Página da ADEMI

Todas as matérias desta seção

O retorno da Tijuca

Página Fiabci - Abril/2012

Depois de um longo período de estagnação, a Tijuca - bairro tradicional da Zona Norte do Rio - volta ao topo dos preferidos do mercado imobiliário. O ressurgimento no mapa de empreendimentos se deve,em grande parte, à instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que, desde 2010, devolveram a tranquilidade aos morros da região.

 

Um novo plano para o desenvolvimento da cidade

Veja Rio, Página da Ademi, 23/fev

No último dia 2, o prefeito Eduardo Paes sancionou a Lei Complementar nº 111/11, instituindo o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Rio de Janeiro. Aguardado há quase uma década, o novo documento define de forma abrangente as principais orientações para a política urbana e ambiental da cidade.

 

Depois da paz, a ação social

O Destaque Ademi deste ano prestou homenagem às Unidades de Polícia Pacificadora, consideradas fundamentais para levar o empresariado e a população de volta a áreas antes abandonadas, carentes de investimentos e, principalmente, de esperança. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Henriques, fala sobre as UPPs Sociais em entrevista para a página da Ademi na Veja Rio. Confira aqui.

 

O Bairro imperial resgata sua nobreza

Veja Rio, Página da Ademi, 06/nov

Depois de enfrentar um longo período de abandono, São Cristóvão está voltando a ser um dos bairros mais valorizados da cidade. Segundo a pesquisa ADEMI de Mercado Imobiliário, 1.587 unidades residenciais foram lançadas no bairro nos últimos três anos. A expectativa do mercado é de que esse número chegue a cinco mil unidades até 2015. O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da ADEMI fala sobre a revitalizaçõo do bairro. Confira a íntegra da entrevista

 

Novas vias para acompanhar o crescimento do Rio

A Olimpíada de 2016, além de proporcionar a construção de novas instalações esportivas e a revitalização da zona portuária, deixará como principal legado o investimento maciço que está sendo realizado na área de transporte público. Foram incluídas no projeto olímpico três grandes obras viárias: a Transoeste (Barra-Santa Cruz), a Transcarioca (Barra-Aeroporto Antonio Carlos Jobim) e a Transolímpica (Barra-Deodoro). Mauro Magalhães, ex-presidente e membro nato da ADEMI, fala sobre o assunto em entrevista para a página da Ademi na Veja Rio.

 

Mão de obra: investir na qualidade

Veja Rio, Página da Ademi, 01/set

Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, obras do PAC, Minha Casa Minha Vida... O Rio de Janeiro está vivendo um momento excepcional e o setor da construção civil tem ainda muitos desafios pela frente. O forte crescimento da economia carioca está gerando uma procura crescente por mão de obra, levando as empresas a investir cada vez mais na formação e qualificação dos seus trabalhadores, visando à sua adaptação às demandas do mercado e ao uso de novas tecnologias. O vice-presidente da Ademi, Rogério Jonas Zylbersztajn fala sobre o assunto. Confira a íntegra da entrevista.

 

Uma tendência renovadora

Veja Rio, Página da Ademi, 04/ago

Diante da escassez de terrenos livres para construção de imóveis novos no Centro do Rio de Janeiro, a solução para atender às demandas do mercado pode vir da renovação de edifícios antigos. Hoje em dia, muitos prédios da região ainda estão subocupados ou desocupados porque suas estruturas não reúnem as condições de modernidade suficientes para acolher escritórios ou moradias. Confira a íntegra da entrevista com Ana Carmen Alvarenga, arquiteta e diretora regional do escritório da Tishman Speyer no Rio de Janeiro.

 

Casas para o Rio mudar de vida

Veja Rio, Página Ademi, 06/jul

O Rio de Janeiro está enfrentando hoje um dos seus maiores desafios: reduzir o déficit habitacional. Já faz mais de um ano que o programa Minha Casa Minha Vida vem dando sua contribuição para solucionar o problema. Ao ajudar famílias de baixa renda a ter acesso à casa própria, o programa proporciona para esse público uma alternativa viável às favelas. Confira a entrevista na íntegra com o Secretário Municipal de Urbanismo Sérgio Dias.

 

Um potencial gigantesco

Veja Rio, Página da Ademi, 26/mai

Utilizar materiais recicláveis, reduzir o desperdício, priorizar instalações que proporcionem economia de água e de energia... Os bons hábitos da construção sustentável estão ganhando cada vez mais espaço nos empreendimentos lançados pelo mercado imobiliário. Marcos Casado, gerente técnico do Green Building Council Brasil, fala sobre os benefícios financeiros e ambientais dos edifícios verdes.

 

 

 

Um porto revitalizado para a Cidade Maravilhosa

Veja Rio, Página da Ademi, 05/mai

O presidente da ADEMI, Rogério Chor, fala sobre a concretização do projeto Porto Maravilha, os ganhos para a cidade do Rio de Janeiro e o papel do mercado imobiliário nesse processo. Confira a íntegra da entrevista. 

 

Uma virada surpreendente

Veja Rio, Página da Ademi, 04/abr

A previsão de que o PIB crescerá mais de cinco por cento este ano mostra que a crise ficou para trás. A base para a retomada do crescimento foi garantida por setores que, em 2009, apesar das incertezas do mercado, mantiveram seus investimentos, e confiaram na rápida recuperação da economia. O mercado imobiliário do Rio de Janeiro, por exemplo, ampliou o número de lançamentos, o que se traduziu em mais opções de habitação para os cariocas, mais espaço para as empresas se instalarem e mais empregos gerados. Confira também uma entrevista com o arquiteto Rogerio Cardeman sobre o processo de urbanização de Copacabana.

 

Estamos construindo uma cidade cada vez melhor para você

Veja Rio, Página da Ademi, 27/fev

O nosso Rio de Janeiro apresenta todas as condições para uma grande arrancada. A Prefeitura, o Governo Estadual e o Governo Federal estão irmanados, com os mesmos objetivos, para o progresso da cidade e do estado. Isso redunda na busca por valores tangíveis, como o investimento no setor imobiliário, seja para morar, locar ou mesmo obter lucro na compra e venda de imóveis, que vão se valorizando à medida que a cidade melhora. O prefeito, governador e presidente já enxergaram que a casa é o maior anseio de todos, além de também favorecer a estabilidade da família. Confira aqui a entrevista com o presidente do Grupo Santa Isabel, Ferdinando Magalhães.

 

Um ano para ficar na história do Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 20/dez/09

Mais um ano se passou e temos o orgulho de poder olhar para trás e ver que grande parte dos antigos anseios do mercado imobiliário e de suas empresas foram atendidos. Isso só foi possível graças à consolidação de uma parceria inédita entre os setores público e privado, capitaneada especialmente pelo prefeito Eduardo Paes.

 

Rio celebra o Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2009

O Globo, Coluna ADEMI, 06/dez/09

O setor imobiliário do Rio de Janeiro se reunirá amanhã para celebrar as tendências e profissionais que fizeram a diferença neste ano. É chegada a hora da 10ª edição do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário, que vai comemorar a escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016 e premiar as empresas e profissionais responsáveis pelas melhores iniciativas na construção civil.

 

Prefeitura lança Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 22/nov/09

Com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, o prefeito Eduardo Paes assinou, no dia 10 de novembro, no Palácio da Cidade, o licenciamento para a construção de 46.593 moradias populares, com R$ 250,7 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal,  oriundo de recursos do FGTS e do Orçamento Geral da União. As construções fazem parte do programa "Minha Casa, Minha Vida"  (MCMV) , do governo federal. O presidente da ADEMI, Rogério Chor, representou as construtoras no evento, recebendo do prefeito a autorização para construção de unidades dentro do programa.

 

Destaque ADEMI homenageará Olimpíadas no Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 08/nov/09

A realização da 10ª edição do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário em 2009 coincidiu com a maior conquista esportiva já obtida pela cidade do Rio de Janeiro. O direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 motivou a ADEMI a escolhê-los como tema para a homenagem do mercado imobiliário. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada no dia 7 de dezembro.

 

Olimpíadas 2016 aquecerão mercado imobiliário do Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 25/out/09

Dentre os diversos benefícios esperados com a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 inclui-se o impulso ao mercado imobiliário da cidade. O evento representa a grande chance de virada do Rio, impulsionado pela geração de empregos e obras de infra-estrutura. São aguardados expressivos reflexos econômicos, com o aumento do turismo e da renda.

 

Um momento histórico para o mercado imobiliário

O Globo, Coluna ADEMI, 11/out/09

A assinatura do decreto para desburocratizar o licenciamento de projetos imobiliários marca um momento histórico para o Rio de Janeiro. Com a medida, os órgãos competentes têm 15 dias para emitir parecer sobre o projeto em análise e, caso haja exigências, mais 15 dias para verificar se foram cumpridas. Antes, o prazo era muito maior, podendo levar até um ano.

 

Brasil, campeão de burocracia

O Globo, Coluna ADEMI, 13/set/09

Quando o governo federal mostra preocupação em reduzir o enorme déficit habitacional brasileiro, tendo como parceira a indústria imobiliária, uma das medidas que causará um efeito imediato tanto na redução dos custos do empreendimento quanto na rapidez da aprovação dos projetos será a desburocratização do setor, o que diminuiria o custo dos imóveis, beneficiando a população.

 

Crédito dá novo impulso ao setor

O Globo, Coluna ADEMI, 30/ago/09

O mercado imobiliário volta a respirar aliviado com a volta do crédito. Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança, em junho, atingiram R$ 2,9 bilhões, superando em 24,7% o montante contratado em maio. É o melhor resultado mensal do ano. Em número de unidades foram financiadas 25.840 imóveis. No primeiro semestre, as contratações chegaram a R$ 13,6 bilhões - volume 5,1% superior ao do mesmo período de 2008.

 

Construção civil amadurece práticas de sustentabilidade

O Globo, Coluna ADEMI, 09/ago/09

As práticas sustentáveis na construção civil amadurecem a passos largos. A atuação constante do GBC Brasil, membro do World Green Building Council, ao qual a ADEMI é associada e que representa e promove o sistema de certificação LEED, vem trazendo resultados para a cultura da sustentabilidade no mercado imobiliário do Rio e em todo o Brasil.

 

Programa Minha Casa, Minha Vida

O Globo, Coluna ADEMI, 26/jul/09

Em 25 de março de 2009, o Governo Federal lançou o Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da Medida Provisória nº. 459, estabelecendo a meta de construção de 1 milhão de casas. A MP nº. 459 foi convertida na Lei nº. 11.977 e sancionada em 7 de julho de 2009, com três pontos vetados pelo presidente em exercício, José de Alencar.  

 

Programa Minha Casa, Minha Vida

O Globo, Coluna ADEMI, 26/jul/09

Em 25 de março de 2009, o Governo Federal lançou o Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da Medida Provisória nº. 459, estabelecendo a meta de construção de 1 milhão de casas. A MP nº. 459 foi convertida na Lei nº. 11.977 e sancionada em 7 de julho de 2009, com três pontos vetados pelo presidente em exercício, José de Alencar. 

 

Zona portuária será revitalizada

O Globo, Coluna ADEMI, 12/jul/09

O projeto de revitalização da zona portuária, denominado Porto Maravilha, foi anunciado oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. Utilizando recursos públicos e privados, o projeto prevê investimentos de R$ 392 milhões na primeira fase, que deve ser concluída em no máximo três anos.

 

Sustentabilidade nas construções: uma realidade presente

O Globo, Coluna ADEMI, 14/jun/09

A expansão dos empreendimentos sustentáveis é hoje uma realidade. Cada vez mais, os prédios verdes se apresentam como uma aposta para o mercado imobiliário do Rio. Os cariocas em geral têm um engajamento político e ecológico expressivo, até por morarem em uma cidade que tem belezas naturais a perder de vista. Isso se refletirá em alguns anos em hábitos de consumo mais sustentáveis.

 

Feirão da Casa Própria confirma otimismo do setor

O Globo, Coluna ADEMI, 24/mai/09

O 5º Feirão CAIXA da Casa Própria mostrou que há otimismo com as novas perspectivas do mercado imobiliário. Realizado com apoio da ADEMI, o evento registrou nos seus quatro dias a visita de 112.758 pessoas que procuraram as construtoras e imobiliárias em busca de informações e imóveis compatíveis com sua capacidade financeira.

 

Almoço com prefeito Eduardo Paes reúne setor imobiliário

O Globo, Coluna ADEMI, 19/abr/09

No dia oito de abril, o prefeito Eduardo Paes reuniu-se em almoço com a diretoria, conselho e associados da ADEMI, para tratar de assuntos relativos ao mercado imobiliário. O encontro, realizado na sede do Jockey Club, no Centro, reuniu cerca de 300 personalidades ligadas ao mercado imobiliário, que assistiram a uma apresentação de Eduardo Paes sobre as melhorias e projetos que o prefeito vêm desenvolvendo para a cidade do Rio de Janeiro, em especial as medidas de incentivo à construção de novas unidades residenciais.

 

Brasil, campeão da burocracia

O Globo, Coluna ADEMI, 22/mar/09

No momento em que o governo federal dá mostras de estar efetivamente preocupado em reduzir e até eliminar o enorme déficit habitacional brasileiro, tendo como parceira nesse processo a indústria imobiliária, parece claro que uma das medidas que causaria um efeito imediato tanto na redução dos custos do empreendimento quanto na rapidez da aprovação dos projetos seria a desburocratização do setor, que diminuirá o preço final dos imóveis, beneficiando a população.

 

Lançamentos no biênio 2007/08 crescem 39%

O Globo, Coluna ADEMI, 15/fev/09

O número de unidades lançadas no mercado imobiliário da cidade do Rio de Janeiro cresceu 39% no biênio 2007/2008 em relação a 2005/2006, chegando a 12.500 unidades, em média. A marca aponta uma tendência de alta, verificada nos últimos anos, quando o mercado já havia passado de um patamar de cerca de 6.700 unidades/ano no biênio 2003/2004 para cerca de 9.000 unidades/ano em 2005/2006.

 

Cresce investimento em green buildings

O Globo, Coluna ADEMI, 1º/fev/09

A preocupação com o meio ambiente fica cada vez mais evidente nos projetos desenvolvidos no setor de construção civil. Em 2008, por exemplo, o número de empreendimentos brasileiros registrados para obter  o selo Leed (Leadership in Energy & Environmental Design) dobrou em comparação com o ano anterior. Essa certificação é concedida a edifícios cujo impacto ambiental está de acordo com rigorosas recomendações elaboradas pelo USGBC (U. S. Green Building Council).

 

Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2008

O Globo, Coluna ADEMI, 07/dez/08

Nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, a cerimônia de entrega do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2008 vai apresentar as principais vertentes do mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Os projetos vencedores refletem o novo mapa geográfico da construção civil no estado, que abrange hoje a Região Serrana e Baixada Fluminense, extrapolando os limites da Região Metropolitana.

 

Mercado imobiliário do Rio premia seus destaques

O Globo, Coluna ADEMI, 23/nov/08

Os principais projetos, empresas e profissionais do mercado imobiliário do Rio de Janeiro já foram selecionados para receber os prêmios do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2008, um dos eventos mais aguardados do setor.

 

ADEMI comenta medidas no "Espaço Aberto"

O Globo, Coluna ADEMI, 09/nov/08

O presidente da ADEMI, Rogério Chor, participou recentemente do programa "Espaço Aberto", da Globonews, quando foi entrevistado pela jornalista Miriam Leitão sobre as medidas do governo para estimular a construção civil. Na ocasião, o executivo comentou que o financiamento de capital de giro e as operações de recebíveis são exatamente do que as empresas estão precisando.

 

Regiões bucólicas recebem empreendimentos sustentáveis

O Globo, Coluna ADEMI, 26/out/08

O bairro da Freguesia, na região de Jacarepaguá, vem recebendo grande oferta de empreendimentos com características ecologicamente responsáveis.  Se tempos atrás era uma localidade pouco desenvolvida, hoje a Freguesia é um centro imobiliário bastante valorizado, ao mesmo tempo em que preserva ruas tranqüilas e arborizadas.

 

Sustentabilidade na análise dos projetos

O Globo, Coluna ADEMI, 12/out/08

Muitos empreendedores do mercado imobiliário vêm se antecipando e incluindo ações de sustentabilidade já nos estudos preliminares de viabilidade de seus projetos. Estas construções já são concebidas com um novo enfoque da racionalização de energia elétrica, de água, material empregado na construção, além de prever e minimizar o impacto que o empreendimento pode vir a causar ao meio ambiente.

 

ADEMI associa-se ao Green Building Council Brasil

O Globo, Coluna ADEMI, 28/set/08

A ADEMI acaba de associar-se ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização sem fins lucrativos criada no País com a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional da construção civil com foco na sustentabilidade sócio-ambiental.

 

Preservação ambiental nos detalhes

O Globo, Coluna ADEMI, 14/set/08

Pequenos detalhes fazem toda a diferença quando se trata de economizar energia. Cada vez mais engajado, o mercado imobiliário adota medidas de simples execução que podem trazer resultados ecologicamente responsáveis.

 

Sustentabilidade além dos condomínios

O Globo, Coluna ADEMI, 24/ago/08

O setor imobiliário vem ampliando os conceitos de sustentabilidade para além das obras de condomínios residenciais e comerciais. Já é possível encontrar conceitos de arquitetura ecologicamente correta na construção de uma escola na Barra da Tijuca e no centro de fauna marinha que será erguido na Zona Portuária do Rio.

 

Natureza do Recreio atrai mercado imobiliário

O Globo, Coluna ADEMI, 10/ago/08

Por causa de suas áreas verdes, o Recreio dos Bandeirantes vem recebendo especial atenção do mercado imobiliário no que diz respeito à preservação da natureza. Há duas décadas, o bairro era considerado ideal para veraneio dos moradores da Zona Sul e, ao longo dos anos, firmou-se como um dos principais destinos dos empresários de construção civil.

 

Setor imobiliário promove educação ambiental

O Globo, Coluna ADEMI, 27/jul/08

O estande do Pier Residências, empreendimento da Rossi e da Decta, na Barrinha, se transformou recentemente em uma verdadeira oficina de educação ambiental, em uma iniciativa da ONG Lagoa Viva. Moradores da região e alunos das escolas da Barra e de Jacarepaguá participaram de atividades monitoradas, visitaram o ecomóvel (escola-laboratório aberta ao público) e assistiram a palestras de profissionais especialistas em preservação ambiental.

 

Encontro no Rio debate novidades para o setor

O Globo, Coluna ADEMI, 13/jul/08

No dia 26 de maio, a ADEMI recebeu em sua sede, no Rio, mais de 70 integrantes da CII/CBIC  - Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Industria da Construção, para debater diversos temas de importância sobre o setor imobiliário.

 

Preservação de áreas verdes na pauta da construção

O Globo, Coluna ADEMI, 22/jun/08

Pensar racionalmente a ocupação dos terrenos e preservar as áreas verdes são hoje condições fundamentais para a qualidade de vida em nossa cidade. O Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, recebeu recentemente o lançamento de mais um condomínio que segue essas tendências.

 

Desenvolvimento sustentável nos projetos de construção

O Globo, Coluna ADEMI, 08/jun/08

A implementação de ações de responsabilidade ambiental e a preocupação com a sustentabilidade dos projetos na área da construção civil, antes apenas uma tendência, ocupam hoje lugar de destaque na agenda do setor. Já fazem parte da realidade do Rio de Janeiro empreendimentos que buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores e garantir a eles que cada um está fazendo a sua parte para preservar o meio ambiente.

 

ADEMI e Prefeitura na luta contra a dengue

O Globo, Coluna ADEMI, 25/mai/08

A melhor forma de evitar  um novo aumento no número de casos de dengue em 2009 é a prevenção. Pensando nisso, a ADEMI e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmaram parceria para um trabalho de prevenção contra o Aedes aegypt nos canteiros de obras do Rio.

 

Construtoras recuperam Lagoa da Tijuca

O Globo, Coluna ADEMI, 11/mai/08

Já podem ser vistos os resultados da recuperação da Lagoa da Tijuca, proporcionada pelas construtoras Carvalho Hosken e RJZ Cyrela em acordo firmado com o Governo do Estado. Pássaros colheireiros e  caranguejos uçá e guaiamum podem ser observados nas redondezas, uma mostra da melhora do ecossistema. 

 

Construtoras beneficiam comunidades

O Globo, Coluna ADEMI, 27/abr/08

As construtoras vêm prestando muita atenção às comunidades com as quais se relacionam, contribuindo por meio de uma série de iniciativas para a melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

 

Capacitação: instrumento para mais produtividade

O Globo, Coluna ADEMI, 13/abr/08

Com o crescente desenvolvimento no setor de construção civil, vem aumentando também o cuidado com a profissionalização e capacitação de seus agentes.

 

Sustentabilidade: a arquitetura de um futuro cada vez mais próximo

O Globo, Coluna ADEMI, 30/mar/08

A arquitetura sustentável vem ganhando um número cada vez maior de adeptos e projetos exemplares. Em países como Estados Unidos, Inglaterra e Índia, já existem mais de 700 prédios verdes.

 

Setor imobiliário promove ações sociais

O Globo, Coluna ADEMI, 09/mar/08

A responsabilidade social há muito deixou de depender exclusivamente de ações isoladas de pessoas e empresas. Hoje em dia é crescente a consciência de que uma atuação voltada ao bem-estar coletivo tem influência direta sobre a aceitação das empresas, pelos consumidores e sobre sua avaliação pelos acionistas.

 

Jacarepaguá assume a dianteira no mercado

O Globo, Coluna ADEMI, 17/fev/08

A análise do mercado imobiliário do Rio de Janeiro em 2007 confirmou a supremacia de Jacarepaguá. Pela primeira vez nos últimos quatro anos, a Barra da Tijuca não foi a campeã em lançamentos na cidade.

 

Um ano de grandes realizações

O Globo, Coluna ADEMI, 16/dez/07

O ano de 2007 chega ao fim com vários motivos de orgulho para a cidade do Rio de Janeiro. O principal deles foram os Jogos Pan-americanos 2007, que elevaram a auto-estima dos cariocas e nos deram uma cidade remodelada.

 

Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2007

O Globo, Coluna ADEMI, 02/dez/07

Esta segunda-feira, dia 3, é um momento de festa para o mercado imobiliário. O setor vai se reunir não só para premiar os melhores projetos imobiliários e as principais personalidades do ano, mas também para festejar o bom momento que o segmento  vive e reforçar sua importância para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e para a qualidade de vida de seus habitantes.

 

Os principais destaques do mercado imobiliário do Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 18/nov/07

É chegada a hora de premiar os principais projetos, empresas e profissionais do mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Já está tudo pronto para a oitava edição do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário, um dos eventos mais importantes do setor

 

Novas áreas valorizam-se no Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 04/nov/07

O setor da construção civil está investindo com ênfase em locais que tiveram suas legislações urbanísticas revistas recentemente ou onde existem Projetos de Estruturação Urbana - PEUs, como é o caso de São Cristóvão, Engenho de Dentro e Méier, Jacarepaguá e Campo Grande.

 

Troca de financiamento imobiliário

O Globo, Coluna ADEMI, 14/out/07

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas que pretende adotar para tentar dar novo incentivo ao setor da construção civil. Entre elas, a portabilidade do crédito imobiliário, que permite ao mutuário transferir financiamento entre bancos em busca de juros mais baixos.

 

Novas moradias trazem progresso ao Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 07/out/07

O espírito de progresso deixado pelo Pan 2007 continua  fazendo o Rio crescer para novas áreas, aumentando as ofertas de moradias. Verifica-se um impulso no desenvolvimento nos chamados bairros planejados, verdadeiras áreas auto-suficientes  de grandes terrenos em locais como Jacarepaguá e Barra e em municípios do interior. 

 

Mercado oferece mais empregos

O Globo, Coluna ADEMI, 16/set/07

O setor imobiliário está vivendo um boom na geração de empregos. A tendência do mercado este ano é dobrar o crescimento em relação ao ano passado. Após as obras dos Jogos Pan-Americanos, o PAC deverá dar ainda mais impulso à geração de empregos.

 

Crise americana sem efeitos no Brasil

O Globo, Coluna ADEMI, 02/set/07


A crise do mercado imobiliário subprime americano não atingiu, na economia real, o mercado imobiliário brasileiro. O setor só vai sentir algum impacto se alguns dos bancos que estão financiando o mercado imobiliário forem estrangeiros, o que poderá provocar uma "freada de arrumação" em todos os mercados, refletindo no país.

 

Recorde de unidades no semestre

O Globo, Coluna ADEMI, 19/ago/07

O número de unidades lançadas pelo mercado imobiliário do Rio de Janeiro bateu o recorde no primeiro semestre deste ano com 3.926 novas unidades, o que representa mais imóveis que no mesmo período dos últimos cinco anos.

 

Do Pan para o futuro

O Globo, Coluna ADEMI, 05/ago/07

É sabido que a maior conquista do Rio de Janeiro com os Jogos Pan-americanos  não foram as 54 medalhas de ouro. Foi a elevação da auto-estima dos cariocas, que - além de tudo - ganharam uma cidade remodelada, com novas unidades residenciais nos bairros próximos às competições e também espaços esportivos dignos de primeiro mundo.

 

A vocação corporativa do Rio de Janeiro

O Globo, Coluna ADEMI, 15/jul/07

A Cidade Maravilhosa vem recebendo diversos investimentos que comprovam a sua vocação para negócios e atendem ao público corporativo. É o caso de empreendimentos como o hotel de 20 andares previsto ao lado do shopping Rio Sul, o recém-inaugurado centro de convenções Rio Cidade Nova e a revitalização dos aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont.

 

Decreto simplifica apresentação de projetos

O Globo, Coluna ADEMI, 1º/jul/07

O prefeito do Rio, Cesar Maia, atendendo a antiga sugestão do mercado imobiliário, assinou o Decreto nº 28070 de 15/06/07 que possibilita a apresentação de somente um jogo de plantas de projetos para análise inicial no âmbito da Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

Estrangeiros investem no Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 17/jun/07

A estabilidade econômica e a profissionalização do mercado imobiliário têm atraído cada vez mais os investimentos estrangeiros. A abertura de capital de algumas empresas, que anteriormente tinham um perfil familiar e, agora, contam com executivos no comando, foi o pontapé inicial do processo de expansão do setor.

 

ADEMI reúne-se com Poder Público

O Globo, Coluna ADEMI, 03/jun/07

A ADEMI vem promovendo uma maior aproximação do setor imobiliário com o Poder Público. No mês de maio, a entidade realizou dois importantes encontros com representantes de secretarias municipais do Rio.

 

Bola da vez é todo o Rio

O Globo, Coluna ADEMI, 20/mai/07

O presidente da ADEMI, Rogério Chor, considera que, em 2007, graças às excelentes condições de financiamento,  o Rio não terá apenas um  "bairro da vez " . Em sua opinião, as construtoras estão interessadas em conferir e estudar a viabilidade de qualquer terreno que lhes seja ofertado, não importando em que bairro ficam.

 

ADEMI apresenta a nova diretoria

O Globo, Coluna ADEMI, 06/mai/07

Em Assembléia Geral Ordinária, o engenheiro civil Rogério Chor foi eleito o presidente da ADEMI para o mandato 2007/2009, junto com os vice-presidentes e conselheiros. No auditório da entidade, Chor apresentou a nova composição da ADEMI, além de anunciar planos e metas para os próximos anos.

 

Rogério Chor, novo presidente

O Globo, Coluna ADEMI, 15/abr/07

A ADEMI renovou seu conselho e diretoria, na assembléia que se realizou no dia 12 de abril, de acordo com seu estatuto. Seu novo presidente é o empresário Rogério Chor, titular da empresa CHL. Estou certo de que conduzirá com maturidade e dinamismo nossa entidade de representação do mercado imobiliário do Rio de Janeiro.

 

 

 

Preservação ambiental, nova palavra de ordem

O Globo, Coluna ADEMI, 18/mar/07

A nova palavra de ordem do desenvolvimento urbano e, por conseqüência, do mercado imobiliário, é o enquadramento ambiental. A habitação, por definição, tem que ser digna. E tradicionalmente apresenta-se com a roupagem que o momento exige.

 

Habitação popular: hora da solução

O Globo, Coluna ADEMI, 04/mar/07

Após a posse dos novos governantes, o período de férias e a apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estamos em um verdadeiro recomeço. É notável a solidez do mercado imobiliário, sua capitalização e capacidade de bem produzir. Está, portanto, na hora de olhar de frente e solucionar o principal problema urbano brasileiro: o favelamento, por seus aspectos urbanísticos e humanitários.

 

Condições para o crescimento

O Globo, Coluna ADEMI, 25/fev/07

 A movimentação atual do mercado imobiliário é animadora, sobretudo, pela capitalização do setor que pode, desta forma, produzir com tranqüilidade, superando as oscilações naturais de um produto de longo prazo. A apresentação do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) acrescenta uma perspectiva de mais recursos para a habitação.

 

A Instituição do Condomínio Edilício nas Construções por Etapas

O Globo, Coluna ADEMI, 11/fev/07

O "condomínio edilício" é, sempre e em qualquer caso, constituído por unidades imobiliárias devidamente discriminadas e individualizadas, estremadas umas das outras e das partes comuns. É o que estabelece, textualmente, o inciso do Art. 1.332, do Código Civil. Leia mais...


 

 

Expectativas positivas

O Globo, Coluna ADEMI, 21/jan/07

O estado do Rio de Janeiro vive um momento especial. Neste início de 2007, começamos não apenas um novo ano, mas um novo governo estadual que, pela primeira vez, promove agendas compatíveis com os governos federal e municipal. É um avanço institucional que só merece aplausos. As expectativas são, portanto, amplamente positivas.

 

Mercado imobiliário celebra 2006

O Globo, Coluna ADEMI, 17/dez/06

O grande encontro anual do mercado imobiliário do Rio de Janeiro aconteceu no dia 8 de dezembro, no hotel Intercontinental, reunindo as melhores empresas, profissionais e projetos de 2006. Com a presença do prefeito Cesar Maia, além de outras autoridades, políticos e empresários, a festa de entrega do Destaque ADEMI Prêmio Master Imobiliário 2006 recebeu mais de 700 convidados, que celebraram mais um ano de desafios e conquistas.

 

Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2006

O Globo, Coluna ADEMI, 03/dez/06

No próximo dia 8, sexta-feira, o mercado imobiliário se reúne mais uma vez para a entrega do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2006 - Rio de Janeiro. É o momento de consagração dos melhores projetos imobiliários, nos seus vários aspectos, selecionados por um júri independente e de homenagens prestadas pela diretoria da entidade a personalidades e fatos que se sobressaíram no ano prestes a se encerrar.

 

Mercado imobiliário do Rio premia suas melhores empresas

O Globo, Coluna ADEMI, 19/nov/06

  Os principais projetos, empresas e profissionais do mercado imobiliário do Rio de Janeiro já foram selecionados para a sétima edição do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário, um dos eventos mais importantes do setor.

 

Tendências do mercado imobiliário: como se preparar para o futuro

O Globo, Coluna ADEMI, 05/nov/06

"Como se preparar para o futuro diante das novas tendências do mercado imobiliário" foi o tema do segundo painel da CII/CBIC, realizado dia 19/10, no Hotel Tambaú, em João Pessoa/PB, por ocasião do 78º Enic.

 

Desenvolvimento urbano, ainda uma expectativa

O Globo, Coluna ADEMI, 21/out

Estamos no curso do processo eleitoral de segundo turno. Passamos as eleições parlamentares com muita expectativa e assistimos agora aos debates sobre idéias e propostas. Este é o segundo turno das eleições para presidente da República e governadores que, com certeza, enriquece o processo democrático e, mais ainda, compromete os novos governantes com ações efetivas.

 

Destaque ADEMI

O Globo, Coluna ADEMI, 24/set

Em dezembro, será realizada a 7ª edição de um dos mais tradicionais prêmios do mercado imobiliário: o Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário. Através dele, o setor apresenta empreendimentos dos mais diversos portes, que tornam-se gigantescos por suas características inovadoras e sua adequação a vontade da população.

 

Oportunidade única para o desenvolvimento sustentado

O Globo, Coluna ADEMI, 10/set

Na última terça-feira, dia 5 de setembro, associados da ADEMI-RJ, do Sinduscon-Rio e representantes do setor assistiram à apresentação do documento "A construção do desenvolvimento sustentado", contendo propostas da cadeia produtiva da construção aos candidatos à Presidência da República.

 

Lei 11.232/05 - Desestímulo à inadimplência

O Globo, Coluna ADEMI, 27/ago

Em artigo anteriormente publicado no site da ADEMI - www.ademi.org.br - sob o título "Condomínio - Desestimulando a Inadimplência", a propósito da inadimplência contumaz, chamávamos a atenção dos leitores, para a ressalva do Art. 1.337 do Código Civil.

 

Sinais de um futuro melhor

O Globo, Coluna ADEMI, 13/ago

A moradia digna para os brasileiros precisa ser, e um dia o será, resultado de uma política nacional ampla e abrangente. Passa por diversos aspectos. O primeiro e mais visível é a questão do desenvolvimento urbano, como um todo. De fato, a estruturação correta das cidades quanto ao saneamento, ao transporte coletivo, à energia e aos meios para o exercício da cidadania, como escolas e hospitais funcionando bem, antecede a qualquer outra iniciativa.

 

Um desafio a ser enfrentado

O Globo, Coluna ADEMI, 30/jul

No primeiro semestre de 2006, verificou-se um aumento de recursos destinados ao financiamento da construção e aquisição de imóveis, tanto do FGTS, quanto de origem bancária e de outras fontes governamentais (federais, estaduais ou municipais). Há, entretanto, uma distorção: dos cerca de R$ 10 bilhões disponíveis, apenas R$ 1,37 bilhão foram utilizados. O volume é insignificante diante da necessidade real e permanece a desproporção entre os recursos para a construção de novas unidades e os destinados à aquisição de materiais de construção, reformas e comercialização de imóveis usados.


 

A questão urbana é vital para o Brasil

O Globo, Coluna ADEMI, 16/jul

Começou a campanha eleitoral de 2006. No dia 1o de outubro, votaremos para presidente da República, governadores, senadores e deputados. O momento é, portanto, propício para a formulação de nosso futuro em termos de mercado imobiliário e construção civil. A permanecer a situação atual, estaremos, cada vez mais, condenando as cidades brasileiras ao favelamento acelerado, à decrepitude de infraestrutura e, em conseqüência, ao mau abrigo dos cidadãos. A questão do desenvolvimento urbano, como se configura, não pode mais ser considerada como uma espécie de Copa de Mundo, de grande importância, mas cujos resultados, positivos ou negativos, se esgotam rapidamente.

 

Recursos existem, faltam decisões

O Globo, Coluna ADEMI, 18/jun

 É preciso enfatizar: a única forma de reduzir e, algum dia, eliminar o déficit habitacional, transformando as habitações no Brasil em casas que confiram dignidade aos seus moradores, é CONSTRUIR. Não há paliativo. Erguer moradias com técnica de construção, em terrenos urbanizados e que tenham adequação jurídica e sociológica. Apenas construindo se efetivará o desenvolvimento urbano e se constituirá um verdadeiro mercado imobiliário.

 

Prioridades do setor

O Globo, Coluna ADEMI, 4/jun

Ao longo de anos, os profissionais do mercado imobiliário e da construção civil  solicitaram insistentemente a existência de uma autoridade claramente identificada para a questão urbana. Sim, porque a divisão da responsabilidade política entre instituições de crédito - como a Caixa Econômica Federal -, o Banco Central, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos, o ministro do Interior e outras agências ocasionou o desastre que era nosso setor em 2002.

 

Terrenos da União - Jardim Oceânico e Tijucamar

O Globo, Coluna ADEMI, 21/mai

Em razão dos questionamentos resultantes do reconhecimento da ocupação de terrenos de marinha, mediante averbações de aforamento, procedidas, pelo 9º. Oficio de Registro de Imóveis, nas matriculas de diversos imóveis situados nos loteamentos Jardim Oceânico e Tijucamar, por determinação da Secretaria de Patrimônio da União, através dos Ofícios 1.886, de 28.12.2001 e 1.274, de 23.10.2002, diversos movimentos têm sido iniciados por entidades representativas de moradores da Barra da Tijuca, para enfrentamento da questão. Veja os arquivos relacionados com essa matéria.

 

Recursos para novas moradias

O Globo, Coluna ADEMI, 23/abr

Mais uma vez, o governo federal alardeia grandes vitórias e aumentos no financiamento habitacional numa ladainha irracional. Os responsáveis pelas políticas públicas do setor não valorizam verdades elementares, entre elas a de que o mercado imobiliário é a grande solução para a questão habitacional. Mercado, bem entendido, que se forma para todas as categorias sociais, ainda que para as camadas mais pobres deva ser até fortemente subsidiado.

 

Mercado amplo para a população

O Globo, Coluna ADEMI, 09/abr

Todos os indicadores apontam para um grande crescimento do mercado imobiliário em 2006, comparando-se com anos anteriores. Pior do que estava é impossível. Haverá recursos do mercado de capitais, existe um pouco mais de racionalidade na expansão urbana das maiores cidades, a segurança jurídica aumentou e as regras de financiamento pelos bancos e pelos captadores de recursos para cadernetas de poupança estimulam a aplicação em imóveis.

 

Políticas e leis são inadequadas

O Globo, Coluna ADEMI, 26/mar

Nos últimos dez anos, portanto nada conjuntural, a indústria nacional cresceu menos que a média mundial e bem menos que a dos conjuntos de países dos quais o Brasil faz parte. Entre os piores setores está o da construção civil. É inaceitável. Tanto em valor absoluto, pois não se pode condenar toda uma geração ao favelamento por ausência de projetos de desenvolvimento urbano e construção habitacional, quanto por comparação com outras nações, como o México, Chile e as do Oriente Médio.

 

Setor se destaca no mercado de capitais

O Globo, Coluna ADEMI, 12/mar

As empresas imobiliárias são o destaque do momento no mercado de capitais. Esta boa novidade ocorre no quadro atual de valorização do real face às outras moedas, de abundância de recursos - até ociosos - no mundo, de vigor da macroeconomia brasileira e de confiabilidade do mercado de capitais.

 

Crédito adequado é fundamental

O Globo, Coluna ADEMI, 19/fev

As recentes medidas de incentivo à construção civil são muito bem vindas. Pela primeira vez, em muitos anos, há uma efetiva redução dos impostos federais sobre materiais de construção considerados básicos. Evidentemente, o mercado imobiliário só tem palavras de apoio e de aplauso às iniciativas que visam a reduzir o custo do produto - construção - e, portanto, tornar mais acessível a casa própria para a maioria dos brasileiros. Colaboram, de forma geral, para a formação, o fortalecimento e a universalização do mercado imobiliário.

 

Aquisição de imóvel em condomínio edilício - Prova de quitação

O Globo, Coluna ADEMI, 05/fev

O advogado e Consultor Jurídico da ADEMI, Maury Rouède Bernardes fala sobre a prova de quitação para a outorga de escritura de alienação ou transferência de direitos sobre unidade imobiliária em condomínio edilício.

 

ADEMI comemora 35 anos

O Globo, Coluna ADEMI, 29/jan

Em 28 de janeiro de 1971 surgia a ADEMI - Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário. Fundada por 15 empresários da época com o intuito de fortalecer o setor e atuar junto às sociedades de crédito imobiliário, a Associação começou num pequeno escritório no Centro da cidade, cedido por um dos empresários. De lá pra cá cumpriu seu papel e hoje é uma das mais importante entidade representativa do Mercado Imobiliário no País. "Era um momento novo para a Construção Civil. Precisávamos de uma representação direta, com instrumentos adequados para o fortalecimento do setor", lembra Luiz Chor, um dos fundadores

 
 
 

Receita segura de crescimento sustentado

O Globo, 14/mar

A construção civil é um setor mágico na crise e na anticrise. Algumas experiências mundiais, como as de Roosevelt nos Estados Unidos com o New Deal para enfrentar a Grande Depressão de 1929 e as da Europa no pós-guerra, são as mais notáveis. A mágica foi estimular a construção civil no triplo sentido: ocupar pessoas, dada a intensidade de mão-de-obra de sua atividade, mobilizar a economia - face ao parque de materiais de construção e os capitais envolvidos e à organização das cidades, acoplada ao desenvolvimento de outros setores -, mas sobretudo reforçar o benefício social que a moradia digna traz às populações.

 

Construtores e magistrados

Por Márcio Fortes, Presidente da ADEMI

A atividade imobiliária, que transcende em muito o conceito de construção, é a mais viável alavanca para a retomada do crescimento. Não só porque constrói, alimentando a economia, empregando mais pessoas e multiplicando as indústrias fornecedoras de materiais. Sua importância vai além: ordena as cidades, organiza o desenvolvimento urbano e possibilita a todos dignidade na moradia, que é a base fundamental do ser humano. Com dignidade na moradia, tem-se saúde, educação e capacidade de melhor desempenho no trabalho, tudo, enfim, que significa o resultado da correta aplicação dos conceitos de desenvolvimento humano.

 

Subseções desta seção

 
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]