Destaque ADEMI 2003

Destaque ADEMI - Reconhecimento

A cada edição do prêmio Destaque ADEMI, uma personalidade do Mercado Imobiliário é premiada, em virtude de sua trajetória e luta pelo desenvolvimento do mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Este ano, a ADEMI prestou uma homenagem póstuma a um dos mais importantes líderes que o setor da construção já teve, o arquiteto e ex-presidente da Ademi e do Sinduscon Carlos Firme. Na cerimônia de entrega dos Destaques ADEMI, Nair Amado Firme, mãe do arquiteto, e Karina Ferreira, sua filha, receberam o prêmio Reconhecimento.

 

Reconhecimento - Carlos Roberto Nunes Firme

"Nenhum homem precisa se desesperar para convencer os outros das suas hipóteses mais extravagantes se tiver arte suficiente para apresentá-las em cores favoráveis." (David Hume, 1711 - 1776)

Carlos Firme era um dos donos dessa arte. O sobrenome, como em uma profecia, traduzia toda a sua personalidade empreendedora. Ele era único na arte de criar e defender suas idéias. Com a mente ágil e em constante processo de criação, Carlos adorava desafios. Empreendedor como poucos, sabia considerar os riscos dos investimentos, pesar as opiniões e, como ninguém, apresentar e executar suas idéias visionárias com argumentos e propostas sólidas. Carlos Firme era capaz de persuadir a todos em uma reunião. Avesso ao comodismo, não se limitava a cumprir obrigações. Gostava de planejar, criar e executar. Tal como um arquiteto que executa suas obras, utilizava as mesmas técnicas em seus mais variados negócios. Como empreendedor, poucos se aproximaram dele.

Foi arquiteto e autor de mais de 50 obras na cidade do Rio de Janeiro, tendo a visão de investir na Barra da Tijuca quando esta ainda era pouco mais que uma praia deserta, com ruas de terra. Iniciou sua vertiginosa carreira na construtora Ponto 3, que fundou com sua esposa Miriam, também arquiteta. Com seu espírito empreendedor e perfeccionista, Carlos se envolveu mais profundamente no setor, tornando-se presidente da ADEMI e presidente do Sinduscon, lutando por políticas de financiamento para incentivar o setor de construção civil.

Seu talento, porém, não se limitava a uma única área. Carlos foi um dos fundadores do Banco DTVM Ponto 3, e pecuarista de ponta. Um dos maiores proprietários rurais do Estado de São Paulo, Carlos Firme também era reconhecido como um dos grandes criadores de gado Zebuíno PO e de cruzamento industrial.

Sempre à frente de seus negócios, Carlos Firme não se contentava em apenas administrá-los. Seu envolvimento era total e sua visão empresarial fazia com que estivesse sempre um passo adiante.

Fonte: Revista Destaque ADEMI 2003



Envie para um amigo
Imprima este texto

Arquivo ADEMI

Esta matéria tem mais de 15 anos e foi publicada originalmente em 9 de dezembro de 2003

Matérias mais recentes da seção

Veja todas as matérias

 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]