MCMV: Inclusão do Faixa 4 promove aumento de demanda para o mercado imobiliário

em Jornal do Brás, 2/dezembro

Segundo Marcos Vinicius, sócio-fundador da Habras Construtora, houve maior procura pelos empreendimentos da construtora associados à nova faixa do Programa.

Em maio deste ano, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) ampliou seu público-alvo ao incluir uma quarta faixa de renda média para realizar financiamentos imobiliários em condições mais acessíveis. Se antes a renda bruta máxima era R$ 8,6 mil agora, com a Faixa 4, famílias com renda até R$ 12 mil poderão participar do programa. Para Marcos Vinicius, sócio-fundador da Habras, a mudança teve um impacto social positivo, além de impulsionar o mercado imobiliário, atraindo a classe média e aumentando a demanda.

“A Faixa 4 ampliou o público-alvo dos empreendimentos da construtora, especialmente para clientes com renda intermediária que buscavam imóveis de maior padrão sem abrir mão dos benefícios do programa. Isso trouxe mais segurança para as operações comerciais e aumentou a velocidade de vendas dos dois empreendimentos que estão disponíveis para este público – no Vila Marina, em Suzano (SP), e o Sense, em Mogi das Cruzes (SP). Muitos compradores conseguiram enquadrar-se nas condições facilitadas, por isso o impacto nas vendas foi positivo”, explica o executivo.

A Habras identificou um aumento no número de aprovações de crédito e maior atratividade para famílias que antes ficavam fora das Faixas 1, 2 e 3 do MCMV. “O Vila Marina, por exemplo, teve um incremento significativo no volume de unidades comercializadas após a inclusão da Faixa 4, e o Sense atraiu um público jovem que busca primeira moradia com condições diferenciadas”, acrescenta Marcos Vinicius.

A taxa de juros da Faixa 4 é de 10% ao ano, um pouco mais do que as demais faixas, que variam de 4% a 8,16%, mas ainda abaixo dos valores tradicionais do mercado. Com a taxa Selic a 15% ao ano, a expectativa é de que o público da Faixa 4 sinta os impactos do aumento dos juros, porém, sem perder os benefícios do programa. “Ainda conseguimos oferecer condições mais acessíveis para aqueles que, sem o MCMV, teriam que desembolsar valores ainda maiores para adquirir um imóvel. Isso é o que mantém a atratividade dos projetos”, acrescenta o sócio-fundador da Habras.

Estratégias para alavancar vendas

Um dos desafios trazidos pelos juros é oferecer soluções criativas para manter as parcelas dentro da realidade financeira dos clientes. Para isso, a Habras tem trabalhado com parcerias bancárias para oferecer simulações personalizadas, condições de entrada facilitadas e maior flexibilidade na negociação. “Além disso, estamos intensificando campanhas digitais e presenciais para destacar o custo-benefício das unidades no Vila Marina e no Sense dentro da Faixa 4”, afirma Marcos Vinicius.

E a companhia se prepara para incluir novos lançamentos nesta modalidade, com foco em bairros em crescimento e valorização. “A estratégia é expandir a presença da Faixa 4 em diferentes regiões, trazendo novas opções para clientes que buscam imóveis com mais conforto e infraestrutura”, diz. Para o executivo, a Faixa 4 democratiza o acesso a imóveis de médio padrão, trazendo dinamismo ao setor imobiliário. “Ela movimenta tanto a construção civil quanto o crédito habitacional, ampliando o mercado consumidor e acelerando o giro de vendas de empreendimentos como Vila Marina e Sense. O principal desafio é equilibrar qualidade construtiva e preço acessível, já que esse público exige padrões mais elevados em acabamento, localização e infraestrutura”, finaliza Marcos Vinicius.

Sobre a Habras

A Habras Construtora e Incorporadora é especializada em projetos residenciais verticais e horizontais, com forte atuação no estado de São Paulo. Com um DNA voltado para o impacto transformador da habitação de qualidade, a empresa investe continuamente em equipamentos e ferramentas que garantem mais eficiência e rentabilidade em suas obras, sempre mantendo o compromisso com a excelência construtiva.


Ver online: Jornal do Brás