Painel Imobiliário

ADEMI participa do Sub-Comitê dos Sistemas Lagunares da Barra e Jacarepaguá

Foi realizada no dia 27 de Janeiro no salão do Bosque da Barra a primeira reunião plenária do Sub-comitê dos sistemas Lagunares da Barra da Tijuca e Jacarepaguá com a presença de mais de 40 participantes representando usuários, agencias provedoras de serviços e associações e entidades da sociedade civil. A ADEMI foi representada pelo urbanista Ephim Shluger, consultor técnico, membro titular deste Comitê.

CEDAE representada pelo engenheiro Alexadre Brás fez uma exposição do programa de investimentos para dotar a região de um sistema de esgotos sanitarios, que sao descarregados no sistema lagunar, por vezes "in natura", ameaçando com esta contaminação a ecologia e a integridade deste patrimonio natural do municipio. Citou os impactos advindo do adensamento de favelas e comunidades, bem como a expansão urbana da região que demanda novas ETEs e sistemas de esgotamento. A exposição sucitou um vivo debate por parte representantes das ONGs especializadas em meio-ambiente, e das Associações de Moradores e de Pescadores, dada a urgencia diante dos prospectos de expansão das obras publicas do Parque Olimpico e das BRTs.

Na pauta da reunião foram discutidos tambem os aspectos referents a remoção de residuos solidos, drenagem e obras publicas e modalidades alternativas de mobilidade na região.

Conforme acordado pelos presentes foram constituidos varios grupos de trabalho. A ADEMI irá participar dos estudos sobre o Sistema Hidroviário para o Sistema Lagunar de Jacarepaguá, neste grupo tambem se inscreveram representantes da CEDAE, ABM, e ONGs e ambientalistas representando associações locais.



Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]