Página inicial > Palavras-chave > Retrancas > Interesse nacional
Interesse nacional
Matérias
-
Presidente da Abrainc diz que tributação do setor imobiliário deve se equiparar a educação e saúde
4 de junho de 2024, por Ricardo Porto
Entusiasmado com o presente do mercado imobiliário do Brasil, Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), afirma que o setor está seguindo a rota correta, mas precisa de ajustes para atender todas as faixas de renda.
Em palestra no Summit ABRAINC 2024, evento que reuniu incorporadores, profissionais da construção e representantes do poder público, ele defendeu uma tributação menor para o setor.
-
Câmara aprova projeto que obriga anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis
28 de fevereiro de 2024, por Ricardo Porto
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei que exige a anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis. O texto vai à sanção presidencial. O projeto determina que deverá constar no registro do imóvel se existem ações envolvendo a reivindicação de posse ou propriedade, processo de execução de penhora, hipoteca judiciária ou outro tipo de ação cujos resultados ou responsabilidade patrimonial possam reduzir seu proprietário à insolvência.
-
Ciclo de cortes na Selic chegou ao fim, dizem economistas em reunião com o BC
20 de maio de 2024, por Ricardo Porto
O espaço remanescente para reduções adicionais na Selic já se fechou, na avaliação de economistas de mercado que estiveram com diretores do Banco Central em reunião nesta segunda-feira. No momento em que as expectativas de inflação de médio prazo seguem em trajetória de alta, o Valor apurou que quase todos os analistas que estiveram presentes no primeiro encontro do dia disseram ver uma pausa no ciclo de flexibilização monetária, com a taxa básica de juros mantida em 10,5% a partir da reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
-
Vendas de imóveis novos em janeiro batem recorde
15 de abril de 2024, por Ricardo Porto
As vendas de novos imóveis registraram uma alta de 39,8% no acumulado de 12 meses encerrados em janeiro de 2024. Foram comercializadas 171.627 unidades, aponta o indicador Abrainc-Fipe. O desempenho foi puxado tanto pelo segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) quanto pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O volume de vendas alcançado no início do ano é recorde para o indicador. O estudo foi elaborado com dados de 20 empresas do setor pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
-
Inteligência Artificial: um novo conceito no mercado imobiliário
20 de março de 2024, por Ricardo Porto
A Inteligência Artificial (IA) é um dos fenômenos que cada vez mais se faz presente em todas áreas, sejam elas profissionais ou sociais. E, em um setor tão acirrado como o imobiliário, estar por dentro das tendências é fundamental para alavancar os ganhos da sua empresa e se destacar entre os concorrentes, principalmente quando o viés em questão é a tecnologia. Na Cúpula Mundial de Governos, realizada em fevereiro deste ano, em Dubai, Jensen Huang, CEO da Nvidia, uma das maiores empresas de tecnologia incorporada, pontuou que o avanço da inteligência artificial possibilitará que profissionais de diversas áreas utilizem a ciência da computação para aumentar a eficiência em seus campos de atuação. Confira a análise na íntegra!
-
Leilão da Caixa oferece 285 imóveis com descontos de até 75% em todo Brasil
19 de fevereiro de 2024, por Ricardo Porto
A Caixa Econômica Federal promove um novo leilão de imóveis em todo o Brasil oferecendo uma variedade de oportunidades para investidores e compradores. Com um total de 285 imóveis disponíveis, este leilão apresenta descontos significativos em relação aos valores de mercado, com descontos que chegam a 75%. O estado do Rio tem 19 imóveis disponíveis para serem arrematados.
-
Mercado imobiliário otimista para 2024
6 de março de 2024, por Ricardo Porto
O mercado imobiliário projeta crescimento de 5% a 10% no Minha Casa, Minha Vida (MCMV); e de até 5% para os demais mercados, em lançamentos e vendas, durante 2024. A estimativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
-
Cresce número de imóveis vendidos com desconto no país; veja taxa média
15 de maio de 2024, por Ricardo Porto
O número de imóveis vendidos com desconto chegou a 68% no primeiro trimestre deste ano, aponta a pesquisa Raio-X FipeZAP. O percentual é mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando compradores relataram desconto em 53% das negociações. O desconto é um impulsionador importante no mercado principalmente no contexto de taxas de juros ainda altas, diz Daniele Akamine, advogada especialista em mercado imobiliário. Essa condição favorável tem impacto no “valor financiado, que se reflete em pagamentos mais baixos ou em uma capacidade maior de pagamento para o comprador”, explica.
-
Cenário favorável a aluguel de imóveis atrai investimentos no conceito ’multifamily’
15 de fevereiro de 2024, por Ricardo Porto
Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, mostra que o número de brasileiros com imóvel próprio vem caindo desde 2016. Na outra ponta, o levantamento indica que, no mesmo período, a quantidade de pessoas vivendo em domicílio alugado cresceu cerca de 3%. Na mesma direção, uma pesquisa da Agência Today revela que 80% dos jovens, entre 25 e 39 anos, preferem alugar um imóvel a comprá-lo. O cenário favorável à locação levou empresas brasileiras a investir no conceito “multifamily”.
-
Financiamentos imobiliários devem bater recorde este ano, diz Abecip
24 de janeiro de 2024, por Ricardo Porto
Em 2023, o volume de financiamentos chegou a R$ 251 bilhões, segundo melhor resultado da série histórica.