Mercado imobiliário otimista para 2024

em Tribuna Online, 6/março

O mercado imobiliário projeta crescimento de 5% a 10% no Minha Casa, Minha Vida (MCMV); e de até 5% para os demais mercados, em lançamentos e vendas, durante 2024. A estimativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A continuidade da queda dos juros, inflação em patamares baixos, maior solidez da política econômica e o andamento do programa MCMV é a justificativa para a estimativa da entidade.

O crescimento do mercado imobiliário de alto padrão chama a atenção, segundo o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Eduardo Fontes.

É o quarto ano consecutivo que ocorre o crescimento da alta renda, registrando 15%, com destaque aos principais bairros de Vitória e Vila Velha no decorrer dos anos de 2022 e 2023.

“Acredito que a tendência talvez deva se manter, porém sem grandes crescimentos nesse sentido, uma vez que já não há muitos terrenos”, diz Fontes.

Em relação ao mercado de trabalho, o envelhecimento da mão de obra do setor e a falta de motivação preocupam. Como solução, especialistas apostam na mecanização e digitalização da construção civil.

Desconto de até 20 mil em imóveis

Um feirão digital vai oferecer desconto de até 20 mil reais em 24 mil imóveis em todo o Brasil, incluindo inscritos no programa Minha Casa, Minha Vida. O evento, promovido pela construtora MRV, vai até 31 de março.

No Sudeste, são 11.700 imóveis, sendo 1.900 entre Minas Gerais e Espírito Santo. Os interessados devem acessar o site da MRV ou procurar uma loja da construtora, levando RG ou CPF, comprovante de residência, de renda, certidão de nascimento, estado civil e carteira de trabalho.


Ver online: Tribuna Online