déficit habitacional

[

(Jornal do Brasil, 7/12)

Mais uma vez o setor da construção tenta propor soluções para diminuir o déficit habitacional. Dsta vez, a iniciativa contou com a participação do presidente da Fenadi - Federação Nacional do Mercado Imobiliário -, Antônio Sérgio Porto e do presidente da CCAI/CNC - Câmara do Comércio de Administração Imobiliária da Confederação Nacional do Comércio - , Pedro Wahmann, que entregaram, na última quarta-feira, a Carta de Blumenau ao ministro das Cidades, Olívio Dutra, e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, João Paulo Cunha e José Sarney. O documento contém as propostas do segmento para acabar com o déficit habitacional brasileiro, que ultrapassa 6,6 milhões de moradias, e promover o desenvolvimento sustentável das cidades.

A principal proposta apontada pelo segmento de comércio e serviços imobiliários nacional, através da Carta de Blumenau, é a criação de um diálogo entre a iniciativa privada (empresas do segmento) e o governo, com a criação de linhas de crédito para incentivar a construção de imóveis (incorporações).

Além disso, outra ação prioritária é a manutenção dos 6,4 milhões de contratos de locação residencial que estão em vigor em todo o Brasil. "O que a população e o segmento precisam urgentemente da instituição de regras claras para que se possa ter estabilidade na relação inquilino x locatário. Estamos abertos para ajudar o governo no que for necessário", alerta o vice-presidente da CCAI/CNC, Pedro Wahmann.

Outro setor que merece atenção, ainda segundo a Carta de Blumenau, é o de loteamentos urbanos. Anualmente, há 1.500 loteamentos no país que precisam ser regulamentados e, para isso, é imprescindível a atualização e regulamentação do parcelamento do solo urbano. "Temos duas leis que se chocam - o Estatuto das Cidades e a Lei 6.766 - que trata do parcelamento do solo, e precisamos de um consenso que priorize e diferencie loteamentos com acesso controlado dos condomínios fechados", diz o presidente da Fenadi, Antônio Sérgio Porto.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]