Construção civil deve crescer 2,3% em 2025, diz presidente da Abecip
em Portal In, 29/julho
O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba, afirmou, nesta terça-feira (29), que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil tem previsão de crescimento de 2,3% até o fim de 2025.
Segundo Gamba, um dos motores para esse avanço é a melhora da renda real da população, que já subiu 3% no acumulado do ano até agora, na comparação com o ano anterior. Esse aumento é fundamental para o mercado de crédito imobiliário, que está diretamente influenciado por essa evolução.
Além disso, Gamba destacou que o mercado de crédito imobiliário vai passar a ter uma relação ainda mais próxima com a taxa básica de juros, a Selic, e com a curva de juros, especialmente a taxa de 10 anos. Quanto à valorização dos imóveis, ele ressaltou que o preço dos imóveis nos últimos seis meses superou a alta do IPCA, indicador oficial da inflação.
O presidente da Abecip também apontou que o estoque de imóveis disponíveis permanece baixo, o que tem impulsionado o lançamento de novos empreendimentos. Entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, os lançamentos no Brasil cresceram 15%. Em São Paulo, esse crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 66% nos primeiros cinco meses do ano.
No entanto, as vendas, embora tenham acompanhado o crescimento dos lançamentos com alta de 16% no país, ainda não superaram o volume de oferta na capital paulista, que registrou um aumento de 24% nas vendas. Segundo Gamba, essa diferença pode levar à formação de estoques na cidade.
Ver online: Portal In