Painel Imobiliário

Todas as matérias desta seção

Paulo Cezar Caju fala a operários da construção civil sobre combate ao alcoolismo na Incorporadora Performance

Jornal O Globo - Retratos da Vida por Ancelmo Gois - 18/07/2017

Hoje, o querido Paulo Cezar Caju, 68 anos, fala a operários da construção civil sobre combate ao alcoolismo. Como se sabe, há muitos alcoólatras na categoria. Será no canteiro da Incorporadora Performance, na obra do Quinta Park, em São Cristóvão, no Rio. Membro da Ordem Nacional da Legião de Honra, criada por Napoleão Bonaparte (1769-1821), em 1802, o ex-atleta dá palestras pelo Brasil sobre sua experiência com álcool e cocaína, que devastou sua vida por 17 anos. Caju chegou a vender a medalha de campeão do mundo em 1970 e uma miniatura em ouro da Taça Jules Rimet para comprar droga. Viva Caju!

 

Presidente da ADEMI foi entrevistado pela rádio CBN

O Presidente da ADEMI, Claudio Hermolin, foi o entrevistado do programa CBN Rio, da rádio CBN. As questões sobre distrato, o impacto no mercado imobiliário, a necessidade de seriedade e velocidade em se ter uma legislação para regulamentar o assunto foram alguns dos temas abordados durante a conversa. Ouça à entrevista na íntegra

 

Manifesto em Prol do Brasil - Por: Abrainc, Ademi RJ, Secovi-SP, Sinduscon-MG e Sinduscon-Rio

Vamos construir 2017

Diante do atual período de instabilidade política e econômica, assegurar o futuro é um ato de responsabilidade; uma missão que deve unir todos os brasileiros. A retomada do desenvolvimento é um trabalho em permanente construção, que exige sinérgica aliança entre os setores público e privado.

 

ADEMI comunica com pesar o falecimento do engenheiro José Conde Monroi

Com pesar, a ADEMI comunica que no dia 29/12/2016, faleceu o engenheiro José Conde Monroi. A Missa de 7º Dia será realizada no dia 10/01/2017 às 18h30 na Igreja N.Sa. da Paz em Ipanema à Rua Visconde de Pirajá, 339 - Ipanema. O engenheiro José Conde Monroi formou-se pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil localizada no Largo de São Francisco no ano de 1957, completando o Jubileu em 2007.

Começou carreira na Petrobrás onde permaneceu por pouco tempo. Foi contratado após um período como estagiário na Estacas Franki onde se dedicou por 25 anos tornando-se Diretor Geral e lá se aposentou. Após a aposentadoria fundou a COENGE Consultoria e Engenharia Ltda em 1985 seguindo a carreira de engenheiro com muito dedicação a profissão e ao que mais amava fazer que era estudar os solos e projetar as fundações para a realização das edificações, tinha um conhecimento dos solos como poucos e uma sensibilidade de adaptação de seus projetos aos mesmos. 

Prestou consultoria pela COENGE à muitas empresas de engenharia, profissionais liberais, familiares, amigos e colegas de profissão, muitas vezes o fazia por puro prazer, até o ano de 2012, pois, a saúde já não lhe permitiu realizar o que mais ele se dedicou.

 

A ADEMI comunica o falecimento do Sr. Waldyr da Silva Martins

A ADEMI comunica, com pesar, o falecimento do Sr. Waldyr da Silva Martins, pai do Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC, José Carlos Martins.

 

Olimpíadas 2016 - Plano de Mobilidade

O Sinduscon-Rio e a Ademi-RJ transmitem às empresas de construção o "Planejamento de Tráfego" divulgado pela Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro. Destacamos a necessidade de todos conhecerem as mudanças de tráfego decorrentes do aumento de veículos e restrições indispensáveis. Caso surjam novas decisões por parte das autoridades, o Sinduscon-Rio e a Ademi-RJ voltarão a comunicar às construtoras. Não esqueçam: feriados dias 5, 18 e 22 de agosto. Clique aqui e veja atualizações do planejamento de tráfego.

 

Seconci-Rio premia construtoras que se destacam nos padrões de saúde e segurança

Como forma de reconhecer os padrões de excelência em saúde e segurança, o Serviço Social da Indústria da Construção no Rio (Seconci-Rio) promoveu, ontem (25/11), o Prêmio VITAE Rio 2015 - Construção Segura, Empresa Viva, que ressaltou as ações do setor no que diz respeito à qualidade de vida dos trabalhadores, ao aprimoramento contínuo das condições de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e à redução dos riscos aos trabalhadores. 

 

ADEMI comunica o falecimento do Sr. Carlos de Albuquerque Maranhão Junior

Com pesar, a ADEMI comunica o falecimento, nesta semana, dia 19 de outubro, segunda-feira, do consultor da ADEMI, Sr. Carlos de Albuquerque Maranhão Junior. 

 

A ADEMI comunica o falecimento do ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde

A ADEMI comunica, com pesar, o falecimento do ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde, aos 80 anos. Após o velório no Palácio da Cidade, haverá missa de corpo presente celebrada pelo Cardeal-Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. O enterro será hoje no Cemitério São João Batista.

 

ADEMI lamenta a morte de Clara Steinberg

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário lamenta a morte de Clara Steinberg. Formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica, por onde se especializou ainda em Engenharia Industrial e Econômica, Clara era esposa do engenheiro Jacob Steinberg, um dos fundadores da ADEMI. Juntos, criaram a Servenco, uma das empresas mais tradicionais do setor.

 

A ADEMI comunica o falecimento do Dr. Jacob Steinberg

Com pesar, a ADEMI comunica o falecimento do Dr. Jacob Steinberg. O enterro será realizado amanhã, 05/03, terça-feira, no Cemitério Israelita de Vila Rosali. O féretro sairá às 13h do CHEVRA KADISHA, na Rua Barão de Iguatemi, 306 - Praça da Bandeira. Pede-se não enviar flores. O Dr. Jacob Steinberg era o presidente da empresa Servenco, foi presidente da ADEMI e um dos fundadores da entidade.

 

ADEMI comunica o falecimento do Dr. Sérgio Castro

Com pesar, a ADEMI comunica que faleceu hoje, dia 14 de novembro, o Dr. Sérgio Castro, Diretor-presidente da Sérgio Castro Imóveis Ltda e associado da ADEMI RJ.

 

Concorrência Casa Civil nº 06 de 2012

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, no interesse de seus associados e objetivando a máxima transparência, comunica e torna público que através da Secretaria de Estado da Casa Civil promove a alienação dos imóveis listados.

 

ADEMI realiza almoço-palestra sobre o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha

Na tarde da última quinta-feira o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, foi o anfitrião de um almoço-palestra com a Caixa Econômica Federal e os executivos do mercado imobiliário. Realizado na sede da ADEMI, o evento contou com a presença do gerente nacional da Caixa, Vitor Hugo dos Santos Pinto e seus assessores, que fizeram uma ampla exposição sobre o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, com destaque para os Cepacs. O objetivo do encontro foi explicar o potencial de desenvolvimento da área e estabelecer um networking para futuras parcerias entre o poder público e privado.

 

No Rio de Janeiro, um mar de investimento

Revista Grandes Construções - edição jan/fev

Recursos a serem investidos em infraestrutura, no parque industrial e na melhoria da qualidade de vida na região chegam a R$ 181 bilhões, até 2013

 

ADIT Brasil realiza seminário sobre as soluções jurídicas para o setor imobiliário e turístico

A ADIT Brasil realiza, nos dias 22 e 23 de março, em Vitória (ES), o ADIT Juris - Seminário de Soluções Jurídicas para o Setor Imobiliário e Turístico. Composto de painéis e Speed Networking, o evento reunirá os principais escritórios jurídicos e advogados especializados do Brasil que terá como foco esclarecer dúvidas práticas dos incorporadores, investidores, construtores e redes hoteleiras. O objetivo do evento é que advogados e empresários de todo o Brasil possam trocar experiências. Membros e associados da ADEMI terão desconto especial. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site www.adit.com.br/aditjuris e dúvidas podem ser tiradas através do adit@adit.com.br.

 

Rio desafia São Paulo como centro de negócios brasileiro

Institutional Investor website

Procurando fazer sua primeira expansão fora dos EUA, a Edge Direct decidiu em novembro iniciar uma bolsa de valores eletrônica visando o mercado de capital em rápido crescimento no país. Mas, em vez de abrir em São Paulo, capital de negócios brasileira que sedia a BM & FBovespa, a Edge Direct vai se estabelecer no Rio de Janeiro. A indústria da cidade em expansão de ativos foi um fator chave na decisão, assim como o fato de que a Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador de valores mobiliários brasileiro, tem sede na capital carioca, diz Anthony Barchetto, chefe de estratégia no Jersey City. Barchetto também elogiou o trabalho da prefeitura, que está muito empenhada em trazer um bom intercâmbio de volta ao Rio. "Para nós essa é uma das principais razões que optaram pelo Rio de Janeiro. Esse apoio político é muito benéfico, especialmente quando temos de falar aos funcionários da CVM", disse. Leia a matéria na íntegra em http://www.institutionalinvestor.com/Article/2993558/Rio-Challenges-So-Paulo.

 

Concorrências Casa Civil n.º 01 e 02 de 2012

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, no interesse de seus associados e objetivando a máxima transparência, comunica que através da Secretaria de Estado da Casa Civil promove a alienação dos imóveis listados.

 

Evento do Studio-X Rio discute revitalização do Porto Maravilha como catalisador para o desenvolvimento imobiliário

Hoje, dia 15 de março, será apresentado um panorama da revitalização da região portuária do Rio de Janeiro. A apresentação irá abordar o potencial da obra como forma de melhorar a infraestrutura, criando espaços públicos de qualidade e aproveitando atributos inerentes culturais e históricos. O objetivo é fornecer informações tanto para desenvolvedores imobiliários e investidores como para as oportunidades criadas pelas intervenções no Porto Maravilha. A apresentação será em Inglês, sem tradução disponível. O evento acontece às 18h, na Praça Tiradentes, 48.

 

ADEMI apresenta proposta na Reunião do Conselho de Administração da CBIC

Ontem, dia 14 de março, na reunião do Conselho de Administração da CBIC, o vice-presidente da ADEMI, Paulo Fabbriani, sugeriu ao secretário extraordinário para superação da extrema pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão, pauta para uma reunião envolvendo os três níveis de Governo, para uma proposta conjunta de trabalho com a ADEMI-RJ e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), com objetivos claros para formulação de um extenso programa de governo visando a capacitação, treinamento e aperfeiçoamento profissional.

 

ADEMI participa de reunião do Conselho de Administração da CBIC

O vice-presidente da ADEMI, Paulo Fabbriani, e o superintendente geral da entidade, Murillo Allevato, participam hoje, dia 14 de março, da reunião do Conselho de Administração da CBIC em Brasília. Além da aprovação da ata da reunião anterior e os assuntos gerais, serão discutidos os informes da Presidência, a 84º ENIC (MG) e 86º ENIC (GO), apresentação da Ministra Tereza Campello das ações à frente do Ministério e desenvolvidas em parceria com a CBIC, evolução da produtividade na construção civil, compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na indústria da construção e as comissões técnicas.

 

ADEMI comunica o falecimento de Aurora Therezinha Pequeno Moura

A ADEMI comunica, com pesar, o falecimento de Aurora Therezinha Pequeno Moura, mãe do vice-presidente da ADEMI, Luiz Fernando Moura, da Brookfield Incorporações S.A. O corpo está sendo velado na capela 9 do Cemitério São João Baptista à Rua Real Grandeza, s/n - Botafogo. O enterro será hoje, 06/03, às 12h.

 

Presidente da ADEMI é palestrante em reunião do COMPUR

No dia 1º de março, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, foi um dos palestrantes na Reunião Ordinária do COMPUR, realizada no CAU - Centro de Arquitetura e Urbanismo. A reunião, que também contou com a participação de Eugênia Loureiro, arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo, e Sergio Moreira Dias, Secretário Municipal de Urbanismo, teve como tema "A evolução da dinâmica da Construção Civil na cidade do Rio de Janeiro".

 

ADEMI participa de reunião do COMPUR

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, será um dos palestrantes hoje, dia 1º de março, na Reunião Ordinária do COMPUR, às 10h, no CAU - Centro de Arquitetura e Urbanismo. A reunião terá como tema "Evolução da dinâmica da Construção Civil na cidade do Rio de Janeiro". Também estarão presentes o Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, e o Consultor de Desenvolvimento Urbano, David Cardeman.

 

Inscrições abertas para os cursos de pós-graduação do instituto de economia da UFRJ

Com início das aulas na primeira semana de abril de 2012, estão abertas as inscrições para a os seguintes cursos: 2ª turma - MBE de Economia e Gestão da Sustentabilidade com ênfase na Construção Civil, 8ª turma - MBE de Economia e Gestão da Sustentabilidade e 24ª turma - MBE de Responsabilidade Social e Terceiro setor. As aulas acontecerão segundas e quartas-feiras, das 18:30 às 21:30h, no Campus da Praia Vermelha. São 360 horas-aula de aulas presenciais, com duração de 12 meses, mais 6 meses para a entrega e defesa da monografia.  A seleção é por análise de currículo e entrevista, que deve ser agendada por e-mail: secrts@ie.ufrj.br ou cs@ie.ufrj.br. Outras informações no site www.ie.ufrj.br/egs ou pelos telefones: 3873-5259/3873-5288/9330-9407.

 

ADEMI participa de encontro com a presidente da Empresa Olímpica Municipal

O presidente da ADEMI, José Conde Caldas, participa hoje de almoço-debate com a presidente da Empresa Olímpica Municipal - EOM, Maria Sílvia Bastos Marques. O evento será realizado no Copacabana Palace pelo LIDE RIO, com o Patrocínio Master de Carvalho Hosken e Rede Rec ord e o apoio institucional de Accenture, One Health, Rosa, Naibert e Santander. O tema do encontro será "investimentos e infraestrutura. Contagem regressiva para 2016".

 

ADEMI participa da reunião do Conselho de Administração

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje da reunião do Conselho de Administração a realizar-se na sede da CBIC, em Brasília-DF. Na ocasião, além da aprovação da ata da reunião anterior e da apresentação dos informes da Presidência, serão abordados o 84º ENIC, o panorama econômico, o contrato de prestação de serviços a terceiros e as relações de trabalho PL 4330/04, as comissões técnicas, o PMCMV e o enquadramento sindical.

 

ADEMI participa da Conferencia Cidades Verdes

A Conferência Cidades Verdes, foi realizada nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2012 no centro de convenções da FIRJAN, reuniu autoridades publicas, academicos, e especialistas nacionais e estrangeiros com o enfoque em dois temas complementares: (a) grandes eventos, legado e sustentabilidade, e (b) prevenindo e remediando catastrofes na era do aquecimento global. Ephim Shluger, consultor tecnico da ADEMI, preparou este relato.

 

ADEMI participa do Sub-Comitê dos Sistemas Lagunares da Barra e Jacarepaguá

Foi realizada no dia 27 de Janeiro no salão do Bosque da Barra a primeira reunião plenária do Sub-comitê dos sistemas Lagunares da Barra da Tijuca e Jacarepaguá com a presença de mais de 40 participantes representando usuários, agencias provedoras de serviços e associações e entidades da sociedade civil. A ADEMI foi representada pelo urbanista Ephim Shluger, consultor técnico, membro titular deste Comitê.

 

ADEMI participa de reunião da CII da CBIC

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, dia 26 de janeiro, da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária - CII da CBIC, na sede do Secovi-SP. Após a abertura do Presidente da CII, João Crestana, serão apresentadas as decisões jurídicas ambientais frente ao direito adquirido - Artigo 15 da Constituição - e o Programa Minha Casa, Minha Vida 2. Outros assuntos da pauta serão a inclusão segura da pessoa com deficiência na Construção Civil, pelo Vice-Presidente de Relações Capital do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa, a cobrança de comissão de vendas apartadas, pelo Diretor Executivo do Secovi-SP, Celso Petrucci, e a Padronização contratual - promessa de compra e venda, por Rossana Costa.

 

Prefeitura venderá terreno de 9.500 m² na Barra

A Secretaria de Fazenda do Município do Rio de Janeiro publicou edital de licitação para venda de terreno localizado entre a Av. das Américas e a Rua Petrônio de Castro e Souza , na Barra da Tijuca. Com área total de 9.500 metros quadrados, terá valor mínimo de venda de R$ 19.112.000. O recebimento dos envelopes com a documentação e as propostas para o terreno será no dia 27 de janeiro. O edital completo pode ser obtido através do site www.rio.rj.gov.br/smf. Maiores informações pelo tel. 2976-3784.

 

Nova Consulta Nacional da ABNT sobre Norma de Desempenho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu nova consulta pública nacional para seis emendas de projetos da NBR 15575/2008 - Norma de Desempenho.

 

A ADEMI comunica missa de 7º dia da Sra. Edith Conde Caldas

A ADEMI comunica que será realizada hoje, 21/12, quarta-feira, a missa de 7º dia da Sra. Edith Conde Caldas, mãe do presidente da ADEMI José Conde Caldas.

 

Carta do Presidente - Cidade premiada

O Rio é hoje o mercado imobiliário mais forte do Brasil. Prova dessa afirmação é a presença na cidade das maiores construtoras e incorporadoras do país. A cidade é o tambor de percussão do país, que lança tendências, atrai olhares - e investimentos - internos e externos.

 

ADEMI participa do Workshop Porto Maravilha - Desafios e Oportunidades

Com o auditório da Caixa Econômica do Rio lotado foi realizado na manhã de hoje o workshop cujo objetivo era promover a apresentação dos aspectos relevantes e oportunidades que envolvem a Operação Urbana Consorciada na região do Porto do Rio de Janeiro. A ADEMI esteve representada pelo seu Presidente José Conde Caldas. 

 

ADEMI participa da Audiência Pública de discussão do Projeto de Lei Complementar - PLC 37/2009 (PEU das Vargens)

O Consultor de Desenvolvimento Urbano da ADEMI, David Cardeman, representa hoje a ADEMI na Audiência Pública visando à discussão do Projeto de Lei Complementar - PLC 37/2009 (PEU das Vargens), que acontecerá no Plenário Teotônio Villela, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, à Praça Floriano, s/nº - Cinelândia.

 

A ADEMI comunica o falecimento de Edith Conde Caldas

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI) comunica, com pesar, o falecimento de Miguel Hermolin, pai do vice-presidente da entidade, Claudio Hermolin. O enterro foi hoje (26/08), às 10h30, no Cemitério Comunal Israelita do Caju, na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 311 (Caju).

 

2ª Turma do curso Pós Graduação - BEM - em Economia e Gestão da Sustentabilidade, ênfase em Construção Civil (Construção Sustentável)

Estão abertas as inscrições para a 2ª turma do curso de Pós Graduação - BEM - em Economia e Gestão da Sustentabilidade, ênfase em Construção Civil (Construção Sustentável), com início em março de 2012. As aulas serão ministradas as segundas e quartas-feiras, das 18:30 às 21:30h, no Campus da UFRJ da Praia Vermelha. São 360 horas-aula de aulas presenciais, com duração de 12 meses e mais seis meses para a entrega e defesa da monografia. O valor de investimento no curso é R$11.814,00 - com taxa de inscrição de R$ 200,00. Há desconto de 10% para pagamento a vista. O total pode ser parcelado em até 18 vezes. A seleção é feita for meio de análise de currículo e entrevista, que deve ser agendada pelo email secrts@ie.ufrj.br ou cs@ie.ufrj.br. Mais informações no site www.ie.ufrj.br/egs

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Otimização do licenciamento ambiental

As Comissões de Meio Ambiente e Relações com Concessionárias, do Sinduscon-Rio, e de Concessionárias, da ADEMI-RJ, estão, desde o dia 20/10, mantendo contato com as autoridades e técnicos do Meio Ambiente do Município visando a otimização dos procedimentos de licenciamento ambiental. Em 28 de novembro encaminhamos ao Secretário Carlos Alberto Muniz documento reivindicando a adoção de determinadas medidas que estão sendo objeto de análise, tudo levando a crer que, em janeiro de 2012, estejam implantadas. Clique e conheça as reivindicações dos construtores.

 

ADEMI participa do seminário XII pacto de resgate ambiental

O Consultor de Desenvolvimento Urbano da ADEMI, David Cardeman, participa hoje do seminário XII pacto de resgate ambiental, realizado pelo Lagoa Viva com apoio da Associação de Imprensa da Barra da Tijuca (AIB) e da associação comercial e industrial da Barra da Tijuca (ACIBARRA). O evento, que acontece no Centro de Convenções do Barra Shopping conta com a presença dos 32 representantes das entidades do recém criado SUBCOMITÊ de Jacarepaguá.  O seminário busca proporcionar conhecimentos, fundamentar a discussão de ideias, das propostas, diretrizes, metas e principalmente estimular vínculos cuidadosos para reverter o processo de degradação dos nossos recursos hídricos. Na oportunidade, também, será realizada uma oficina com a participação do INEA.

 

ADEMI participa de reunião do Conselho de Administração da CBIC

O superintendente geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, dia 6 de dezembro, da reunião do Conselho de Administração da CBIC, na sede da CBIC, em Brasília-DF. Além da aprovação da ata da reunião anterior e os assuntos gerais, serão discutidos os informes da Presidência, a 84º ENIC, os cases de sucesso da Coopercon Brasil - por Sarkis Nabi Curi, a terceirização da Câmara de Negociação Trabalhista - pelo Deputado Jorge Côrte Real, a apreciação e aprovação da Proposta Orçamentária para 2012 e o balanço PMCMV e PAC em 2011.

 

Última edição do curso de captação de investimentos imobiliários será realizada na ADEMI

Nos dias 07 e 08 de dezembro, a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) organiza em parceria com o Ministério do Turismo e Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro a última edição do curo de "Preparação de Projetos para Captação de Investimentos Imobiliários". O treinamento, que será ministrado pelo engenheiro civil e especialista em finanças imobiliárias, Marcelo Castro, tem o objetivo de ensinar os empresários do setor imobiliário e turístico a formatar adequadamente projetos, nos quais visam uma operação de captação de recursos. Além disso, o curso irá oferecer informações econômicas e financeiras que são comumente inseridas em planos de negócios imobiliários.

 

Novo site da ADEMI está no ar!

Inauguramos hoje a nova página da ADEMI na internet. Com notícias diárias sobre o mercado imobiliário, nosso site já acumulava dezenas de milhares de matérias. Decidimos, então, partir para uma total reorganização do seu conteúdo, visando tornar mais fácil e rápido o acesso aos textos de interesse de cada visitante. Aproveitamos também para fazer uma reforma na parte gráfica, tornando o layout da página mais limpo e moderno.

 

OABRJ realiza evento sobre os 20 anos da Lei do Inquilinato

No próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, a Comissão de Direito Imobiliário da OABRJ realiza um evento sobre os 20 anos da Lei do Inquilinato. Confira abaixo a programação do evento que será realizado em dois horários: das 9h30 às 13h e das 18h30 às 21h30. As inscrições podem ser realizadas no próprio dia do evento no Plenário Evandro Lins e Silva, na Av. Marechal Câmara, 150 - 4ª andar. 

 

Em reunião da CII/CBIC na ADEMI foi homologada a minuta padrão de promessa de compra e venda de imóvel em construção

Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, durante a reunião da CII/CBIC na sede da ADEMI, foi aprovada/homologada a minuta padrão de promessa de compra e venda de imóvel em construção, iniciativa da Comissão da Indústria Imobiliária da entidade. O documento, opcional, consiste em um modelo de contrato único, válido no País inteiro, para a compra de imóveis residenciais na planta, medida que trará diversos benefícios ao mercado imobiliário nacional, como a inclusão de diferenciais que garantem maior proteção ao consumidor e às incorporadoras, com mais alternativas para o pagamento do imóvel, e a criação de seguros a preços acessíveis, facilitando a securitização de Certificados de Recebíveis Imobiliários oriundos desta venda. Conforme o Presidente da CII, Dr. João Crestana, foi solicitado às entidades participantes da CII-CBIC que analizassem e se pronunciem sobre sugestões no texto e condições de contorno para a finalização do contrato padrão.

 

ADEMI participa de Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio de Janeiro

O Superintendente Geral da ADEMI e Consultor do Conselho Consultivo da Operação Urbana Porto Maravilha, Murillo Allevato, participa hoje, dia 29 de novembro, da reunião ordinária do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio de Janeiro. Na reunião serão apresentados um novo modelo de gestão da rede de telecomunicações na região portuária e o relatório trimestral da Cdurp (período: Julho - Setembro/2011). O Conselho Consultivo aprovará o parecer sobre o relatório trimestral, além de discutir assuntos gerais.

 

ADEMI sedia reunião da CII da CBIC

Hoje, dia 25 de novembro, a ADEMI sedia a reunião da CII/CBIC - Comissão da Indústria Imobiliária. O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, o 1º Vice Presidente da ADEMI, João Paulo Rio Tinto de Matos, e o Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, serão os anfitriões do encontro. Dentre os assuntos apresentados estarão o repasse dos financiamentos às Incorporadoras, com o 1º Vice-Presidente da ADEMI, João Paulo Rio Tinto de Matos, o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta sobre Prazo de Obras em São Paulo, com o Presidente da CII, João Crestana como relator e apresentando, a cobrança de comissão de vendas apartada e a padronização contratual - promessa de compra e venda, pela Gestora do Núcleo de Seguros, Rossana Costa. Após a rodada de mercado serão apresentados os projetos CII - Pequenas e Médias Empresas e será discutida a terceirização no canteiro de obras.

 

ADEMI fala em evento sobre Alienação Fiduciária de Bens Imóveis

Hoje, dia 24 de novembro, o Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, falará sobre o tema "Futuro do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro, com os Novos Corredores Expresso-Rodoviário-Metroviários e de Trem de Alta Performance" em evento sobre Alienação Fiduciária de Bens Imóveis. O evento também contará com palestras da Diretora Jurídica do Banco Arbi, Alexandra Musieracki Bank, sobre o tema "Alienação Fiduciária de Bem Imóvel em Operações de Crédito" e do Gerente de Consultoria Petros, Renato de Mello Gomes dos Santos, sobre "Alienação Fiduciária Sob o Ponto de vista do Investidor". O evento acontece começa às 9h, no Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ, na Praça Pio X, 15 - 3º andar - Centro - Rio de Janeiro.

 

ADEMI apoia palestra "Negócios Imobiliários - Profissionalização do Setor"

O Santander, com o apoio da ADEMI-RJ e do Sinduscon-Rio promove a palestra "Negócios Imobiliários - Profissionalização do Setor". O objetivo é levar ao conhecimento dos empresários os produtos/serviços apresentados pelo Santander, especialmente para o segmento Pessoa Jurídica/Construtoras e Incorporadoras. O Superintendente Geral da Ademi, Murillo Allevato, estará presente no evento que acontece hoje, terça-feira, das 9h às 11h, no auditório do Sinduscon-Rio, na Rua do Senado, 213, Centro.

 

8ª Edição do Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada - Pesquisa indica alto grau de satisfação dos participantes

Novembro/2011

De 3 a 5 de novembro, a CM2 - Estruturação Imobiliária realizou, com apoio da ADEMI, a 8ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", em que foram apresentados os fundamentos para a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários e de base imobiliária. Na Pesquisa de avaliação 99% dos participantes se declararam muito satisfeitos com o curso classificando-o como muito bom ou bom. Os principais pontos destacados foram a abrangência do conteúdo e a qualidade do material didático apresentado.

 

ADEMI participa do encontro internacional "4th Lausanne Summit - Rio de Janeiro"

O Consultor Técnico da ADEMI-RJ, Ephim Shluger, participou do 4th Lausanne Summit, co-organizado pela Empresa Olímpica Municipal e a World Union of Olympic Cities-WUOC (ou UMVO em frances), realizado nos dias 10 e 11 de novembro no Rio de Janeiro.

 

ADEMI participa do Seminário da Construção Sustentável

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o superintendente geral da ADEMI, Murillo Allevato, participam hoje do Seminário da Construção Sustentável promovido pelo Sinduscon-Rio e pela CBIC. O evento reúne empresas da Indústria da Construção e terá abertura do presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann. Serão discutidos o Programa Construção Sustentável da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com José Carlos Martins vice-presidente da CBIC, "Qualiverde": contribuição do Rio de Janeiro para a Construção Sustentável, por Pedro Rodrigo Rolim, da secretaria municipal de urbanismo e o Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte - Perspectivas e desafios, com apresentação de Weber Coutinho, do Programa de Certificação Ambiental - BHO. O Consultor Técnico da ADEMI, Ephim Shluger, também estará presente no evento que acontece no Rio Centro.

 

ADEMI participa da 22ª Convenção anual da ADEMI Bahia

O superintendente geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa, hoje, da 22ª Convenção anual da ADEMI-BA. Na programação, alguns destaques são a palestra do Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella com o tema "Da oportunidade ao Êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!", a palestra do economista Maílson da Nobrega, com o tema "Perspectivas econômicas do Brasil 2012" e a palestra com o presidente da Agência Click, Pedro Cabral, discutindo o tema "O fenômeno digital e a TV do Futuro".

 

ADEMI participa de evento em comemoração ao dia do notário e registrador

A convite do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro, Renaldo Bussière, o superintendente geral da ADEMI, Murillo Allevato, participará, hoje, do evento "A sociedade faz justiça", em comemoração ao dia do notário e registrador.  O coquetel e jantar acontecerão na Maison Cascade, na Rua Quintino Bocaiúva, 813 -Charitas - Niterói.

 

ADEMI comunica a missa de sétimo dia do Sr. José Eduardo Fabbriani

A ADEMI comunica que será realizada amanhã, 10/11, quinta-feira, a missa de 7º dia do Sr. José Eduardo Fabbriani, filho do vice-presidente da ADEMI, Paulo Fabbriani. A celebração ocorrerá às 18h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus (PUC), na Rua Marquês de São Vicente, 325.

 

ADEMI participa da reunião do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Imobiliário

O Presidente da ADEMI e, também, presidente do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Imobiliário, José Conde Caldas, o vice-presidente da ADEMI e vice-presidente do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Imobiliário, Antônio Pessoa de Souza Couto, e o Superintendente da ADEMI, Murillo Allevato, participam hoje da reunião do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Imobiliário que será realizada em conjunto com a reunião do Conselho de Comércio de bens e serviços.

 

Novo portal Imóvel Vip

Fundador da tradicional imobiliária carioca Novamarca, Francisco Couto uniu-se a dois empresários - seu filho Fábio Couto e o especialista em TI Flávio Lacerda - para lançar o portal Imóvel Vip. Trata-se de uma imobiliária online que trabalha exclusivamente com imóveis novos - prontos e em construção - de todos os grandes players do mercado. Todas as informações do portal são padronizadas, ou seja, o internauta tem acesso a detalhes técnicos, plantas, fotos e perspectivas de todas as unidades a venda com apenas alguns cliques. O preço e demais detalhes são atualizados em tempo real, por meio de um software de integração com as incorporadoras. E, caso queira agendar uma visita, o internauta poderá acionar um dos corretores indicados pelo site. Inicialmente, o portal conta com empreendimentos no estado do Rio. Mas, até o fim do ano, seguirá um plano de expansão para todo o Brasil, chegando a um novo estado a cada 3 meses. A expansão começará por São Paulo. Entre pesquisa e desenvolvimento dos portais, foram cinco anos de dedicação total e um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

 

ADEMI participa de reunião da CII da CBIC

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, dia 28 outubro, da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária - CII da CBIC na sede do Secovi-CE, em Fortaleza.

 

ADEMI participa de reunião do COMPUR

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Consultor de Desenvolvimento Urbano da ADEMI, David Cardman, participam hoje, dia 27 de outubro, da Reunião Ordinária do COMPUR, às 10h, no CAU - Centro de Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, será aprovada a ata da última reunião e apresentado o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016. Será mostrado o projeto vencedor do concurso internacional promovido pela Prefeitura do Rio e o Instituto dos Arquitetos do Brasil- IABRJ. Os projetos premiados em 2º e 3º lugar também serão mostrados em vídeo. Além disso, o diretor de Operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) discutirá sobre o veículo leve sobre trilhos (VLT) na Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária e na Área Central da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Resolução SMU n.º 1009 de 24 de outubro de 2011

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro - 25/10/2011)

Aprova o Projeto de Alinhamento 12.310, para redefinição de arruamento em área sob a linha de transmissão, ao longo do Ramal Auxiliar da Linha Férrea, no trecho entre a Estrada do Sapê e a Rua João Pereira, em Madureira - XV R.A.

 

Resolução Seconserva n° 008 de 24 de outubro de 2011

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro - 25/10/2011

Dispõe sobre a adequação da rede aérea de que trata o Decreto n° 34.442 de 21 de setembro de 2011, e dá outras providências.

 

ADEMI homenageia o governador Sérgio Cabral em evento no Jockey Club

Em almoço no Jockey Club, na segunda-feira, dia 24 de outubro, a ADEMI prestou homenagem ao governador do Estado Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O evento reuniu grandes empresários do setor da construção civil e autoridades municipais, estaduais e federais. A abertura ficou a cargo do presidente da ADEMI, José Conde Caldas, que em seu discurso definiu Cabral como "o melhor governador que o Rio já teve nas últimas décadas". Segundo Conde Caldas, a equipe atual do governo e suas parcerias são responsáveis pela sucessão de boas notícias, acertos e vitórias.

 

ADEMI participa de oficina sobre materiais e componentes da construção

O Consultor Técnico da ADEMI, Ephim Shluger, participa hoje do evento realizado pela CBIC e Antac - 2ª Oficina: Proposta de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para Construção. Na programação da oficina serão discutidas as oportunidades de produtos inovadores na construção de edifícios, a inovação em materiais e componentes - tendências globais e necessidades brasileiras e os desafios da inovação na indústria de materiais de construção no Brasil. O evento será realizado das 9h30 às 17h30 no Sinduscon-SP, na Rua Dona Dona Veridiana 55, Santa Cecília.

 

Rio de Janeiro sedia última edição do curso de captação de investimentos imobiliários

Nos dias 07 e 08 de dezembro, a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) organiza em parceria com o Ministério do Turismo e Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ) a última edição do curo de "Preparação de Projetos para Captação de Investimentos Imobiliários". O treinamento, que será realizado na sede da Ademi-RJ, das 14h às 20h, tem o objetivo de ensinar os empresários do setor imobiliário e turístico a formatar adequadamente projetos, nos quais visam uma operação de captação de recursos. Além disso, o curso irá oferecer informações econômicas e financeiras que são comumente inseridas em planos de negócios imobiliários.

 

ADEMI comunica o falecimento do Dr. Caetano Sani

Com pesar, a ADEMI comunica o falecimento do Dr. Caetano Sani, Diretor de Incorporação da Brookfield Incorporações S.A. O enterro será hoje, às 16h, na capela C do Cemitério Ilha do Governador - Cacuia, à Estrada do Cacuia, 460 - Ilha do Governador.

 

ADEMI participa de evento na EMERJ

O advogado Maury Rouède Bernardes, Consultor Jurídico da ADEMI participou da abertura do IV Seminário de Direito do Consumidor, realizado na EMERJ nos dias 8 e 9, sob a coordenação acadêmica do Juiz de Direito Dr. Werson Rego.

 

ADEMI participa do evento "Rio de Janeiro, uma nova era na hotelaria carioca"

O Consultor Técnico da ADEMI, Ephim Shluger, participa hoje, dia 23 de agosto, do evento "Rio de Janeiro, uma nova era na hotelaria carioca".

 

Apresentação no 83º ENIC - "Novos modelos construtivos para a construção civil - Inovação Tecnológica"

Ephim Shluger - Consultor Técnico da ADEMI - RJ

Esta apresentação versa sobre os atuais modelos construtivos no País e aponta uma perspectiva de sua evolução para um sistema de integração da cadeia produtiva de construção - desde as etapas de concepção do projeto de arquitetura e engenharia até as etapas de fabricação de componentes modulares, metodos construtivos e a efetiva operação e manutenção das edificações. Clique aqui para acessar a apresentação.

 

ADEMI participa da reunião do Conselho Consultivo da CDURP

O superintendente-geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, 16/08, da reunião do Conselho Consultivo da CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro.

 

ADEMI apresenta o tema "Inovação Tecnológica" no último dia do 83º ENIC

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Superintendente Geral da entidade, Murillo Allevato, participam do último dia do 83º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), em São Paulo. Na ocasião, o consultor técnico da ADEMI, Ephim Shluger, apresenta o tema sobre novos modelos construtivos para a construção civil - Inovação Tecnológica.  

 

Presidente da ADEMI é debatedor do tema "Fonte de recursos" no 83º ENIC

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Superintendente Geral da entidade, Murillo Allevato, participam do 83º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), em São Paulo. Hoje, dia 11 de agosto, o Presidente da ADEMI será um dos debatedores da CII - Comissão da Indústria Imobiliária - com o tema "Fonte de recursos". 

 

ADEMI participa de abertura do 83º Enic com a Presidente Dilma Rousseff

Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Superintendente Geral da entidade, Murillo Allevato, participam da Reunião do Conselho de Administração e Assembleia Geral da CBIC e da Solenidade de Abertura do 83º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), em São Paulo, com a presença da Presidente, Dilma Rousseff.

 

Knauf do Brasil oferece gratuitamente curso de Drywall

A Knauf do Brasil oferece gratuitamente o Curso Avançado de Projetos nos Sistemas Drywall (técnica de construção a seco). O curso é destinado a engenheiros, arquitetos e técnicos em edificação (formados). O programa tem duração de dois dias, com carga horária de três horas cada um, sempre na parte da manhã. As aulas serão ministradas apenas no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de agosto, no escritório da Knauf, na Praça Floriano, 19, Centro. Os participantes receberão apostila de apoio. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail marketing@knauf.com.br ou dos telefones (21) 2195-1183 e 0300 789 83 73.

 

ADEMI participa de reunião sobre medidas do PAC 2

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participou, na segunda-feira, dia 18, da reunião sobre as recentes medidas da PAC 2 que envolvem o Programa Minha Casa, Minha Vida, para a faixa de renda entre 0 e 3 salários. A reunião foi realizada no auditório da Sede da Caixa na Av. Almirante Barroso. Clique aqui para acessar a apresentação sobre o PMCMV II, feita pela Superintendente Institucional da Caixa Econômica Federal, Nelma Tavares.

 

Pesquisa Ademi do mercado imobiliário

Informe Fiabic, Junho/2011

Fonte de informação para empresários e investidores brasileiros e estrangeiros interessados no mercado carioca, a Pesquisa ADEMI faz, desde 2003, o acompanhamento e análise minuciosa da oferta e da venda de imóveis no Rio de Janeiro. Dados coletados pela Pesquisa ADEMI do Mercado Imobiliário mostram, por exemplo, que em 2010, foram lançados aproximadamente 30 mil novos imóveis na região metropolitana do Rio de Janeiro. Este quadro só reforça o excelente momento pelo qual passa a indústria imobiliária, e, porque não dizer, o Rio de Janeiro como um todo.

 

Palestra sobre os Avanços dos Sistemas de Transporte do Rio de Janeiro é apresentada na ADEMI

No dia 8 de julho, sexta-feira, o Secretário Municipal de Transportes, Sr. Alexandre Sansão Fontes, apresentou uma palestra sobre os avanços dos Sistemas de Transporte do Rio de Janeiro, aos diretores e conselheiros da ADEMI, no auditório da sede da associação. O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, abriu a apresentação mostrando os bons resultados que passa o mercado imobiliário na cidade, lembrando que muito desse crescimento se deve ao apoio da Prefeitura e do Governo do Estado nas melhorias do desenvolvimento urbano.

 

Manifestação de Interesse de empresas de consultoria na elaboração do Projeto Básico e estudos complementares, para Reformulação e Modernização das Estações Multimodais de São Cristóvão e Maracanã/Mangueira

Trata-se de projeto de arquitetura, em nível de detalhamento de projeto básico, associado a estudos complementares especificados no edital. O objeto da contratação, que será realizada pela CENTRAL, está sendo financiado com recursos do Banco Mundial e em virtude disso, o processo licitatório seguirá as regras do BIRD para seleção e contratação de consultores que devem ser estudadas pelos interessados. Serão permitidos consórcios com empresas estrangeiras.

 

ADEMI comunica o falecimento da Sra. Iolanda Rodrigues Martins

Com pesar, a ADEMI comunica que ontem, dia 13 de julho, quarta-feira, faleceu a mãe de José Carlos Martins, a Sra. Iolanda Rodrigues Martins. O corpo foi sepultado às 17h no cemitério Santa Cândida (Estrada de Colombo, s/nº - Km 01), em Curitiba.

 

A redescoberta do Rio

Veja Rio, 06/jul

O Rio achou o seu caminho de crescimento. Ou melhor, os seus caminhos. Em meio ao acelerado desenvolvimento econômico e urbano do município, o que antes apontava numa única direção - primeiro a Zona Sul e, nas últimas décadas, a Barra - hoje lança perspectivas para diferentes pontos, multiplicando oportunidades e redesenhando a própria geografia carioca. A nova cidade, plural e generosa, alavanca diversos setores e, consequentemente, cria oportunidade para diferentes camadas da sociedade.

 

Ordem de Serviço F/SPA/GIF nº 01, 30 de junho de 2011

Disciplina o recebimento de solicitações para Remição de Foro, prevista na Subseção III do RGCAF, aprovado pelo Decreto nº 3.221, de 18/09/1981.

 

Decreto nº 34053 de 30 de junho de 2011

Dispõe sobre a abertura do programa de financiamento imobiliário pelo Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI-RIO, no exercício de 2011.

 

Decreto nº 34057 de 30 de junho de 2011

Dispõe sobre o pagamento em rede bancária dos tributos e demais créditos municipais com data de vencimento em dia em que não há expediente aberto ao público nos bancos, e dá outras providências.

 

Palestra "Sustentabilidade na Construção Civil"

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), em parceria com a Construtora Even e a sociedade civil, realiza hoje, dia 29 de junho, das 14h às 18h, a primeira de uma série de palestras com a finalidade de divulgar a questão da sustentabilidade na construção civil. O evento será realizado no Centro de Convenções SulAmérica - Cidade Nova.

 

Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro realiza apresentação na ADEMI

Na última terça-feira, 21, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Jorge Arraes, apresentou os próximos passos que serão dados pela Companhia no processo de revitalização do Porto Maravilha para a diretoria da ADEMI. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas relacionadas às futuras negociações dos terrenos após o leilão das CEPACs. Além disso, o presidente detalhou as oportunidades de negócios que serão geradas naquela região.

 

Sancionada Lei que modifica a Lei de criação do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

A Presidente Dilma Roussef sancionou no último dia 16/6, quinta-feira, a Lei nº 12.424/11, originada da MP-514/2010, que modifica a Lei nº 11.977/09, que instituiu o PMCMV. Clique aqui para conhecer a Lei nº 12.424/11 e o Informativo CBIC Hoje Especial sobre o tema

Foi publicado na última sexta-feira, 17/6, o Decreto nº 7.499/11, que "Regulamenta dispositivos da Lei nº 11.977, de 7/7/09, que dispõe sobre o "Programa Minha Casa, Minha Vida", e dá outras providências". Clique aqui e conheça o Decreto nº 7.499/11 

 

Publicado decreto que regulamenta pontos da Lei que criou o Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Foi publicado na última sexta-feira, 17/6, o Decreto nº 7.499/11, que "Regulamenta dispositivos da Lei nº 11.977, de 7/7/09, que dispõe sobre o "Programa Minha Casa, Minha Vida", e dá outras providências". Clique aqui e conheça o Decreto nº 7.499/11

 

ADEMI participa da apresentação da estratégia do Banco do Brasil no Mercado Imobiliário

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, dia 21 de junho, do café da manhã de apresentação da estratégia do Banco do Brasil no Mercado Imobiliário, com ênfase no financiamento ao Plano Empresário, Programa Minha Casa, Minha Vida e estruturação de operações para o setor. O evento será realizado na Agência Empresarial Barra da Tijuca.

 

ADEMI apoia o "IV Seminário de Inovação na Construção Civil: Instrumento para a Sustentabilidade e a Competitividade"

Será realizado amanhã o IV Seminário de Inovação na Construção Civil: Instrumento para a Sustentabilidade e a Competitividade, que a ADEMI está apoiando. O evento tem o objetivo de discutir e apresentar novas ideias para melhorar cada vez mais o setor da Construção Civil. Além da apresentação de casos de sucesso, serão debatidos temas como sustentabilidade, capacitação e novidades tecnológicas seguido de roda de debates. O evento será realizado no SINDUSCON-RJ na Rua do Senado, nº 213 - Centro. Inscrições gratuitas por meio da Sra. Silvana Montanari - marketing@sinduscon-rio.com.br ou do telefone (21)2222-2873.

 

ADEMI participa do leilão dos CEPACs

A convite do Prefeito da cidade, Eduardo Paes, e do Presidente da CDURP, Jorge Arraes, o Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, participa, hoje, segunda-feira, do evento de leilão público dos CEPACs (Certificados de Potencial Adicional Construtivo) do Projeto Porto Maravilha. O leilão tem como objetivo arrecadar fundos para investimentos nas obras de renovação urbana do Projeto Porto Maravilha. Estarão presentes no evento os investidores e os grandes proprietários de imóveis interessados no desenvolvimento da Região Portuária do Rio de Janeiro.

 

A ADEMI comunica o falecimento do Sr. Marcos Leib Zylbersztajn

A ADEMI comunica e lamenta o falecimento do Sr. Marcos Leib Zylbersztajn, pai do nosso Vice-Presidente, Rogério Jonas Zylbersztajn. O enterro será realizado dia 10/06, sexta-feira próxima, no Cemitério Israelita de Vila Rosali (NOVO). O féretro sairá às 10h do CHEVRA KADISHA, à Rua Barão de Iguatemi - 306 - Praça da Bandeira. (Pede-se não enviar flores).

 

ADEMI participa de reunião da CII da CBIC

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participa hoje, dia 3 de junho, da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária - CII, da CBIC, na sede do Secovi-SP, em São Paulo. O evento será aberto pelo Presidente da CII, João Crestana, e seguido por uma roda de mercado. Em seguida, serão apresentados os aspectos operacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 e discutidos os novos modelos construtivos para a Construção Civil pelo Presidente da ADEMI, José Conde Caldas. Ao final do evento, a Gestora do Núcleo de Seguros CBIC, Rossana Costa mostrará os ajustes de modelo de contrato sugerido pelas principais securitizadoras do País.

 

ADEMI participa de Reunião do Conselho do Legado da Cidade

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, participa hoje, quarta-feira, da 2ª reunião do Conselho do Legado da Cidade, no Palácio da Cidade.

 

ADEMI participa de conferência "Visão estratégica de longo prazo nas transformações das cidades e metrópoles"

O Consultor Técnico da ADEMI, Ephim Shluger, participa hoje, quarta-feira, da conferência "Visão estratégica de longo prazo nas transformações das cidades e metrópoles" realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Banco Mundial. Com apresentação do prof. Greg Clark, a conferência será realizada em continuação aos trabalhos do Seminário Rio Metrópole e como subsídio à preparação do Programa de Habitação e Desenvolvimento Urbano Metropolitano Sustentável - PROHDUMS - sustentado pelo financiamento nos moldes do DPL II, do Banco Mundial ao Estado do Rio de Janeiro.

 

ADEMI participa do Seminário "Bright Green Cities"

O consultor técnico da ADEMI, Ephim Shluger, participará do seminário "Bright Green Cities" a ser realizado entre os dias 1 a 3 de Junho na FIRJAN. O Evento abordará o uso de novas tecnologias de comunicação, transporte e projetos de construção imobiliária de selo verde, com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

 

Participação da ADEMI no seminário Rio-Metrópole organizado pelo Governo do Estado do RJ e o Banco Mundial

A ADEMI participou do encontro, organizado pelo governo de Estado do Rio de Janeiro e o Banco Mundial, que debateu o tema da metrópole contemporânea e o caso, em particular, da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cuja institucionalização foi dada como premente, para viabilizar a gestão das atuais dinâmicas econômicas regionais, que ultrapassam o âmbito municipal. No painel da primeira mesa do encontro, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, apresentou o quadro atual de crescimento e a evolução do mercado imobiliário no Rio e avaliou os atuais gargalos decorrentes da oferta inelástica de mão de obra especializada no setor de construção civil, que vem  impactando os prazos de cronogramas de entrega de imóveis.

 

ADEMI participa hoje da abertura do 7º Feirão Caixa da Casa Própria

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Superintendente da ADEMI, Murillo Allevato, participam da abertura do 7º Feirão Caixa da Casa Própria, que começa hoje, às 10h, no Riocentro, em Jacarepaguá, e vai até domingo, dia 22/05. O crédito será aprovado na hora e durante o Feirão cerca de 48.580 imóveis, em diversos bairros, serão ofertados nos três dias de evento. Só do programa "Minha Casa, Minha Vida" são 32.290 unidades disponíveis.

 

ADEMI participa da palestra Resíduos Sólidos e Reciclagem

O Consultor de Desenvolvimento Urbano da ADEMI, o arquiteto e urbanista David Cardeman, participará do evento "Resíduos Sólidos e Reciclagem" promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SMH), por meio do convênio "Morar Carioca". O evento contará com presença do Secretário Municipal de Conservação, Carlos Roberto Ozório, e ca presidente da Comlurb, Ângela Fonti. O encontro acontece dia 17 de maio de 2011, às 14h, na sede do IAB-RJ, na Rua do Pinheiro nº 10.

 

José Conde Caldas participa do seminário Rio Metrópole

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, participa do Seminário Rio Metrópole, organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Banco Mundial para o Brasil, que acontece de 16 a 18 de maio de 2011. No segundo dia de evento, 17/05, José Conde Caldas será um dos palestrantes da 1ª mesa, que terá como tema "Metrópole Contemporânea e Gestão Metropolitana". O Presidente da ADEMI abordará o mercado imobiliário Metropolitano no contexto do assunto em debate. O seminário reunirá especialistas sobre assuntos relacionados a espacialidade, sustentabilidade, parceria urbana, produção e equidade no território metropolitano e etc. Governador do Estado, Ministros e o Prefeito do Rio de Janeiro também estarão presentes no evento.

 

Presidente da ADEMI é expositor em seminário sobre o projeto Porto Maravilha

O Presidente da ADEMI, José Conde Caldas, e o Superintendente da ADEMI, Murillo Allevato, participam do seminário sobre o projeto Porto Maravilha, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Brasil - IHGB e pelo Prourb-UFRJ. A convite da IHGB, no primeiro dia de evento José Conde Caldas será um dos expositores da 1ª mesa que abordará as externalidades do projeto e a nova inserção da área na cidade, previsão oficial de investimentos e possível modernização da área, novo valor de mercado e seus rebatimentos na ocupação atual, tanto residencial, quanto para outras atividades e o comprometimento da atual paisagem natural e construída da Área Portuária. O seminário, que acontece nos dias 16 e 17 de maio de 2011, reunirá responsáveis pelo projeto na Prefeitura do Rio de Janeiro, representantes da sociedade civil e estudiosos da questão.

 

SINDUSCON-RJ promove rodada de negócios com empresas italianas

No dia 18 de maio, quarta-feira, o Sinduscon-Rio em apoio a iniciativa do ICE it - Instituto para Comércio Exterior da Itália e do CIN - Centro Internacional de Negócios, promove uma missão Empresarial da Itália, com cerca de 50 empresas. O evento será um encontro de negócios com objetivo de buscar parceiros no Rio de Janeiro. São empresas dos ramos de fornecimento de materiais e equipamentos e de processos de inovações tecnológicas para o setor da Construção Civil.

 

Sinduscon-RJ promove seminário "A nota fiscal de serviços eletrônica e o ISS na Incorporação Imobiliária"

No dia 12 de maio, quinta-feira, o Sinduscon-RJ promoverá um seminário com apresentação do Fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, Jorge Camasmie Filho. No evento será exposto detalhadamente  o sistema de nota fiscal de serviços eletrônica e o ISS na incorporação imobiliária. O investimento é de R$400 para associados ao Sinduscon-RJ e R$600 para não associados. O valor inclui almoço, coffee breaks, material e certificado. Inscrições pelo 2221-5225, ramal 209, ou pelo e-mail marketing@sinduscon-rio.com.br.

 

ADEMI comunica o falecimento do Dr. Ivo Alves Cunha

Com pesar, a ADEMI comunica que no dia 10/04, domingo, faleceu o ex-presidente da Gafisa, Dr. Ivo Alves Cunha. O corpo foi velado em 11/04/2011, na Igreja Ortodoxa na Avenida Paulista e cremado no Crematório Vila Alpina em São Paulo. Após presidir a Gafisa por sete anos, Dr. Ivo Alves da Cunha, foi responsável pela presidência do conselho de administração e do comitê de incorporação e novos negócios da companhia.

 

ADIT INVEST 2011 é lançada oficialmente no Rio de Janeiro

No próximo dia 6 de abril, quarta-feira, a ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico) realiza um café-da-manhã para apresentar à imprensa carioca as principais novidades da sexta edição do ADIT INVEST, maior evento brasileiro do segmento imobiliário e turístico. O evento de lançamento acontece na sede da Associação de Dirigentes de Empresas no Mercado Imobiliário (ADEMI), no Rio de Janeiro (RJ).

 

ADEMI e Cedae inauguram Centro de Controle Operacional de Abastecimento de Água da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá

Na manhã da última quarta-feira, 30, foi inaugurado o Centro de Operações de Abastecimento de Água da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá (CCO), na Gerência Regional Sul da Cedae. As instalações do CCO foram viabilizadas através do Termo de Cooperação Técnica firmado entre Cedae e ADEMI. O objetivo é otimizar o abastecimento de água da região, em uma área que apresenta os maiores índices de crescimento da cidade e que, em 2016, será o coração das Olimpíadas.

 

ADEMI, há 40 anos trabalhando pelo Rio

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro tem o prazer de comunicar que em sessão solene, hoje, 4 de abril, nos Salões do Hotel Copacabana Palace, estará comemorando os seus 40 anos e a posse da nova diretoria, presidida por José Conde Caldas, eleita para o biênio 2011-2013. Na ocasião, a ADEMI prestará homenagem àqueles que em muito contribuíram para a construção de sua história.

 

Plano Legado da Cidade é apresentado na sede da ADEMI

Na última quinta-feira, 17, o Secretário Extraordinário de Desenvolvimento, Felipe Goes, apresentou aos diretores e conselheiros da ADEMI o Plano Legado da Cidade, na sede da associação. Em cerimônia realizada no dia 14 de fevereiro, a ADEMI foi convidada a fazer parte do Conselho do Legado da Cidade, criado com caráter consultivo. Clique aqui e acesse a apresentação do Plano Legado da Cidade.

 

A ADEMI comunica o falecimento do Dr. José Carlos Lopes da Costa

Com pesar, a ADEMI comunica que no dia 18/02, sexta-feira passada, faleceu um dos fundadores e primeiro Presidente da ADEMI-RJ, Dr. José Carlos Lopes da Costa. A Missa de Sétimo Dia será realizada quinta-feira, dia 24/02, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, à Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

 

ADIT Brasil tem novo presidente

Profissional com 12 anos de experiência nos setores de investimentos imobiliários, gestão de investimentos e projetos estratégicos, o novo presidente da ADIT, Luiz Henrique Lessa, acredita que além do papel institucional de atração de investimentos já realizado pela entidade, com a nacionalização a ADIT ganhará também um novo foco de realização de negócios imobiliários para o Brasil.

 

Tishman Speyer ganha dois importantes prêmios no Brasil e no exterior

As torres do Ventura Corporate Towers, da Tishman Speyer, primeiro empreendimento verde do Rio de Janeiro, continua arrecadando prêmios. O complexo comercial de alto padrão no Centro do Rio, vencedor do prêmio ADEMI Grande Porte 2007, ganhou o International Commercial Property Awards em duas categorias: The Best Office Development e The Architecture Award (office). Em uma negociação histórica, a maior registrada no mercado imobiliário brasileiro, as duas torres do Ventura Corporate Towers foram comercializadas por R$ 1,1 bilhão.

 

Reeleita diretoria da Regional Rio de Janeiro

Informativo Fiabci, nov/09

A Fiabci elegeu recentemente sua diretoria para o biênio 2009/2011. O atual presidente, Manoel da Silveira Maia, foi reeleito junto com os demais diretores. O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, foi eleito para integrar a nova diretoria. Veja aqui como ficou constituída a nova equipe.

 

Desembargador abre curso no Secovi Rio

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, Nagib Slaib Filho, fará a abertura do curso Conciliação, Mediação e Arbitragem no Mercado Imobiliário, que o Centro de Capacitação do Secovi Rio vai realizar a partir de 6 de agosto. O tema da aula inaugural, aberta ao público, será "Conciliar é Legal - A importância dos métodos de resolução de conflitos na sociedade moderna". A palestra está marcada para às 18h, na sede do Sindicato: avenida Almirante Barroso, nº 52, 9º andar, Centro.

 

Júlio Bogoricin começa dia 4 Feirão do Imóvel Certo

Feirão certo porque é o momento certo: estabilidade econômica e grande oferta de crédito. Com base nesta premissa, a Júlio Bogoricin, que há mais de  50 anos trabalha no mercado  de imóveis, começa no próximo dia 4 a maior venda de apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais do Rio de Janeiro e Niterói. Serão 20 mil imóveis novos ou usados, que poderão ser financiados em até 20 anos pelo Unibanco.

 

ADEMI participa de abertura do Feirão da Caixa

O Superintendente da ADEMI, Murillo Allevato, esteve presente  ontem na abertura do 3º Feirão Caixa da Casa Própria, montado no estacionamento do Supermercado Extra 24 horas,  na Barra da Tijuca. O evento, que será realizado até domingo, vai oferecer 44,5 mil imóveis de 58 construtoras e 55 imobiliárias. A estimativa é de que cerca de 70 mil pessoas participem.

 

Posse de Rogério Chor como Presidente da ADEMI reúne mercado imobiliário no Sofitel

O Presidente da ADEMI, Rogério Chor, tomou posse no dia 28/05 do cargo em solenidade no Hotel Sofitel Rio de Janeiro, com as presenças do Prefeito Cesar Maia, do secretário Júlio Lopes - representando o Governador Sergio Cabral -, de Diretores e Conselheiros da ADEMI, além de parlamentares e diversos membros do mercado imobiliário.

 

ADEMI acompanha palestra da Abecip em reunião da Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-Rio

O Superintendente Geral da ADEMI, Murillo Allevato, participou da reunião da CII - Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-Rio, quando o Diretor Geral da Abecip, Dr. Osvaldo Correa Fonseca, ministrou palestra sobre os mais recentes números de financiamento coletados pela entidade. Na ocasião, Fonseca demonstrou otimismo em relação ao mercado imobiliário.

 

Encontro no Sinduscon-Rio mostra força do setor de construção

No dia 5 de setembro, a ADEMI-RJ, o Sinduscon-Rio e a União Nacional da Construção (UNC) apresentaram a seus associados e aos representantes do setor o documento "A construção do desenvolvimento sustentado". Após as eleições, será formado um grupo de trabalho para elaborar um projeto de incremento a ser entregue aos parlamentares.

 

Frente Pró-Rio

A Frente Pró-Rio acaba de lançar sua home page. Pelo www.frenteprorio.com.br a sociedade carioca pode acompanhar as ações do grupo e das entidades que o compõem.

 

ADEMI - Balanço das Atividades em 2005

Murillo Allevato - Superintendente Geral

O ano de 2005 ficará marcado para a ADEMI como um período de muitas conquistas e realizações. Foi quando realizamos o primeiro salão imobiliário da entidade, ministramos cursos de aperfeiçoamento profissional, publicamos o Guia ADEMI e realizamos uma série de outros feitos. Entre os principais destaques do ano, relacionamos: Salão Imobiliário, Guia ADEMI, TAC - Termo de Ajustamento de Conduta entre outros.  

 

Plano de Reabilitação Integrada para São Cristóvão

A ADEMI foi convidada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio do Instituto Pereira Passos (IPP), para participar da elaboração do Plano de Reabilitação Integrada para São Cristóvão (PRI). O evento realizado no último dia 21 de fevereiro, no auditório do IPP, em Laranjeiras. A entidade aceitou o convite e estará representada pelo presidente, Márcio Fortes, o vice-presidente, José Conde Caldas e pelo consultor de Desenvolvimento Urbano, David Cardeman.

 

ADEMI comemora 35 anos

Em 28 de janeiro de 1971 surgia a ADEMI - Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário. No pequeno escritório do Centro, que abrigou a sua primeira sede, seus quinze fundadores - todos eles empresários do ramo - trabalhavam no sentido de fortalecer o setor e buscavam atuar junto às entidades de crédito imobiliário.

 

Mensagem do Presidente Márcio Fortes

Em 2005, aconteceu uma notável evolução do mercado imobiliário, decorrente da aplicação da Lei 10.931, que mudou bastante as relações entre os agentes financeiros e imobiliários. Definiu com precisão as obrigações dos bancos em relação à aplicação dos recursos oriundos da caderneta de poupança e facilitou para os incorporadores a contabilização e o oferecimento ao fisco dos negócios imobiliários com compreensão clara dos riscos envolvidos e das peculiaridades do setor.

 

Arquitetura de Baixa Renda

Será realizado no próximo dia 16 de novembro o Seminário "Arquitetura de Baixa Renda". O evento será promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio e contará com a presença do vice-presidente da ADEMI, Afonso Kuenerz. Entre os temas que serão abordados, legislações, diretrizes e limites de crédito e programas habitacionais oferecidos pela Caixa. Além do uso correto das cerâmicas e pastilhas e alvenaria estrutural modulada. Informações e inscrições pelo telefone 2226-1193.  Confira Aqui a Programação.

 

Projeto de Urbanização da Rocinha é apresentado na Firjan

Será apresentado hoje (16/06), às 12h, na Federação das Indústrias (Firjan), o Projeto de Urbanização da Rocinha, desenvolvido por arquitetos do IAB e da PUC, representantes das Associações de Moradores da Rocinha e da AMASCO. A ADEMI foi convidada a integrar a mesa e será representada pelo arquiteto David Cardeman, Consultor de Desenvolvimento Urbano. A sede da Federação das Indústrias fica na Av. Graça Aranha, nº 1 - 12º andar.

 

Resíduos da Construção Civil

A partir de agora, as edificações com área total construída igual ou superior a 10 mil metros quadrados, os empreendimentos ou obras que requeiram movimento de terra com volume superior a 5 mil metros cúbicos e a demolição de edificações que se incluam nos volumes acima deverão apresentar Projetos de Gerenciamento de RCC para a expedição das licenças de obras, em atendimento à Resolução nº 307 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A resolução foi assinada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ayrton Xerez.

 

Márcio Fortes assume mandato na Câmara

O presidente da ADEMI, Márcio Fortes, assumiu na última sexta-feira (06/05) seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, na vaga aberta com a cassação de André Luiz, acusado de corrupção e tentativa de extorsão. Em 1994, Márcio Fortes foi o deputado federal do PSDB mais votado na cidade do Rio de Janeiro e teve destacada atuação.

 

Márcio Fortes assume Presidência do IBEF Rio

Com a presença do Vice-Presidente da República e Ministro da Defesa, José Alencar, Márcio Fortes assume a Presidência do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF Rio - no próximo dia 28 de março, das 12h às 15h, no Jockey Clube Brasileiro, durante almoço de solenidade.

 

ADEMI no Encontro Nacional de Advogados do Mercado Imobiliário

"Tijolo sem revestimento. Esse é o panorama atual da habitação do Brasil. A marca é a informalidade. É simplista demais dizer que foi resolvido o problema habitacional com a criação da Lei de Patrimônio de Afetação, se ainda falta esgoto e infra-estrutura". Essa declaração foi dada pelo presidente da ADEMI, Márcio Fortes, no IX Enai- Encontro Nacional de Advogados do Mercado Imobiliário, ao participar do painel "A aquisição parcelada da propriedade imobiliária".

 

Barramares completa 25 anos

No último dia 24, o Condomínio "Barramares", localizado na Barra da Tijuca, completou 25 anos de existência. Na ocasião, o síndico geral Antonio Carlos de Souza, homenageou a BAP - Administração de Bens, entregando uma placa comemorativa ao diretor-presidente da empresa, Cesar Thomé Junior. Associada da ADEMI, a BAP presta serviço ao condomínio desde a sua instalação, em 1979.

 

Multa de 2%: solução à vista

A multa de 2% por atraso no pagamento das taxas de condomínio vem provocando polêmica e protestos de síndicos e administradoras. A solução para o problema pode estar no artigo Condomínio - Desestimulando a inadimplência, de autoria do advogado e consultor Maury Rouède Bernardes. Em anexo, há um modelo de cláusula com acesso restrito aos sócios da ADEMI.

 

SMU apresentou PEU de São Cristóvão na ADEMI

Com a participação do Secretário Municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, e do presidente da ADEMI, Márcio Fortes foi apresentado, na última sexta-feira, o Plano de Estruturação Urbana (PEU) de São Cristóvão. A palestra foi realizada na sede da entidade, na Urca.

 

Márcio Fortes: Investidor quer regras claras

O Presidente da ADEMI, Márcio Fortes, defende, em artigo, a adoção de regras claras e duradouras para a atração de capitais de longo prazo. O artigo foi publicado na revista da Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGA), em sua edição de junho.

 

Condições Operacionais dos Financiamentos Imobiliários

A ADEMI promove no dia 16 de junho, próxima quarta-feira, um encontro com representantes do banco Santander. A palestra sobre Condições Operacionais dos Financiamentos Imobiliários terá a presença do superintendente de Pessoa Jurídica do banco,Gilberto Shideo Saito, do superintendente de Pessoa
Física, Mauro Costa e do superintendente de Rede, Alberto Cruz.

 

Superintendente da Caixa faz palestra na ADEMI-RJ

Participe! O superintendente institucional da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, José Domingos Vargas, fará a palestra "Otimização dos Procedimentos de Financiamento de Imóveis na Planta", hoje (sexta-feira), na sede da ADEMI.

 

Encontro de Corretores começa hoje em Niterói

Começa hoje (20/05) o Encontro de Corretores de Imóveis de Niterói e São Gonçalo, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rua Andrade Neves, 31 Centro, Niterói. Organizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), o evento reúne palestrantes conceituados no mercado imobiliário nacional, como o presidente da ADEMI, Márcio Fortes, que tratará do tema Desenvolvimento Urbano.

 

Confira as fotos da assinatura do convênio ADEMI/SMU

As fotos da assinatura do convênio firmado entre a ADEMI e a Secretaria Municipal de Urbanismo, no dia 14 de maio, já estão disponíveis em nosso site. Confira!

 

ADEMI fecha parceria com Secretaria Municipal de Urbanismo

A partir deste mês, a Pesquisa ADEMI de Mercado Imobiliário ficará mais abrangente. A ADEMI e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) assinaram convênio, no último dia 14, para unificar e acompanhar os números de licenciamentos e lançamentos do município do Rio.

 

Márcio Fortes participa do Encontro de Corretores de Imóveis de Niterói e São Gonçalo

Nos próximos dias 20 e 21, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) realizará na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o Encontro de Corretores de Imóveis de Niterói e São Gonçalo. O presidente da ADEMI, Márcio Fortes, falará sobre o "Desenvolvimento Urbano de Niterói e São Gonçalo".

 

Convênio com a SMU irá acompanhar os números do setor

Parceria visa a unificar dados de lançamentos e licenciamentos imobiliários no Rio

A ADEMI e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) assinaram convênio, no último dia 14 (sexta-feira), às 15h, na sede da entidade (Av. Portugal, 466, Urca) para unificar e acompanhar os números de licenciamentos e lançamentos do município do Rio. A assinatura contará com a presença do presidente da ADEMI, Márcio Fortes, e do Secretário Municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis.

 

ADEMI fecha parceria com Secretaria Municipal de Urbanismo

Agora a Pesquisa ADEMI de Mercado Imobiliário ficará mais completa. A ADEMI e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) assinam convênio, no próximo dia 14 de maio, às 15h, na sede da ADEMI (Av. Portugal, 466, Urca) para unificar e acompanhar os números de licenciamentos e lançamentos do município do Rio.

 

Assembléias Gerais Ordinária e Extraordinária da ADEMI

 Conforme edital publicado em alguns jornais do município, o Presidente da ADEMI, Márcio Fortes, convoca os sócios titulares e contribuintes para as Assembléias Gerais Ordinária e Extraordinária. A reunião será realizada, na sede da entidade, às 17:45h, em primeira convocação, e às 18:00h, em segunda convocação, nesta quinta-feira (dia 15 de abril). Entre os assuntos que serão deliberados estão: o balanço referente ao exercício encerrado em 2003, apreciação e aprovação da alteração do Estatuto Social e eleição do Conselho Diretor.

 

ADEMI firma convênio com SMU

A Pesquisa ADEMI de Mercado Imobiliário ficará mais completa. A ADEMI está firmando um convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo que unificará os dados de lançamentos e licenciamentos imobiliários da cidade do Rio de Janeiro.

 

Entrevista com Pedro Klumb, diretor da SFI

Em entrevista exclusiva ao site da Ademi, Pedro Klumb, Diretor da SFI Serviços Financeiros Imobiliários, fala sobre o encontro e sobre as expectativas em torno do SFI e dos mecanismos de financiamento à produção e à compra de imóveis. 

 

Aprovadas as medidas de incentivo ao crédito imobiliário

Através da Resolução 3177, o Conselho Monetário Nacional aprovou, no dia 08 de março, as medidas propostas pelo Governo Federal de incentivo ao crédito imobiliário: redução de 100 para 50 meses no prazo de utilização do FCVS virtual, o aumento da penalidade pela não aplicação de recursos da caderneta de poupança em operações de financiamento imobiliário e a restrição de utilização das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Hipotecárias (LH) como alternativa de cumprimento da exigibilidade dos bancos.

 

Palocci transmite mensagem de otimismo ao setor da construção

Presidente da CBIC aposta no reaquecimento do mercado

Otimismo: esta é, para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, a mensagem passada para o setor pelo ministro Antônio Palocci, em audiência concedida à entidade, no dia 11 de fevereiro, em Brasília.

 

Reforma tributária

O Dia, 14/fev

César Thomé Jr. - Presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

 

Expectativa 2004

Para o vice-presidente da ADEMI, Rubem Vasconcelos, o final do ano de 2003 surpreendeu o mercado. "Foi um ano fraco, sem expressão. Mas houve um aquecimento inesperado nos últimos meses do ano, fazendo com que o mercado se recuperasse". Para 2004, Rubem acredita numa alta de 30%. "A economia do País está mais estável. Além disso, os incorporadores estão com produtos estocados, o que garante diversos lançamentos para este ano." Veja a expectativa dos membros da Diretoria da ADEMI.

 

MP 135 AGORA É LEI

Site Secovi, 21/01

Desde 29 de dezembro do ano passado, a Medida Provisória 135 foi convertida na Lei 10.833. No dia seguinte, a Secretaria da Receita Federal instituiu norma definindo códigos para recolhimento da retenção na fonte relativa à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e contribuição para o PIS/Pasep.

 

Como criar empregos - ROBERTO KAUFFMANN

O Globo, 13/01

Quando serão cumpridas as promessas do Governo de soluções dos problemas urbanos das cidades? Decorrido um ano de mandato presidencial, nada de relevante aconteceu - a não ser as contratações do orçamento anual do FGTS para saneamento básico, feitas às pressas em dezembro.

 

Cassino fiscal

Em artigo publicado no Jornal do Brasil, o advogado Cid Heraclito de Queiroz explica os efeitos da Medida Provisória 135, que instituiu a incidência não cumulativa da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

 

Tributação excessiva asfixia a economia (Thomas Benes Felsberg *)

Gazeta Mercantil, 16/01

Os economistas nos dizem que o Brasil foi o País que mais cresceu no mundo, de 1900 a 1980, e que agora, em termos de taxa de crescimento, estamos na 85ª posição no ranking mundial. As razões para essa derrocada são objeto de debate. Uns acham que o problema é cultural, outros dizem que é devido a corrupção, outros focam a questão da educação e há ainda os que atribuem a culpa à nossa estrutura política.

 

Estímulo à Construção Civil

Gazeta Mercantil, 07/01

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne hoje a Câmara de Política Econômica para um balanço do encaminhamento das iniciativas que o governo pretende implementar para acelerar a economia e gerar empregos.

 

Governo elevará controle sobre recibos médicos

O Globo, 13/01

BRASÍLIA.O governo prepara um pacote de medidas para aumentar a arrecadação de tributos federais e combater a sonegação, apertando o cerco a empresas e pessoas físicas. Essa foi a saída encontrada para garantir a manutenção do ajuste fiscal sem aumentar a já elevada carga tributária, atualmente em 36% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Favela e indigência

O Globo, Merval Pereira, 11/01

O estudo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) mostra que não é o trabalho que explica a renda no Rio, que acompanhou o ritmo medíocre do Brasil nos últimos dez anos. Segundo seu presidente, o economista André Urani, secretário de Trabalho na administração Conde na prefeitura, o que fez o Rio acompanhar a renda nacional "foi uma renda esquisita de aluguel de segunda classe."

 

Novas diretrizes para a habitação

Jornal do Brasil, 11/01

Eleito presidente do Sindicato da Habitação do Rio até 2007, Pedro Wahmann analisa a sua última gestão na entidade e fala das metas para a nova administração. Além disso, ele analisa também o mercado imobiliário, considerado como enfraquecido, e a política de habitação do governo.

 

Furlan diz que 2004 será o ano da política industrial

O Globo, 09/01

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse ontem que 2004 será o ano da implantação da política industrial. Ele afirmou que, além de anunciar nos próximos dias a desoneração dos bens de capital, o governo estuda criar programas de financiamento para o setor de bens duráveis, estimular a vinda de fabricantes de equipamentos de computação para o Brasil e reduzir tarifas de importação de produtos que são prioridade no programa de política industrial, como softwares, fármacos e eletroeletrônicos.

 

Prestadores de serviço poderão ser os mais prejudicados pela nova Cofins

Gazeta Mercantil, 07/01

Advogados aconselham clientes a entrarem na Justiça para pedir que o novo imposto não seja recolhido antecipadamente.

 

Mais 2 milhões de empregos este ano

Jornal do Commercio, 06/01

A agenda do Governo para destravar a economia e acelerar a abertura de novos postos de trabalho é o tema da reunião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandará amanhã na Câmara de Política Econômica. Estarão presentes os principais colaboradores das áreas política e econômica, além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

 

Fiscalização na Barra

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/RJ), da Sub-região da Barra da Tijuca, está acirrando a fiscalização sobre os corretores que atuam sem registro no Recreio e na Barra. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 2432-7880 e 2431-3623 ou diretamente no conselho, na Avenida das Américas 5001, sala 206.

 

Reflexos da reforma tributária

Construção civil pressiona governo por temer o impacto da alteração no recolhimento da alíquota da Cofins

A reforma tributária continua tirando o sono de muita gente. A expectativa não é boa, alerta o empresário Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC).

 

Novo acordo com o FMI será etapa de transição

O Globo, Economia, 16/12

O novo acordo fechado pelo Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI) - no valor de US$ 14,8 bilhões e prazo de 15 meses - será uma etapa de transição para que o país possa entrar na era da política de superávit anticíclico, pela qual as metas de superávit primário do governo podem ser maiores ou menores, de acordo com o desempenho da economia.

 

PSDB acusa Governo de mascarar a carga tributária

Jornal do Commercio, 15/12

Um estudo encaminhado ao líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), questionando os valores supostamente inflados de Produto Interno Bruto (PIB) utilizados pelo governo para defender suas posições na área de impostos, será uma das armas dos tucanos na votação do projeto de aumento da Cofins, na próxima quarta-feira.

 

Dois milhões de empregos

O Globo, 15/12

Um ano depois de assumir o comando do Ministério do Trabalho com o peso da promessa de campanha feita pelo presidente Lula de criar dez milhões de empregos em sua gestão, o ministro Jaques Wagner reconhece que a sociedade continua à espera de uma resposta do governo para o desemprego, que, admite, atingiu taxas preocupantes este ano.

 

Senado aprova também a reforma tributária

O Globo, 12/12

O Senado aprovou a reforma tributária ontem à noite em primeiro turno. Foram 63 votos a favor e quatro contra: Almeida Lima (PDT-SE) e os pefelistas Jorge Bornhausen (SC), José Jorge (PE) e Marco Maciel (PE).

 

Pelo fim do déficit habitacional

Jornal do Brasil, 7/12

A principal proposta apontada pelo segmento de comércio e serviços imobiliários nacional, através da Carta de Blumenau, é a criação de um diálogo entre a iniciativa privada e o governo, com a criação de linhas de crédito para incentivar a construção de imóveis.

 

Desafio da habitação

Jornal do Commercio, 19 de novembro de 2003

O financiamento e o apoio à produção de 1,2 milhão de moradias para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos, contemplando investimentos de R$ 21,5 bilhões no setor habitacional nos próximos quatro anos, como acaba de anunciar o ministro das Cidades, Olívio Dutra, em encontro com representantes da indústria da construção civil, traduzem uma meta cuja relevância do ponto de vista econômico e social é inconteste e cuja consecução poderá trazer contribuição significativa à modificação do quadro a esse respeito existente, com repercussões notórias no próprio agravamento da problemática da favelização.

 

Associação quer rigor na importação de tubos

Valor, 17 de novembro de 2003

A Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam) encaminha hoje documento ao titular da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Ivan Ramalho, pedindo fiscalização na entrada de tubos de aço importados da Venezuela.

 

Desigualdade desafia desenvolvimento no G-22

O Globo, 16 de novembro de 2003

O Brasil ocupa a nona colocação no ranking das Nações Unidas das piores distribuições de renda do mundo, fruto de um passado de negligência nas regiões mais pobres, uma política social distorcida e a ausência de crescimento sustentado.

 

Corregedoria sorteia mais 50 municípios

Jornal do Commercio, País, 13 de Novembro de 2003

O ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, sorteou ontem mais 50 municípios que receberão fiscalização especial quanto à aplicação dos recursos públicos federais.

 

Ministro do Planejamento prevê que PIB aumente 18,1% nos próximos 4 anos

Jornal do Commercio, Economia, 12 de Novembro de 2003

O crescimento acumulado do País poderá chegar a 18,1% até 2007, com taxas de 3,5% em 2004 e atingindo os 5% em 2007.

 

Reforma em pontes da Barra

O Dia, Geral, 06 de novembro de 2003

Pontes ganharão novas passagens de pedestres e muretas de proteção

 

Novo programa habitacional

O Dia, 01 de novembro de 2003

O Governo federal criou o Programa Especial de Habitação Popular (PEHP), que financiará três tipos de ações: a produção ou aquisição de unidades habitacionais, lotes urbanizados e material de construção, a urbanização de assentamentos precários e a requalificação urbana.

 

Política de habitação

Jornal do Commercio, 04 de Novembro de 2003

A reabertura dos financiamentos de moradias para a classe média, por parte da Caixa Econômica Federal, alia-se a outras medidas tendentes a fortalecer o papel que a instituição tradicionalmente exerce nesse setor.

 

Rio cria incentivo fiscal para turismo

Valor, 31 de Outubro de 2003

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta semana um projeto de lei que pretende transformar gastos das empresas com viagens em créditos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a fim de estimular a indústria do turismo no interior do Estado.

 

Construção Civil x Déficit Habitacional

O déficit habitacional do Município do Rio de Janeiro (mais de 500 mil moradias) é apenas um reflexo do que vem ocorrendo nos últimos anos no País: a falta de uma Política Habitacional adequada e de longo prazo.

 
 

Mercado Imobiliário sem motivos para comemorar o Dia da Habitação

Rio de Janeiro, 20 de agosto  - Amanhã é o Dia da Habitação, mas a Cadeia Produtiva do Mercado Imobiliário não tem muitos motivos para comemorar. O déficit habitacional do Município do Rio de Janeiro, mais de 500 mil moradias, é apenas um reflexo do que vem ocorrendo nos últimos anos no País: a falta de uma Política Habitacional adequada e de longo prazo.

 

Expectativas para 2004

A Diretoria da ADEMI-RJ é unanime: 2003 foi um ano improdutivo, mas há perspectivas de mudança para 2004. Veja a expectativa dos membros da Diretoria e do Conselho da ADEMI para o ano novo e sua análise sobre o ano que se encerra.

 
 
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]