Associados ADEMI

Incorporadoras têm 4º tri forte e retornam ao lucro
em Valor Econômico, 25/março

As incorporadoras de capital aberto que divulgaram balanço até sexta-feira (22) fecharam o quarto trimestre de 2023 com expansão de receita, de volume de vendas e de lançamentos, em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado mostra que essas empresas reverteram o prejuízo registrado nos últimos três meses de 2022 em lucro no fim do ano passado. Para André Mazini, analista do Citi, o destaque do trimestre foi a Cury, que apresentou forte geração de caixa (R$ 176,1 milhões). “Ela tem exposição a São Paulo e Rio, se beneficia da mudança nos planos diretores das duas cidades”, diz. Mendonça avalia os resultados da Cury como “fortíssimos”, e que teriam até ofuscado o balanço “bom” da Direcional, porque ambas divulgaram no mesmo di.

Notícias

Conselho curador aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria por famílias de baixa renda
em O Globo, 26/março

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta terça-feira o uso da modalidade do FGTS Futuro para famílias de baixa renda que desejam comprar a casa própria. O valor, uma projeção do que será recolhido pelos empregadores nos anos seguintes, servirá para aquisição tanto de imóveis novos quanto usados. Na prática, o FGTS Futuro poderá ajudar o trabalhador com carteira assinada a complementar a capacidade de renda da família na hora de tomar o financiamento habitacional. Caso o mutuário opte por isso, irá assumir dois contratos: um original, com o valor que ele já teria direito no formato tradicional desse tipo de financiamento, e outro complementar só com a parte do FGTS que ele iria ter direito.

Situação atual de juros e inflação é única para os imóveis. Veja o porquê
em E-investidor, 26/março

Nos últimos anos, o mercado imobiliário do País passou por um período desafiador, marcado por inflação mais alta e taxas de juros elevadas, o que impactou diretamente as decisões de investimento do brasileiro em relação à compra de imóveis. Com a inflação controlada e a recente queda da taxa Selic, observamos um cenário otimista e favorável para a valorização de imóveis e o aumento do interesse do investidor nesse setor. Com a queda da inflação e, principalmente, o acompanhamento dela pela redução da taxa Selic, as condições para o investimento em imóveis se tornam mais favoráveis. A queda dos juros resulta em financiamentos imobiliários mais acessíveis e atrativos, estimulando o investidor a considerar a compra de imóveis como uma opção de investimento sólida e rentável.

30ª edição do Prêmio Master Imobiliário tem apoio institucional da ABRAINC
em ABRAINC, 27/março

A 30ª edição do Prêmio Master Imobiliário tem apoio institucional da ABRAINC. As inscrições para a premiação podem ser feitas por empresas e profissionais de todo o País até 28 de março. O prazo de entrega dos trabalhos é até 29 de abril e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 26 de agosto. Podem ser inscritos cases de todo o Brasil, nas categorias Empreendimento e Profissional.

Governo anunciará medidas para destravar setor imobiliário na semana que vem, diz Haddad
em Terra, 27/março

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que o governo deve anunciar na próxima semana uma série de medidas para destravar o mercado imobiliário, envolvendo a criação de um mercado secundário de títulos imobiliários "muito robusto". "Vamos tomar medidas na semana que vem que vão destravar esse mercado imobiliário. Vamos criar um mercado secundário de títulos imobiliários", disse Haddad em entrevista à rádio Itatiaia.