Prefeitura do Rio desapropria imóvel onde funcionava hotel Ipanema Plaza, fechado há anos por briga de sócios

em Diário do Rio, 16/julho

Imóvel será alienado pelo Município para fins de renovação urbana, por meio de licitação na modalidade leilão

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (16/07), a desapropriação do imóvel situado no número 34 da Rua Farme de Amoedo, Zona Sul da cidade, onde, durante anos, funcionou o tradicional hotel Ipanema Plaza. O decreto, número 54.234/2024, já consta em Diário Oficial.

De acordo com o documento, ”o imóvel será alienado pela Prefeitura para fins de renovação urbana, por meio de licitação na modalidade leilão, sob condição suspensiva de aquisição da propriedade do bem pelo Município”.

Vale ressaltar que o Ipanema Plaza está fechado desde 2017, devido a uma briga entre seus sócios. Em setembro de 2023, o DIÁRIO DO RIO noticiou o interesse de um grupo chinês em adquirir o imóvel, à época por R$ 80 milhões. O hotel, um dos mais tradicionais da Zona Sul carioca, tinha 140 apartamentos e um lindo terraço com piscina. Ele costumava receber muitos turistas, a maioria belgas.

Desapropriação recente no Centro

No último mês de maio, a Prefeitura do Rio desapropriou um terreno, de cerca de 1.500 metros quadrados, que abrange os números 51 e 55 da Rua da Quitanda, na região central da capital fluminense, também para fins de leilão.

Enquanto o número 55 é um enorme terreno, ideal para construção e há décadas usado como estacionamento, o 51 é um sobrado de valor histórico, conhecido por ter abrigado o restaurante Mr. Opi e a boate Nuth.


Ver online: Diário do Rio