Secretário de Estado de Transportes faz palestra na ADEMI
Nesta terça-feira, dia 3 de outubro, o presidente da ADEMI, José Conde Caldas, recebeu na sede da associação o secretário de estado de Transportes, Júlio Lopes, para uma palestra sobre os projetos para a melhoria dos transportes públicos de passageiros no Rio.
Durante o encontro Lopes falou sobre o trem de alta performance, reaparelhamento do Metrô e investimentos na compra de novas composições para a Supervia. Esteve em pauta também a reforma das 98 estações, que, graças à parceria com a Prefeitura do Rio, passarão a ser intermodais, integrando ônibus e Metrô.
O secretário lembrou ainda que, quando o governador Sérgio Cabral assumiu o cargo em 2007, o transporte público estava em descontrole. Segundo ele, "era queimado um ônibus a cada dia. A conta era de um milhão e meio de viagens piratas. Hoje, conseguimos reduzir a 400 mil".
Ao longo dos últimos seis anos, 70 trens da Supervia já possuem sistema de ar-condicionado. "Isso gera maior conforto e atrai mais usuários", afirmou o secretário de Transportes.
O governo está investindo na reforma das 98 estações da Supervia. Somente nas estações de São Cristovão, Maracanã e Mangueira, estão sendo investidos R$ 250 milhões. No total, serão compradas 120 novas composições e 91 serão reformadas. "Com a chegada de novas composições chinesas, o intervalo no ramal de Deodoro, por exemplo, terá previsão de seis minutos. Diminuir o tempo de espera e criar intervalos regulares entre as composições é um esforço quase que de segurança pública", explicou Júlio Lopes.
No caso do Metrô, os investimentos estão voltados para a compra de composições e as construções das linhas 3 e 4. A Linha 3, com 24 quilômetros, ligará Niterói, São Gonçalo e Icaraí, com capacidade de 350 mil passageiros por dia. Já a Linha 4 ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul. São 16 quilômetros com seis estações e capacidade para 300 mil passageiros por dia.
Para quem mora em Niterói, o governo tem uma boa notícia. "Iniciamos, mês passado, licitação para compra de nove novas embarcações de alta capacidade para o sistema, que ampliarão em 11 mil novos lugares por hora na travessia Rio-Niterói" explica o secretário Julio Lopes.
A secretaria tem realizado pesquisas com o auxílio da Sestrans, COPPE/UFRJ, SMTR, Energiah, Fetranspor e Petrobras para o desenvolvimento do ônibus 100% elétrico, ônibus híbrido elétrico-hidrogênio e o ônibus híbrido elétrico-álcool.
Os aeroportos também foram assunto da exposição do secretário. O de Santa Cruz foi citado na palestra, já que, mesmo área militar, servirá ao deslocamento das delegações durante a Copa do Mundo de 2014.