Quem passa pela Rua Comandatuba, no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo, testemunha o começo de uma transformação urbana: até recentemente, a via era um trecho quase esquecido em meio à imponência dos prédios corporativos das Avenidas Juscelino Kubitschek e Brigadeiro Faria Lima.
O Lurie Itaim está localizado perto do cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima.
O Lurie Itaim está localizado perto do cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima. Foto: perspectiva do Lurie Itaim/Unacorp
Recentemente, imóveis desgastados e calçadas que ainda demandavam cuidados começaram a dar lugar ao primeiro de um conjunto de três prédios residenciais de alto padrão. O terreno está localizado em uma área que preserva a tranquilidade, sem o barulho e a correria típicos de São Paulo, mas a poucos metros do mais importante centro financeiro e corporativo da cidade. Ao mesmo tempo, está próximo de uma ampla oferta de lazer e serviços, com opções como os shoppings JK Iguatemi, Vila Olímpia e Iguatemi, o Parque do Povo, restaurantes de padrão internacional e teatros, em uma combinação de mobilidade, conveniência e qualidade de vida.
A revitalização é uma iniciativa das empresas Unacorp, pertencente ao Grupo FR Instalações, Exkalla e Valor, parceiras no primeiro dos três prédios: o Lurie Itaim, que está em fase de lançamento. O empreendimento, primeiro dessa transformação, terá apenas 14 apartamentos, sendo duas coberturas, e reúne importantes nomes, como o escritório Perkins&Will, que assina a arquitetura e os interiores, com paisagismo de Benedito Abbud e decoração proposta por Carlos Rossi.
Boulevard para a região
A transformação será marcada pela criação de uma área verde integrada ao entorno, com impacto na circulação e na paisagem da região. “Vamos criar um pulmão verde na rua, que vai se tornar um boulevard. O que antes era um adensado de pequenas casas vai se transformar em uma área verde, próxima do polo corporativo e comercial da região”, conta Francisco Boni, CEO da Unacorp, empresa fundada há dez anos e especializada em imóveis de alto padrão.
“É pra quem quer se sentir morando numa casa, mas com a segurança e a estrutura de um prédio de luxo”, resume Renan Jordão, sócio-diretor da Exkalla Construtora.
Para Paulo Duarte, da Valor, a localização do Lurie Itaim é a junção de dois mundos, pois une a proximidade de prédios corporativos com tudo que o Itaim e a Vila Nova Conceição entregam de restaurantes e opções de lazer. “E ainda fica em uma área bucólica, fora da correria da cidade grande”, completa.
Embora vizinho de arranha-céus, o trecho que engloba as Ruas Comandatuba, Capitão Guedes Portilho e Monsenhor Ariovaldo de Oliveira tem regras urbanísticas próprias, que impedem a construção de edifícios altos. Por isso, até agora não havia despertado o interesse das construtoras. “Essas ruas têm um grande valor agregado em função da sua localização, mas foram praticamente esquecidas pelas construtoras devido às regras que limitam a altura”, conta o designer sênior de projetos da Perkins&Will, Fernando Afonso.
O projeto arquitetônico foi idealizado para aprimorar a experiência de quem circula a pé no entorno, em vez de privilegiar apenas a perspectiva de quem observa o edifício de longe. “É uma transformação para o bairro e vai se tornar um atrativo para toda a região. A quantidade de andares e a priorização à vegetação têm impacto tanto para os pedestres, que vão olhar de fora para o prédio, como para o morador, que de sua casa também vai ver em primeiro plano a área verde”, conta Alonso.
Um projeto de alto padrão
Os três prédios não ficarão no mesmo espaço, mas em lados opostos das Ruas Comandatuba e Monsenhor Ariovaldo de Oliveira. O Lurie Itaim, com sete pavimentos residenciais, já está em obras e ficará pronto em 2028. Os demais já têm projetos em análise pelos órgãos públicos e serão lançados em 2027.
Cada um dos 12 apartamentos do Lurie Itaim terá 226 m², quatro vagas de garagem e depósito, e vai custar aproximadamente R$ 9 milhões. Cada uma das duas coberturas duplex vai ter 427 m², ao preço de R$ 18 milhões.
O prédio terá três elevadores, sendo dois sociais e um de serviço, e área de lazer com piscinas adulta e infantil, deck molhado, wellness, sauna seca, fitness, sala de massagem, espaço kids, playground, lounge externo e salão de festas/gourmet.
Além dos imóveis, as ruas também devem passar a ser um atrativo. “Nossa intenção é revitalizar a área, trazendo mais qualidade de vida, caminhabilidade e conforto, potencializando também a valorização imobiliária da região”, afirma Boni.
O que antes era um adensado de pequenas casas vai se transformar em uma área verde, próxima do polo corporativo e comercial da região
Francisco Boni,CEO da Unacorp
Para conhecer mais detalhes do Lurie Itaim, clique aqui