Notícias do setor

Confiança da construção do Brasil sobe em setembro com melhora das expectativas, diz FGV

Extra online, Economia, 25/set

As expectativas sobre os próximos meses se fortaleceram e a confiança da construção no Brasil voltou a avançar em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. O Índice de Confiança da Construção (ICST) atingiu em setembro 80,3 pontos depois de avançar 0,9 ponto na comparação com agosto, embora o resultado não tenha sido suficiente para recuperar a queda de 1,6 ponto vista em agosto.

Preços cobrados por aluguel residencial estão mais baixos

Extra, Pollyanna Brêtas, 25/set

O mercado imobiliário deu mais uma demonstração, em agosto, a favor dos inquilinos. Cerca de 80% dos bairros da capital carioca registraram queda no valor do aluguel no último ano, segundo levantamento mensal elaborado pelo Imovelweb, portal de mercado imobiliário. No mês, a locação de um apartamento padrão, de 65 metros quadrados, dois quartos e uma vaga de garagem ficou em média R$ 1.500 ao mês, acumulando queda real de 8% nos últimos 12 meses.

Volume de crédito imobiliário é metade do concedido há quatro anos

Folha de São Paulo, Mercado, 25/set

O preço médio dos imóveis caiu 19% em relação ao pico de 2014. As taxas de juros estão muito próximas das mínimas históricas. Bancos e empresários do setor imobiliário afirmam que não houve aperto nos critérios para a concessão de crédito para moradias. No entanto, o total de financiamento imobiliário novo nos últimos 12 meses é 50% menor do que o dinheiro emprestado em 2014 ou 2015, no caso de pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, a baixa real (descontada a inflação) é de cerca de 80%.

Governo inicia programa para promover concessões municipais

O Globo online, Manoel Ventura, 24/set

Sem projetos de qualidade para atrair investidores interessados em concessões e parcerias nos municípios, o governo resolveu assumir a responsabilidade e irá estruturar essas propostas junto com as prefeituras. A ideia é passar logo para as mãos da iniciativa privada serviços que hoje são de competência dos municípios. Especialistas da Caixa Econômica Federal irão estruturar projetos e editais de concessão e parceria público-privada em áreas como saneamento e iluminação pública em cidades de médio porte.

União recebe imóveis de INSS e rede ferroviária

O Globo, Manoel Ventura, 25/set

O governo publicou ontem medida provisória (MP) que transfere para a União R$ 7,4 bilhões em imóveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Os imóveis estão inoperantes, segundo o Ministério do Planejamento, e passarão a ser administrados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A transferência dos imóveis do INSS, que, até então, eram parte do Fundo do Regime Geral de Previdência Social, auxiliará na redução do déficit previdenciário, com a amortização das dívidas do fundo com o Tesouro Nacional.

 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]