Apartamentos compactos já são quase 70% dos lançamentos verticais no Paraná

em Berm Paraná / Economia, 22/outubro

Os apartamentos compactos já representam quase 70% dos lançamentos verticais no Paraná, segundo levantamento da Ademi-PR realizado pela Brain no primeiro trimestre de 2026. O avanço das unidades menores vem acompanhado de outra transformação no mercado imobiliário: condomínios com estruturas cada vez mais completas de lazer, convivência e serviços, fazendo com que parte da experiência de moradia ultrapasse os limites do apartamento.

Na Lyx Participações e Empreendimentos, que atua no segmento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Paraná e no Rio Grande do Sul, essa mudança já influencia a concepção dos novos projetos.

“A metragem continua sendo importante, mas deixou de ser analisada isoladamente. O comprador olha o apartamento e tudo o que terá disponível fora dele. Quando o condomínio oferece espaços que complementam a rotina da família, uma unidade compacta pode atender muito bem às necessidades de moradia”, afirma Paulo Antônio Kucher, vice-presidente comercial da incorporadora.

Somente no início de 2026, Curitiba registrou o lançamento de 1.863 apartamentos, segundo a pesquisa. O padrão também é percebido na Região Metropolitana, onde imóveis do segmento econômico ganham espaço em municípios próximos à capital.

A redução da área privativa está relacionada tanto à necessidade de manter o preço final mais acessível quanto às mudanças no perfil dos moradores. Academias, salões de festas, playgrounds, espaços gourmet, áreas esportivas e ambientes ao ar livre passam a funcionar como extensões da residência.

Condomínio-clube chega ao segmento econômico

O conceito de condomínio-clube, antes concentrado principalmente em empreendimentos de padrão mais elevado, também passou a fazer parte de projetos voltados ao mercado econômico. A estratégia permite concentrar na área coletiva estruturas que dificilmente estariam disponíveis dentro de uma unidade individual.

“Não se trata simplesmente de reduzir o apartamento. Existe uma mudança na distribuição dos espaços. A unidade preserva a área privada da família e o condomínio concentra ambientes destinados ao lazer, ao esporte e à convivência”, explica Kucher.

A Lyx adota esse conceito em empreendimentos enquadrados no Minha Casa, Minha Vida. Em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, projetos da incorporadora combinam apartamentos compactos com estruturas de condomínio-clube destinadas a diferentes faixas etárias.

Um dos empreendimentos em construção no município, o Palm Coast, terá 688 apartamentos, com unidades entre 36 m² e 42 m², e mais de 20 opções nas áreas comuns, incluindo praia artificial, quadra de beach tennis, minigolfe e salões de festas.
Para Kucher, a mudança também está relacionada ao desafio de equilibrar estrutura e capacidade de pagamento, especialmente para quem busca o primeiro imóvel. “No segmento econômico, o preço é determinante. O desafio é desenvolver um apartamento funcional dentro da capacidade financeira do comprador, sem renunciar a espaços que agreguem qualidade à experiência de morar”, afirma.

Sobre a Lyx Participações e Empreendimentos

A Lyx Participações e Empreendimentos se destaca como uma empresa consolidada no segmento da construção residencial. É uma das principais incorporadoras do programa Minha Casa Minha, Vida na Região Sul, com empreendimentos no Paraná e no Rio Grande do Sul.

No Paraná, a construtora conta com 29 residenciais entregues e 7 empreendimentos em construção na Região Metropolitana de Curitiba. No Rio Grande do Sul, há cinco empreendimentos em construção na Grande Porto Alegre e Região Metropolitana, além de três novos projetos em fase de lançamento, com início das obras previsto para os próximos meses.


Ver online: Berm Paraná / Economia