Destaque ADEMI 2003

Destaque ADEMI - Homenagem

 

O Prêmio Destaque ADEMI 2003 concedeu a homenagem especial do ano a Clara Steinberg. Recebida com entusiasmo por todos os presentes ao evento realizado no Hotel Sheraton, em 8 de dezembro, Clara teve sua mais perfeita tradução resumida pelo poeta Affonso Romano de Sant'anna: "Clara é um diamante de muitas facetas". De todas estas facetas - engenheira civil e química, pós graduada em engenharia econômica, vice-presidente do Grupo Sevenco, vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e outras mais -  a que mais lhe orgulha é ser fundadora do Instituto Rogério Steinberg, que cuida da educação de mais de 2.400 crianças carentes.

Homenageada - Clara Steinberg

Clara Steinberg sempre se destacou nas escolas que freqüentou. Obteve o primeiro lugar no exame vestibular para a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, freqüentando simultaneamente os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Industrial (Química). Sua atuação profissional principal foi na área da construção imobiliária.

Co-fundadora do grupo SERVENCO, é sua vice-presidente, além de presidente do Rio Design Barra. Sempre se destacou por sua responsabilidade social, implantando programas de alfabetização, educação e saúde, com ênfase na Segurança do Trabalho nas obras.

Preocupada com a qualidade de vida nas grandes cidades, levou a debate o problema da falta de espaço para as crianças, apresentando o assunto em congressos.

Implantou, em 1970, o programa "Recreação em Condomínio" que funciona até hoje em prédios construídos pela empresa, oferecendo diversas atividades: escolinhas de arte, teatrinhos, brinquedos especiais, quadras de jogos, piscinas. O sucesso da experiência foi apresentado em diversos congressos internacionais, entre eles o encontro mundial "Habitat" em Vancouver, 1976, tendo sido
Clara convidada a participar da "World Leisure Recreation and Association" (WLRA), sendo eleita posteriormente para o Conselho Diretor.

Considerando que a arte e a recreação são importantes para o desenvolvimento sadio das crianças, criou e vem dirigindo o Instituto Rogério Steinberg, que atende atualmente, gratuitamente, cerca de 2300 crianças/jovens, em 15 instituições sociais e escolas públicas. O programa "Desenvolvimento de Talentos" atende a 70 talentosos jovens.

É responsável pelo planejamento do edifício Rio Flat Service (o primeiro Flato do Rio de Janeiro), do Rio Design Center - shopping pioneiro em decoração e design, que completou 20 anos em novembro de 2003, cem como do Rio Design Barra, premiado em São Paulo e no Rio.

O Rio Design Center, além de um shopping de sucesso, é também um importante centro cultural, onde mais de 250 eventos foram realizados, entre elas a mostra "Chairs", que apresentou as cadeiras selecionadas pelo Museu de Arte Moderna de Nova York; exposições de Bruno Giorgi, Moriconi, Cícero Dias, Juarez Machado, Burle Marx, Tenreiro, Sergio Rodrigues, Janete Costa, Arte Brasileira na Decoração, Modernismo e o Ser Contemporâneo, Ponte para XXI, Arte da Embalagem Tradicional Japonesa, entre outras.

Clara também participa de diversas entidades: foi presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas - ABEA, é presidente de Honra do Banco da Mulher, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, é diretora da APEC - Associação Promotora de Estudos da Economia; é conselheira do SINDUSCON-Rio, é fundadora e membro do Conselho Deliberativo da Academia Nacional de Engenharia.

Hoje, Clara Steinberg continua trabalhando com o mesmo entusiasmo com que começou a carreira.

Fonte: Revista Destaque ADEMI 2003



Envie para um amigo
Imprima este texto

Arquivo ADEMI

Esta matéria tem mais de 14 anos e foi publicada originalmente em 9 de dezembro de 2003

Matérias mais recentes da seção

Veja todas as matérias

 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]