A ArcelorMittal, por meio de seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) Açolab Ventures, anunciou um investimento na catarinense AltoQi, empresa de desenvolvimento de softwares BIM para projetos de engenharia e gestão digital da construção. A operação, que resulta na BIM, aquisição de uma participação minoritária na empresa, marca a entrada da oitava investida no portfólio do fundo.
A AltoQi é reconhecida pela criação de softwares baseados na metodologia BIM (Building Information Modeling), integrando informações técnicas de projeto 3D em um ambiente digital unificado. Entre suas soluções mais consolidadas estão o AltoQi Eberick, referência nacional em cálculo e projetos estruturais, o AltoQi Builder, voltado para projetos de instalações prediais e o AltoQi Visus, plataforma que conecta pessoas, projetos, orçamento, planejamento, cotações, medições e monitoramento de obras, permitindo decisões orientadas por dados. A empresa, que vem transformando a forma como a construção civil adota tecnologias digitais no Brasil, avança de forma acelerada na construção de um ecossistema completo de gestão digital da construção.
O investimento pelo fundo está alinhado à estratégia da ArcelorMittal de estimular soluções que antecipem o uso de tecnologia desde a fase inicial dos projetos, favorecendo a adoção de sistemas construtivos industrializados em aço. A integração de cálculos, simulações e planejamento tem potencial para reduzir desperdícios, encurtar prazos e gerar ganhos de sustentabilidade em toda a cadeia da construção civil.
“A AltoQi conecta engenharia, dados e eficiência de um jeito que transforma a maneira como projetos são concebidos. Essa integração é decisiva para ampliarmos a oferta de soluções em aço de maior valor agregado. O investimento também reforça nosso compromisso com a inovação, reconhecido recentemente no Ranking 100 Open Startups, no qual fomos eleitos a empresa mais inovadora da década”, afirma Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio ArcelorMittal Aços Longos e Mineração Brasil.
“O investimento da ArcelorMittal acelera nossa estratégia de evoluir para um ecossistema de gestão digital capaz de integrar engenharia, dados e processos com mais eficiência. Em um setor historicamente desconectado e com baixa maturidade tecnológica, essa parceria fortalece a transformação da cadeia da construção rumo a soluções mais conectadas, inteligentes e sustentáveis. Esse movimento impulsiona a industrialização, estimula a adoção de novas tecnologias e eleva o patamar de eficiência do setor no Brasil.”, disse Felipe Althoff, CEO da AltoQi.
“A AltoQi acredita que a industrialização da construção passa, necessariamente, pela digitalização dos projetos. Diante de um setor marcado pela escassez de mão de obra e pela necessidade crescente de produtividade, a integração de informações em ambiente digital se torna essencial para viabilizar a fabricação de componentes industrializados, reduzir variabilidade e aumentar a eficiência nos canteiros. A digitalização é, portanto, o caminho para transformar conhecimento técnico em processos repetíveis, precisos e escaláveis, condição fundamental para uma construção mais rápida, segura e competitiva”, finalizou Rui Gonçalves, fundador da AltoQi.