Aconteceu na ADEMI

Todas as matérias desta seção

AGERio apresenta oportunidades de negócios e parcerias com o Governo do Estado na sede da ADEMI

Durante evento realizado na sede da ADEMI, o Presidente da AGERio, Domingos Vargas, apresentou o projeto de Parceria-Público Privada (PPP) entre o mercado imobiliário e o estado, que propõe a permuta de imóveis e a modernização dos batalhões da Polícia Militar. Estavam na mesa de debates o Presidente da ADEMI, João Paulo Rio Tinto de Matos; os Vice-Presidentes da entidade Rogério Chor e Claudio Hermolin; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Marco Capute; o Secretário de Habitação, Bernardo Rossi, e o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Pinheiro Neto, representando o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

 

ADEMI recebe o jornalista George Vidor para analisar a economia carioca

Na última segunda-feira, dia 30 de setembro, o presidente da ADEMI, JoãoPaulo Rio Tinto de Matos, promoveu encontro entre seus associados e o jornalista e colunista George Vidor, um dos principais analistas de economia do país. O evento tema "Cenário Macroeconômico e as Perspectivas para o Mercado Imobiliário", no Rio de Janeiro.

 

ADEMI realiza café da manhã sobre "Arquitetura Imobiliária para a Cidade - Planejamento Urbano e a Dinâmica da Cidade e o andamento dos novos PEU's"

Na manhã da última sexta-feira, dia 26 de outubro, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, foi o anfitrião de um café da manhã com o Secretário Municipal de Urbanismo e os executivos do mercado imobiliário. Realizado na sede da ADEMI, o evento contou com a presença do secretário Sergio Dias e seus assessores, que fizeram uma ampla exposição sobre a Arquitetura Imobiliária para a Cidade - Planejamento Urbano e a Dinâmica da Cidade e o andamento dos novos PEU's. O objetivo do encontro foi apresentar a dinâmica dos licenciamentos, os números da construção e as ações da secretaria para o desenvolvimento urbano da cidade.

 

ADEMI RJ reúne Oficiais Registradores no seu Grupo de Trabalho estatutário " Segurança Jurídica"

No dia 24 de outubro, a ADEMI realizou em sua sede o 3º Encontro com os Oficiais dos Registros de Imóveis e representantes do Judiciário, das Incorporadoras e das Instituições Financeiras.

 

Secretário de Estado de Transportes faz palestra na ADEMI

Nesta terça-feira, dia 3 de outubro, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, recebeu na sede da associação o secretário de estado de Transportes, Júlio Lopes, para uma palestra sobre os projetos para a melhoria dos transportes públicos de passageiros no Rio. Acesse aqui a apresentação.

 

Secretário Municipal de Obras realiza palestra da ADEMI

No dia 17 de agosto, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto da Silva, e seus assessores estiveram na sede da ADEMI para  palestra sobre as principais obras que estão em andamento na cidade. Para dirigentes das empresas do mercado imobiliário, foi a oportunidade de conhecer com mais detalhes o grande volume de obras associadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, Também foram dados esclarecimentos sobre outras intervenções relevantes, como a construção dos corredores para os BRTs, a recuperação do Rio Maracanã e as obras no Porto.

 

Iniciativa da ADEMI-RJ reúne especialistas e empresários da construção civil para promover inovação na cadeia produtiva do setor

O workshop "Novos padrões construtivos", promovido pela ADEMI no fim de maio, atraiu especialistas de diferentes segmentos da construção, além de representantes da Prefeitura e do Governo do Estado. Realizado em parceria com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), com apoio de representantes das empresas Tishman & Speyer do Brasil e Codeme Engenharia S.A, o encontro teve o objetivo de analisar o atual momento do setor e discutir o desafio de inovação da cadeia produtiva. Confira detalhes no texto de Ephim Shluger, consultor-técnico da ADEMI.

 

ADEMI se reúne com Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro

A ADEMI realizou em sua sede, no dia 28 de maio, um Fórum de debates dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro com os integrantes do Grupo de Trabalho estatutário "Segurança Jurídica no Negócio Imobiliário" sob a presidência do Dr. João Paulo Matos, 1º Vice-Presidente da ADEMI e coordenado pelo advogado Maury Rouède Bernardes, consultor jurídico da Associação.

 

ADEMI realiza workshop sobre Novos Padrões Construtivos

No dia 24 de maio a ADEMI promoveu em sua sede o workshop Novos Padrões Construtivos, apresentando o que há de inovador na construção civil em tecnologia, sustentabilidade e novos usos. O evento contou com a participação de nomes de relevância do setor.

 

9ª Edição do Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada". Pesquisa indica alto grau de satisfação dos participantes.

Abril/2012

De 12 a 14 de abril, a CM2 - Estruturação Imobiliária realizou, com apoio da ADEMI, a 9ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", em que foram apresentados os fundamentos para a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários.

 

ADEMI marca presença no protesto contra a redistribuição dos royalties do petróleo


A ADEMI esteve presente na passeata que reuniu cerca de 150 mil manifestantes em defesa das receitas de petróleo do Estado do Rio. As principais lideranças políticas do estado participaram do ato, como o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o vice-governador e coordenador e Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e secretários de Estado. A concentração começou às 15h, ao lado da igreja da Candelária, na Avenida Rio Branco, Centro. Apesar de já aprovada pelo Senado, a proposta ainda poderá ser vetada ou não pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o governo do Rio, que tem direito a recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o projeto, a manifestação é "uma batalha por Justiça"

*Funcionários da Construtora Santa Isabel S/A - empresa associada à ADEMI RJ.

 

O Legado da Copa do Mundo 2010 na Cidade do Cabo, África do Sul

Palestra da Dra. Laurine Platzky na ADEMI-RJ - 25/10/2011

A Dra. Laurine Platzky, assessora do Primeiro Ministro da província de Western Cape, África do Sul fez uma apresentação na ADEMI-RJ enfocando o tema de legado da Copa do Mundo 2010 em sua província. Falou dos preparativos que antecederam a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2010, e a avaliação recém concluída, dos impactos dos investimentos públicos e privada realizados e os legados deixados no âmbito de desenvolvimento social, cultural, ambiental-urbano e de desenvolvimento econômico local na área metropolitana da Cidade do Cabo. Clique aqui para acessar a apresentação.

 

O Mercado da Construção Sustentável no Brasil e Certificação LEED

No dia 30 de setembro foi realizada na ADEMI uma conferência do Engenheiro Marcos Casado, Gerente Técnico do Green Building Council Brasil (GCB) - entidade sem fins lucrativos, criada em1998, com a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional de construção civil com o foco na sustentabilidade sócio-ambiental. Com o titulo de "O Mercado da Construção Sustentável no Brasil e Certificação LEED" a palestra versou sobre o método utilizado para avaliação de projetos de construção de estruturas e bairros submetidos para certificação de selo verde, e a crescente expansão das atividades da GCB no Brasil.

 

Seminário com Empresas Catalãs na ADEMI RJ

Na sexta-feira, dia 2 de setembro, a ADEMI-RJ recebeu um grupo de especialistas em construção pré-fabricada de elementos modulares, representando as empresas Espanholas PRETERSA, MOLDUTEC, AGELCO, TECHNOHABITT e HORMIPRESA para um seminário com a presença dos associados da ADEMI sobre os novos modelos construtivos. Acesse aqui algumas apresentações feitas pelas empresas espanholas.

 

ADEMI homenageia o Prefeito Eduardo Paes em evento no Jockey Club

Em evento no Jockey Club na sexta-feira, dia 5 de agosto, a ADEMI promoveu um almoço em homenagem ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Reunindo grandes empresários do mercado e autoridades municipais, estaduais e federais, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade desde a sua posse, em abril, e exaltou as perspectivas de desenvolvimento urbano e social da cidade para os próximos anos.

 

Projeto do Anel de Alta Performance do Transporte Público é apresentado na ADEMI

Na última quinta-feira, 02, a Gerente de Projetos Olímpicos de Transporte (SETRANS), a arquiteta Dayse Góis, apresentou, na sede da ADEMI, o projeto do Anel de Alta Performance de Transporte Público do Rio de Janeiro. Um dos grandes desafio do Rio de Janeiro é garantir um transporte público de qualidade e eficaz para os Jogos Olímpicos de 2016. O Anel de Alta Performance faz parte do Plano de Legado da cidade que, além da área de transportes públicos, contemplará infraestrutura urbana, meio ambiente e desenvolvimento social. Acesse aqui a apresentação sobre o Anel de Alta Performance.

 

ADEMI discute a formação de mão de obra e novos modelos construtivos para a construção civil

A ADEMI realizou na última quarta-feira, 25 de maio, em sua sede, uma reunião com os Diretores Técnicos das empresas associadas à entidade com o objetivo de discutir os assuntos relacionados com a formação de mão de obra e novos modelos construtivos para a construção civil. Clique aqui e acesse a proposta da ADEMI para criação de um novo modelo construtivo imobiliário para o Brasil.

 

Lançamento da ADIT Invest no Rio de Janeiro reúne empresários e imprensa carioca

O ADIT Invest, evento de negócios que reunirá empresários dos segmentos imobiliário e turístico, foi oficialmente lançado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dia 6. Estiveram presentes no lançamento Luiz Henrique Lessa (presidente da ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Brasil), André Menezes (diretor de investimentos da ADIT Brasil), José Conde Caldas (presidente da construtora Concal e da ADEMI-RJ - Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro) e Jorge Arraes (presidente da CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), entre outros empresários e investidores.

 

ADEMI realiza palestra sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município do Rio de Janeiro

Com a presença de mais de 80 pessoas, o secretário municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, Sérgio Dias, apresentou o Plano Diretor da cidade do Rio na tarde de ontem (31/mar), na sede da ADEMI.Sérgio Dias aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e a interação com a ADEMI na gestão de Rogério Chor e dar as boas-vindas ao futuro presidente, José Conde Caldas: "Não podia deixar de agradecer à ADEMI, que está completando seus 40 anos.

Clique aqui para acessar a palestra.

 

Eduarda La Rocque fala a associados da ADEMI

Secretária de Fazenda apresenta relação de imóveis da Prefeitura em licitação.

Diante de um auditório repleto, a Secretária Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro, Eduarda La Rocque, apresentou aos associados da ADEMI um balanço de seus dois primeiros anos à frente da secretaria e a relação de imóveis pertencentes à Prefeitura em fase de alienação, por meio de licitação pública.

 

5ª Edição do Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada" - Pesquisa indica alto grau de satisfação dos participantes

Realizado nos dias 9, 10 e 17 de abril pela CM2 - Estruturação Imobiliária com apoio da ADEMI, o curso "Estruturação Imobiliária Aplicada" foi classificado na pesquisa de avaliação por 83,8% dos participantes como "muito bom".

 

4ª Edição do Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada" - Pesquisa indica alto grau de satisfação dos participantes

De 7 a 15 de agosto, a CM2 - Estruturação Imobiliária realizou, com apoio da ADEMI RJ e cooperação da EI - Estudo e Treinamento, a 4ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", em que foram apresentados os fundamentos para a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários e de base imobiliária. Na Pesquisa de avaliação 97% dos participantes se declararam muito satisfeitos com o curso e o enquadraram como muito bom ou ótimo.

 

Estão encerradas as inscrições para a quarta edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada"

Estão encerradas as inscrições para a 4ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", que a CM2 - Estruturação Imobiliária Ltda estará realizando nos dias 07, 08, 14 e 15 do corrente, com o apoio da ADEMI, na sede da entidade, na Urca.

 

Encerram-se hoje as inscrições para a quarta edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada"

Encerram-se hoje, às 18h, as inscrições para para a quarta edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", que a partir do dia 7 de agosto apresentará os fundamentos que norteiam a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários e de base imobiliária nas áreas mais relevantes da atividade. Durante as aulas, serão realizados exercícios, enriquecidos com temas afins, apresentados e debatidos por profissionais de destaque no setor, permitindo uma interação constante entre participantes, instrutores e palestrantes. Clique aqui para acessar o programa e fazer sua inscrição.

 

Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada" traz palestra sobre sustentabilidade

O curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", realizado pela  CM2 - Estruturação Imobiliária, com apoio da ADEMI trouxe, na sexta (14/08), uma palestra do arquiteto e Consultor de Desenvolvimento Urbano da ADEMI, David Cardeman sobre "Sustentabilidade nas Construções - Arquitetura Ecoeficiente". No encontro, Cardeman falou a respeito da expansão dos empreendimentos sustentáveis e como, cada vez mais, os prédios verdes se apresentam como uma aposta para o mercado imobiliário.

 

Começa a quarta edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada"

A CM2 - Estruturação Imobiliária Ltda, com apoio da ADEMI, iniciou sexta (07/08) o curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", que está apresentando os fundamentos que norteiam a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários e de base imobiliária, nas áreas mais relevantes da atividade. No primeiro dia de treinamento, a coordenadora de Pesquisa da ADEMI, Gabriella Szklo, ministrou uma palestra sobre a elaboração e o resultado das estatísticas coletadas pela entidade.

 

Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada" inicia nesta sexta

Outubro/2007

Começa nesta sexta-feira, dia 19, a segunda turma do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", que a CM2 vai ministrar, com apoio da ADEMI. Os excedentes que não conseguiram participar já estão automaticamente pré-inscritos para a terceira turma do curso, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2008.

 

Curso "Estruturação Imobiliária Aplicada": Pesquisa indica alto grau de satisfação dos participantes

Julho / 2007

De 15 a 29 de junho, a CM2 - Estruturação Imobiliária, com apoio da ADEMI, realizou o curso "Estruturação Imobiliária Aplicada", em que foram apresentados os fundamentos para a montagem e o desenvolvimento de negócios imobiliários e de base imobiliária. Ao fim do curso, foi feita uma pesquisa com os participantes. Entre aqueles que responderam a enquete, 91% se mostraram muito satisfeitos com o curso e o enquadraram como bom ou muito bom.

 

Segundo dia do Curso contou com palestra do Dr. Márcio Fortes

Junho / 2007

No Segundo dia de apresentação do curso de estruturação imobiliária aplicada os instrutores Carmen Portas, Márcio Pagliaro e Maury Bernardes apresentaram os módulos de Contratos e Aproveitamento Imobiliário e proporcionaram aos inscritos uma palestra proferida pelo Engenheiro Márcio Fortes sobre o tema "Baixa Renda".



 

Workshop sobre financiamento traz opções de impulso à construção

Outubro / 2006

O workshop "Alternativas ao financiamento à produção em projetos residenciais", realizado pela ADEMI no dia 25 de outubro, reuniu mais de 50 interessados em conhecer as modalidades de fomento às construções. Com palestra do diretor-executivo da Brazilian Capital, Rossano Nonino, a platéia tirou várias dúvidas sobre as três opções apresentadas no evento: o FIP (Fundo de Investimento em Participações), o "Financiamento Mezanino" e a Securitização de Recebíveis após obtenção do habite-se e durante as obras. Clique aqui para acessar a íntegra da apresentação.

 

ADEMI-RJ realizou workshop sobre financiamento imobiliário

Outubro / 2006

No dia 25 de outubro, especialistas do mercado imobiliário se reuniram na sede da ADEMI no workshop "Alternativas ao financiamento à produção em projetos residenciais". Em pauta, esteve a comparação entre as diversas modalidades de financiamento à construção.

 

Seminário ADEMI-UFF: público e privado de mãos dadas

Julho / 2006

O Seminário ADEMI-UFF sobre "Empreendimentos Residenciais no Rio de Janeiro: Cenário Atual e Prospectivas" realizado na sede da ADEMI foi um sucesso. Segundo Pedrinho Goldman, doutorando da UFF e um dos idealizadores do seminário, "esse tipo de parceria é um começo para que se discutam soluções práticas com o auxílio teórico".



 

Encontro com vereadores na ADEMI discute Plano Diretor

Junho / 2006

Com a presença de seis vereadores que integram a Comissão Especial de Relatoria do Plano Diretor e de mais de 40 dirigentes e associados, a ADEMI promoveu na tarde desta quinta-feira, na sede da Urca, um encontro em torno do Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro, em fase final de discussão na Câmara.

 

Santander Banespa faz palestra sobre crédito imobiliário

Maio / 2006

O Banco Santander Banespa ofereceu na última sexta-feira, 12 de Maio, na sede da ADEMI, um almoço com uma palestra sobre o cenário do crédito imobiliário em 2006. O evento contou com mais de 40 participantes, entre eles o presidente da ADEMI, Márcio Fortes e seus vices Rogério Chor, José Conde Caldas, Rodolpho Vasconcellos, Fernando Wrobel e Afonso Kuenerz.

 

 

Bradesco realiza palestra sobre crédito imobiliário

Abril / 2006

Após Assembléia Geral Ordinária, realizada anualmente na ADEMI, o Banco Bradesco ofereceu um almoço com uma palestra sobre o cenário do crédito imobiliário em 2006. O evento, que teve sua lotação máxima, foi um sucesso e contou com a presença de diversos dirigentes do setor.

 

Engenharia Imobiliária Aplicada

Março / 2006

Dia 07 de março, aconteceu o curso básico de Engenharia Imobiliária Aplicada - Estudo Econômico e Financeiros. Com a carga horária de 12 horas, o curso será ministrado pelo engenheiro civil Márcio Pagliaro Gonçalves. O objetivo foi capacitar e atualizar os profissionais do mercado imobiliário sobre: Estudo de Viabilidade, o Desenvolvimento Imobiliário, Conceitos financeiros, entre outros temas.

 

Seminário sobre o TAC - TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA.

Fevereiro / 2006

Com o objetivo de esclarecer as mudanças e a formação dos novos preços de venda em consonância com o Termo de Ajustamento de Conduta, recentemente firmado entre as empresas incorporadoras/construtoras e o Ministério Público Estadual, a ADEMI realizou um seminário sobre o tema. O evento contou com a explanação dos advogados Luis Antônio Campos Mello e Maury Rouède Bernardes e do engenheiro Marcio Pagliaro Gonçalves, professor dos cursos da ADEMI.

 

Termo de Ajustamento de Conduta

Fevereiro / 2006

A ADEMI realizou no dia 14 de fevereiro, das 14h às 18h, um seminário sobre o TAC - TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, firmado entre as empresas incorporadoras/construtoras e o Ministério Público Estadual.

 

Alienação Fiduciária e os atos registrais

Dezembro / 2005

A ADEMI realizou, em parceria com a ANOREG - Associação dos Notários Registradores, um seminário sobre alienação fiduciária. Com a participação do juiz Celso Luiz de Matos, do advogado Melhim Namem Chalhub e do advogado e Consultor Jurídico da ADEMI, Maury Rouède Bernardes, o evento foi um sucesso. Além da base legal, os palestrantes explicaram os procedimentos do registro imobiliário e extrajudiciais e as peculiaridades da alienação fiduciária de imóveis em construção.

 

Alienação Fiduciária e os atos registrais

Dezembro / 2005

A ADEMI realizou, em parceria com a ANOREG - Associação dos Notários Registradores, um seminário sobre alienação fiduciária. Com a participação do juiz Celso Luiz de Matos e do advogado Melhim Namem Chalhub, o evento foi um sucesso. Além da base legal, os palestrantes explicaram os procedimentos do registro imobiliário e extrajudiciais e as peculiaridades da alienção fiduciária.

 

Seminário explica aspectos do Patrimônio de Afetação

Novembro / 2005

Foi realizado, no Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos, em São Paulo, um seminário sobre o Patrimônio de Afetação. Organizado pela Cultcorp, o evento foi destinado a incorporadores, construtores, compradores e financiadores.

 

ADEMI promove workshop sobre publicação online

Outubro / 2005

O auditório da ADEMI foi palco, no dia 28 de outubro, do workshop "Publique Melhor". Realizado pela Calepino, estúdio especializado em comunicação interativa, o evento pretendeu ensinar como administrar com sucesso sites de conteúdo. Ministrado pelo jornalista Vicente Tardin, criador e editor do Webinsider, o workshop foi aberto a todos os interessados.

 

Seminário Brasileiro de Direito Imobiliário em São Paulo

Outubro / 2005

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, o Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad)  promoveu, em parceria com o Instituto "O direito por um planeta verde" e o Brasilcon, o Seminário Brasileiro de Direito Imobiliário.

 

Meio Ambiente

Setembro / 2005

A ADEMI realizou no dia 01 de setembro a palestra sobre "O VETOR AMBIENTAL E OS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS. O evento, ministrado pelos advogados Antônio Fernando Pinheiro Pedro e Maria Aline Ladeira Rodrigues, abordou temas como os princípios da declaração das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 



 

III Seminário Rumos do Mercado Imobiliário

Junho / 2005

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio da ADEMI, realizou no dia 02 de junho na sede da Fecomércio o  "III Seminário Rumos do Mercado Imobiliário: Financiamento e Entraves à Construção Civil". A abertura do evento contou com a presença do presidente da ADEMI, Marcio Fortes; do presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, e do diretor-executivo da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos.

 

Juros nos contratos imobiliários

Abril / 2005

A ADEMI promoveu, em sua sede, uma palestra sobre juros nos contratos imobiliários, com o advogado Luiz Antônio Campos Mello, membro do Instituto dos Advogados.
Campos Mello sublinhou os diversos momentos históricos que produziram diferentes entendimentos em relação à cobrança de juros pelo uso do capital alheio, seja no formato dos contratos de mutuo, seja nos financiamentos do preço de venda de bens, inclusive e em especial, no caso de bens para entrega futura, como sucede nos contratos de comercialização de incorporações imobiliárias.

 

Curso sobre Estudo de Viabilidade

Março / 2005

Foi encerrada no último dia 22, com uma palestra do vice-presidente da João Fortes Engenharia, Nelson Correa, a primeira turma do curso "Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira", oferecido pela ADEMI. Nelson explicou a visão do incorporador sobre o Estudo de Viabilidade. Voltado para todos os profissionais do mercado imobiliário, o curso visa especializar e aprimorar o trabalho desses profissionais, difundindo técnicas atualizadas e objetivas da engenharia econômica e financeira. A procura foi tanta que a ADEMI já está programando uma segunda turma. As aulas são ministradas pelo engenheiro civil Marcio Pagliaro, ex-consultor imobiliário de empresas como João Fortes Engenharia, Gafisa e AC Lobato. Mais informações pelo telefone 2543-1110.

 

ADEMI reúne secretárias dos vice-presidentes

Janeiro / 2005

A ADEMI promoveu no último dia 18 de janeiro, em sua sede, o encontro das secretárias dos vices-presidentes da entidade. O objetivo foi facilitar a interação, contribuindo para a troca de experiência e de idéias. Além disso, as profissionais visitaram as instalações da sede e conheceram todo o funcionamento do trabalho.

 

ADEMI promove seminário na EMERJ

Janeiro / 2005

A região metropolitana do Rio de Janeiro terá prioridade nos programas federais de habitação neste ano, segundo informou a secretária executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato, no seminário "O Arcabouço Sociojurídico da Questão Habitacional no Brasil", promovido pela ADEMI em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ. "Existem 11 regiões metropolitanas que estão em situação de risco, mas consideramos que o Rio merece atenção especial e urgente".

 

Marcelo Terra dá início ao Ciclo de Palestras

Outubro / 2004

O advogado Marcelo Terra, do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra, deu início ao "Ciclo de Palestras". Promovido pela ADEMI, o evento visa discutir temas importantes do Mercado Imobiliário. Para começar, Marcelo falou sobre a Lei n.° 10.931, com destaques a cada um dos assuntos inerentes ao setor. Para ele, a Lei 10.931 trouxe uma nova realidade para a atividade empresarial da incorporação imobiliária "O Patrimônio de Afetação representa o cerceamento da liberdade do empresário. O incorporador é tratado pela lei como mero administrador de recurso de terceiros, mas continua o único e exclusivo responsável pelo insucesso do empreendimento", afirma Terra.

 

ADEMI promove palestras sobre Condomínio Edilício

Setembro / 2004

Os juízes de Direito Marcos Alcino de Azevedo Torres e Werson Franco Pereira Rêgo deram palestras sobre o Condomínio Edilício no Código Civil de 2002, seguidas de debates levados pelo presidente da ABAMI (Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário), Sergio Murilo Herrera Simões e do consultor jurídico da ADEMI, Maury Rouède Bernardes. O encontro foi no dia 10 de setembro, na sede da ADEMI.

 

Almoço-palestra de Secretário das Culturas na ADEMI

Agosto / 2004

O Secretário Municipal das Culturas, Ricardo Macieira, participou de um almoço-palestra na ADEMI sobre Patrimônio, Preservação e Desenvolvimento da Cidade. O encontro, restrito aos sócios, foi de 12:30 às 14:30, na sede da ADEMI, à Av. Portugal 466, Urca, com a presença do Presidente Márcio Fortes.

 

Nova era para a cidade do Rio

Agosto / 2004

O começo de uma nova era. Assim, o presidente da Ademi, Márcio Fortes, resumiu a importância do encontro promovido pela entidade com o Secretário Municipal das Culturas, Ricardo Macieira, nesta quinta-feira. Com base nas palavras de Macieira, Fortes disse esperar que o setor imobiliário passe, efetivamente, a ser ouvido no processo urbanístico da cidade.

 

Curso de Legislação e Responsabilidades Ambientais

Agosto / 2004

Participe! Começa hoje o curso de Legislação e Responsabilidades Ambientais. De 16 a 19 de agosto, das 13:30 às 17:30, na sede da ADEMI (Av. Portugal, 466 - Urca), o curso está aberto a todos os interessados. Para mais informações, ligue para (21) 2543-1110. Clique aqui para se inscrever

 
 

ADEMI promove palestras sobre Planos de Estruturação Urbana

Julho / 2004

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário - ADEMI-RJ -está promovendo, no auditório de sua sede, na Av. Portugal 466, Urca, uma série de palestras em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo sobre os Planos de Estruturação Urbana (PEUs) com grande sucesso de público. No último dia 2 de julho, a arquiteta Priscilla Scholl, da Coordenadoria de Planejamento Local da Secretaria Municipal de Urbanismo apresentou o PEU da região de Freguesia, Taquara e Tanque.

 

Palestra sobre Condições Operacionais dos Financiamentos Imobiliários

Junho / 2004

A ADEMI promoveu um encontro com representantes do banco Santander. A palestra sobre Condições Operacionais dos Financiamentos Imobiliários teve a presença do superintendente de Pessoa Jurídica do banco, Gilberto Shideo Saito, do superintendente de Pessoa Física, Mauro Costa e do superintendente de Rede, Alberto Cruz. O encontro foi na sede da ADEMI-RJ - Av. Portugal 466, Urca.

 

SMU apresenta o PEU de Vargem Grande

Junho / 2004

A arquiteta Alice Amaral - titular da Coordenadoria de Planejamento Local da Secretaria Municipal de Urbanismo, apresentou, ontem, na ADEMI, o Plano de Estruturação Urbana (PEU) para a região de Vargem Grande e bairros próximos. "Para elaborarmos este PEU, adotamos uma metodologia nova: estudamos a peculiaridade de cada parte da região e tivemos uma preocupação muito grande com a questão da preservação ambiental", declarou Alice Amaral na abertura do evento.

 

Reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Maio / 2004

A primeira reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Ademi aconteceu no dia 17 de maio, às 17 horas, na sede da entidade - Avenida Portugal 466, Urca. O objetivo da comissão é debater periodicamente assuntos pertinentes ao setor de construção civil, com a presença de arquitetos e engenheiros associados e outros representantes do segmento.

 

Ademi promoveu workshop com os jornalistas

Março / 2004

Os assuntos ligados ao Mercado Imobiliário são amplos e muitas vezes complexos. Pensando nisso, a Ademi promoveu para os jornalistas que cobrem o setor, um workshop sobre os principais temas do Mercado.

 

Setor envia lista de representantes à Secretaria de Desenvolvimento do Estado

Março / 2004

A Ademi e o Sinduscon-Rio encaminharam, na última semana, ao Secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Humberto Mota, uma lista dos representantes do setor para criar uma Comissão que irá discutir junto ao Governo, questões de interesse do Mercado Imobiliário e da Construção Civil. Veja a lista:

 

Reunião no Banco Central

Dezembro / 2003

Rodolpho Vasconcellos, da ADEMI, e Celso Petrucci, do Secovi-SP, representando a CBIC, reuniram-se, na tarde de 17 de dezembro, com o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Clarence Hillerman Jr. e sua equipe para discutir as informações, divulgadas pelo Bacen, relativas às aplicações dos recursos de caderneta de poupança.

 

Reunião da CBIC

Dezembro / 2003

O presidente Márcio Fortes e o superintendente geral Rodolpho Vasconcellos participaram, no dia 17 de dezembro, da reunião da diretoria da CBIC, em Brasília.

 

Coquetel de confraternização

Dezembro / 2003

ADEMI promoveu, para os Associados, um coquetel de confraternização de Natal e Ano Novo, que foi realizado no dia 16 de dezembro, às 19h30m.

 

Curso de financiamento imobiliário

Novembro / 2003

De 24 a 27 de novembro, foi realizado na ADEMI o Curso de Financiamento Imobiliário - Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

 

Palestra sobre SFI

Novembro / 2003

No dia 18 de novembro, a ADEMI promoveu uma palestra de Arthur Parkinson e Pedro Klumb sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e Securitização de Recebíveis. A palestra foi realizada das 15 horas às 18 horas, na sede da ADEMI, na Avenida Portugal, 466, Urca.

 

Secretário Alfredo Sirkis se reuniu com associados na ADEMI

Novembro / 2003

O Secretário municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, almoçou na quarta-feira, dia 12/11, com associados da ADEMI, na sede da entidade, e, durante mais de duas horas, discutiu com eles alguns dos principais temas relativos ao mercado imobiliário carioca. Além do presidente Márcio Fortes, participaram do encontro com Sirkis diversos vice-presidentes e conselheiros da Ademi, assim como o presidente do SINDUSCON-RIO, Roberto Kauffmann, e a vice-presidente da ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura -  arquiteta Fernanda Salles.

 

Palestra sobre SFI - Sistema de Financiamento Imobiliário e Securitização de Recebíveis

Novembro / 2003

A palestra foi realizada no dia 18 de novembro, das 15 horas às 18 horas, na sede da ADEMI, na Avenida Portugal, 466, Urca.

 

Márcio Fortes Assume Presidência da ADEMI

Setembro / 2003 - Noite de homenagens no Palácio da Cidade

O empresário Márcio Fortes assumiu a presidência da ADEMI (biênio 2003/2005), na noite de Quinta-feira, no Palácio da Cidade, em uma cerimônia marcada por uma série de homenagens.

 

Subseções desta seção

 
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]