Notícias do setor

Cidades: densidade e diversidade

Valor Econômico, Philip Yang e Danielo Igliori, 24/mar

Aumentar a densidade urbana contribui não apenas para reduzir custos de transporte e impactos ambientais, mas pode amplificar as oportunidades para economias de aglomeração, nas cadeias de valor e na transmissão de conhecimentos. O aumento da densidade frequentemente está associado ao aumento da diversidade, o que, por sua vez, tende a intensificar os efeitos positivos da maior densidade.

Sozinhos, mas não solitários

Valor Econômico, Maurício Oliveira, 24/mar

Na última década, em que a quantidade total de domicílios contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou de 53,3 milhões para 68,1 milhões, a participação dos chamados "arranjos unipessoais" - aqueles ocupados por apenas um morador - evoluiu de 10,4% para 14,6% dos domicílios. Trata-se de um fenômeno estreitamente vinculado a outro, mais amplo: o encolhimento das famílias.

Compradores de imóveis preferem Orlando

Valor Econômico, Lia Vasconcelos, 24/mar

Os EUA são o país preferido dos investidores brasileiros que apostam no mercado imobiliário como forma de diversificar e dolarizar seus investimentos. De acordo com a última pesquisa da Association of Foreign Investors in Real Estate (Afire), os EUA estão em primeiro lugar na preferência de seus membros que o consideram o país mais estável e seguro do mundo e com a melhor valorização do capital. Embora o país seja a primeira opção dos investidores brasileiros, Portugal também vem sendo redescoberto como mercado promissor e rentável.

Renda fixa ainda é atraente no curto prazo

Valor Econômico, Roseli Loturco, 24/mar

Apesar da trajetória de queda da taxa de juro básico da economia, a Selic, e do cenário político conturbado, economistas e gestores ainda veem oportunidade de investimentos atraentes para os milionários no Brasil. Na lista aparecem ativos como títulos do Tesouro Direto atrelados à inflação (IPCA) de diferentes prazos, alguns fundos multimercados, fundos imobiliários e até imóveis para renda, com preços bem negociados.

Governo prepara leilão de mais 10 aeroportos

Valor Econômico, Victória Mantoan, 24/mar

Após uma primeira rodada de leilão de aeroportos no escopo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal considerada "bem-sucedida, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, terá uma lista de mais de dez ativos a serem leiloados nas próximas rodadas para aprovar, segundo o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes. Os projetos, disse, devem ser levados ao ministro até o fim deste mês. O que for aprovado deverá passar pelo processo de habilitação no PPI.

 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]