Depois de enfrentar um longo período de abandono, São Cristóvão está voltando a ser um dos bairros mais valorizados da cidade. Segundo a pesquisa ADEMI de Mercado Imobiliário, 1.587 unidades residenciais foram lançadas no bairro nos últimos três anos. A expectativa do mercado é de que esse número chegue a cinco mil unidades até 2015. O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da ADEMI fala sobre a revitalizaçõo do bairro. Confira a íntegra da entrevista">
 
 

Página da ADEMI

O Bairro imperial resgata sua nobreza

Veja Rio, Página da Ademi, 06/nov

José Conde Caldas, Presidente da Comissão de Desenvolvido Urbano da ADEMI

1)      Qual foi o papel das construtoras na revitalização do bairro?

 Desde que o PEU 2004 foi aprovado, o potencial construtivo do bairro aumentou de forma significativa. Foi a partir desse momento que surgiram grandes empreendimentos, que começaram a trazer um novo dinamismo para uma região que tinha perdido mais de 25 mil moradores nas últimas décadas. O setor privado também está envolvido nesse processo, por meio da Comissão de Revitalização do Bairro Imperial. Presidida por mim, a Comissão já desenvolveu inúmeros projetos junto com a Prefeitura. Para acompanhar seus projetos imobiliários, as construtoras se comprometeram a realizar obras de melhoria nos arredores, tanto para investimentos em infraestrutura, quanto para a restauração do patrimônio histórico, como aconteceu com o Pagode Chinês, em 2009".

2)      Qual vai ser a importância da Quinta da Boa Vista no novo projeto urbanístico de São Cristóvão?

 A Quinta tem potencial para se transformar num dos principais pontos de lazer e passeio da cidade, tanto de dia quanto de noite. É preciso investir em iluminação e na criação de quiosques para que a população possa reconquistar o espaço. Em março, o Museu Nacional, terá uma nova atração: um espetáculo de som e luz, nos moldes do show do Museu Imperial de Petrópolis, porém utilizando uma tecnologia de vanguarda como a existente nos espetáculos de som e luz nas principais cidades do mundo.

Além disso, um dos projetos mais importantes será a construção de uma passarela que ligará diretamente a Quinta ao Maracanã, atendendo às exigências da FIFA para 2014. Com a realização no estádio dos jogos mais importantes da Copa do Mundo de 2014, o bairro ganhará mais destaque e a Quinta da Boa Vista será uma das suas melhores vitrines.

 



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]