Mais um ano se passou e temos o orgulho de poder olhar para trás e ver que grande parte dos antigos anseios do mercado imobiliário e de suas empresas foram atendidos. Isso só foi possível graças à consolidação de uma parceria inédita entre os setores público e privado, capitaneada especialmente pelo prefeito Eduardo Paes. O resultado dos efeitos da parceria é que o mercado está mais sólido e maduro.">
Pesquise o site
Informe ADEMI
Cadastre-se para receber em primeira mão o Informe ADEMI no seu e-mail.
Rogério Chor *
Mais um ano se passou e temos o orgulho de poder olhar para trás e ver que grande parte dos antigos anseios do mercado imobiliário e de suas empresas foram atendidos. Isso só foi possível graças à consolidação de uma parceria inédita entre os setores público e privado, capitaneada especialmente pelo prefeito Eduardo Paes.
O resultado dessa parceria é que o mercado está mais sólido e maduro. Sinto-me como um técnico de futebol que, no intervalo do jogo, tem apenas que falar para seus jogadores continuarem jogando bem. Nós estamos felizes e vamos continuar nessa jornada.
Este ano, também o Governo Federal deu mostras de estar efetivamente preocupado em reduzir e até eliminar o enorme déficit habitacional brasileiro, tendo como parceira neste processo a indústria imobiliária. A criação do Programa Minha Casa, Minha vida foi uma das grandes novidades em 2009. Seus efeitos já estão se fazendo sentir. Basta verificar o sucesso que os empreendimentos enquadrados no programa estão tendo junto ao público.
Já o Decreto Municipal 31.165, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, deu importante passo na decisão de desburocratizar a concessão de licenças. Esta medida, aliada a outras decisões da Prefeitura, trazem a possibilidade de um grau de rapidez inédito ao processo de legalização de empreendimentos imobiliários na cidade.
Para o setor, trata-se de um avanço enorme, que vai muito além das expectativas de melhorias que se esperava. É uma verdadeira revolução, que tem impacto direto na oferta de imóveis para atender à demanda, por exemplo, do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi a "cereja no bolo" dos êxitos deste ano. Os benefícios advindos desta vitória são inúmeros, e vão desde melhorias na infra-estrutura da cidade até o aumento de auto-estima dos nossos habitantes. Tudo isso vai contribuir para um ciclo virtuoso de investimentos que, esperamos, nos colocará em pé de igualdade com outras capitais do mundo.
Durante a festa de entrega do Destaque ADEMI - Prêmio Master Imobiliário 2009 recebemos do prefeito o desafio de ajudar a desenvolver a área portuária. Estão lançadas as bases para a revitalização de uma região muito importante para o crescimento do Rio. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar por esta demanda e por outras metas que procuraremos atingir em 2010.
* presidente da ADEMI
webTexto é um sistema online da Calepino
Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]