O Centro do Rio de Janeiro vive um novo momento em sua história urbana com a inauguração do residencial Bueno Studios Lifestyle, empreendimento desenvolvido pela Construtora Calçada e a Montserrat no número 283 da Rua Buenos Aires, na região histórica e comercial da Saara. O projeto, que em seu lançamento vendeu todas as unidades em quatro horas, está sendo entregue nesta terça-feira, 17 meses após o início das obras. O evento, fechado a convidados, foi iniciado às 9h.
O Bueno é o primeiro residencial do Reviver Centro, projeto da prefeitura de reocupação e revitalização da região, a ser entregue na área do Saara.
O retrofit do imóvel antigo deu origem a um edifício com 121 unidades, sendo 112 estúdios de 29 a 39 metros quadrados de área, e nove lojas no térreo.
— Mais do que entregar um empreendimento, estamos ajudando a reposicionar o Centro do Rio como um lugar vivo, onde pessoas possam morar, trabalhar, investir e socializar. O Bueno, no coração do Saara, simboliza essa nova fase da cidade, em que o retrofit se torna uma ferramenta fundamental de recuperação urbana, valorizando a história e, ao mesmo tempo, olhando para o futuro — afirma João Paulo Matos, presidente da Construtora Calçada. — Acreditamos que empreendimentos como o Bueno ajudam a criar um efeito cascata positivo, atraindo novos investidores, moradores, serviços e fortalecendo toda a economia da região.
A entrega das chaves aos moradores será feita de 3 a 5 de dezembro, na sede da Calçada, na Barra da Tijuca.
A gestão completa do condomínio ficará sob responsabilidade da Lobie, especializada em gestão de ativos imobiliários voltados para locações de curta temporada.
— Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse momento e de contribuir para que o Centro volte a ser um endereço desejado e conectado à vida da cidade — diz Ernesto Otero, CEO da Lobie.
A administração condominial será realizada em parceria com a Administradora Nacional.
— Como administradora, o nosso papel é cuidar de cada detalhe do condomínio para que os moradores e visitantes se sintam acolhidos e vivam plenamente tudo o que o empreendimento oferece. Estamos comprometidos em acompanhar essa jornada com excelência — destaca Victor Tulli, diretor da Administradora Nacional.
Estrutura moderna integrada à revitalização urbana
O Bueno conta com uma ampla infraestrutura de lazer. No terraço, no 11º andar, o empreendimento oferece piscina com deque molhado, solário, churrasqueira, salão gourmet, sky lounge, sala de TV, sauna, salão de jogos e espaço de coworking, com vista para o Cristo Redentor.
No 3º pavimento, os moradores terão à disposição academia, espaço fitness externo, espaço pet, lavanderia, minimercado, sala de podcast e bicicletário.
O projeto também incorpora soluções de segurança, tecnologia e sustentabilidade, como reconhecimento facial, fechaduras eletrônicas, hidrômetros individualizados, Wi-Fi nas áreas comuns, previsão para painéis solares, iluminação em LED, torneiras automáticas e utilização de madeira de reflorestamento.
Antes do reforma, o prédio abrigou a Faculdade Mackenzie.
— O Bueno resgata a força de um prédio que marcou gerações como instituição de ensino e, agora, volta a ter função urbana relevante. Esse tipo de empreendimento, viabilizado pelo ambiente que criamos com o Plano Reviver Centro, devolve vida a uma das ruas mais emblemáticas da cidade e gera oportunidades reais para investimento e desenvolvimento econômico — avalia Osmar Lima, secretário municipal de desenvolvimento econômico do Rio.