Porto Maravilha desbanca a Barra e lidera lançamentos imobiliários no Rio pelo quarto ano seguido

em Diário do Rio / Mercado Imobiliário, 22/janeiro

A região concentra 25% das unidades residenciais lançadas no município.

A Região Portuária segue na liderança do mercado imobiliário do Rio. A área concentrou pelo quarto ano consecutivo o maior volume de lançamentos residenciais do município. Os dados são de um levantamento da Brain Inteligência Estratégica para o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon Rio).

Os números indicam que 25% de todas as unidades lançadas na cidade do Rio ficaram concentradas no trecho do Santo Cristo, área que reúne a maior parte dos empreendimentos da região portuária. Ao todo, cerca de 20 projetos já foram lançados no Porto, com forte protagonismo da construtora Cury, responsável pela maioria das novas unidades colocadas no mercado.

O desempenho é atribuído, principalmente, ao ambiente favorável criado por incentivos direcionados às construtoras que apostaram na região, além da consolidação do Porto como um novo bairro residencial da cidade, com oferta crescente de moradia e serviços. A antiga zona predominantemente comercial passa por uma mudança de perfil desde 2021.

No recorte geral do município, o mercado imobiliário apresentou crescimento expressivo em 2025. O volume financeiro dos lançamentos saltou 37% em relação ao ano anterior, passando de R$ 12,8 bilhões em 2024 para R$ 17,6 bilhões. Os preços também avançaram, com alta aproximada de 9% no valor médio de venda das unidades residenciais.

Na sequência aparecem Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Jacarepaguá. São Cristóvão, Santa Cruz, Olaria e Campo Grande também figuram na listagem, enquanto Copacabana e Ipanema aparecem nas últimas posições.


Ver online: Diário do Rio / Mercado Imobiliário