Mercado imobiliário do Rio

Mercado imobiliário do Rio deve ’aquecer’ em 2024
em O Dia, 4/março

As perspectivas do mercado imobiliário carioca para este ano são animadoras. De acordo com especialistas da área, a previsão para 2024 é que as negociações de compra e venda de imóveis aumentem em relação a 2023. Entretanto, a redução da taxa Selic não é sentida de maneira imediata. Em janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a redução da taxa básica de juros, a Selic, para 11,75%, um corte de 0,5 ponto percentual. A medida influencia na porcentagem de juros cobrados nos financiamentos imobiliários. Logo, se ela cai, tomar crédito, fazer empréstimos e financiamentos fica mais barato.

Notícias

Governo vai abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026, antecipa ministra ao GLOBO
em O Globo, 4/março

Responsável pela gestão de servidores públicos, concursos e estatais, Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirma que, por enquanto, não há espaço para aumento salarial de servidores públicos neste ano. Mas antecipa, em entrevista ao GLOBO, que o governo ainda abrirá mais 9 mil a 10 mil vagas para concurso até 2026, além das 9 mil já autorizadas. Dweck pretende ampliar outro programa que também está sob seu guarda-chuva: a transferência de imóveis da União para outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado, para construção de habitações e equipamentos públicos.

CMN amplia lista de empresas dos setores imobiliários e do agronegócio que podem emitir CRI e CRA
em Valor Investe, 2/março

Permitir que empresas que tenham alguma relação com instituições financeiras, desde que não façam parte do mesmo conglomerado, possam emitir certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio (CRI e CRA) foi uma das principais mudanças apresentadas hoje pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), segundo advogados ouvidos pelo Valor. O CMN decidiu fazer “ajustes pontuais” na redação da norma que trata da emissão desses títulos e que foi aprovada há exatamente um mês. A maior parte dos ajustes feitos corresponde a esclarecimentos às dúvidas do mercado, mas um ponto em específico amplia a lista de empresas dos setores imobiliários e do agronegócio que podem ofertar os títulos.

Governo abre licitação de R$ 20 milhões para obras em imóveis da Presidência
em CNN Brasil, 3/março

A Casa Civil abriu licitação com previsão de R$ 20 milhões para reforma de imóveis da Presidência da República. Entre eles, o Palácio do Planalto, sede do governo federal, e o Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República. O valor deve incluir todos os custos das obras, como materiais, serviços, mão de obra, tributos e seguros. Além de reformas, estão previstas adequações e a revitalização das instalações da Presidência da República. Segundo a Casa Civil, a maior parte dos prédios foram construídos há mais de 60 anos e por isso sofrem desgastes recorrentes.

Imóveis são entregues antes do prazo previsto
em Extra, 3/março

É difícil escapar de imprevistos durante uma obra, mas, com planejamento e acompanhamento detalhado do trabalho, algumas construtoras estão conseguindo antecipar a entrega de empreendimentos. A antecipação significa, para os clientes, a realização do sonho da casa própria chegando mais cedo, para as empresas, uma economia significativa no balanço final do projeto, além de reforçar positivamente a imagem da marca no mercado. A entrega do Cores do Rio, o primeiro projeto enquadrado no programa Reviver Centro, que terá 120 unidades, vai ser feita no final de abril. No contrato, o prazo estimado é 30 de junho.

O que é multipropriedade e como esse modelo mexe com o setor imobiliário
em G1, 3/março

Com o avanço da tecnologia e constantes atualizações, muitos setores têm se reinventado e transformado a sua forma de fazer negócio. Um exemplo disso é o segmento imobiliário, que vem consolidando a venda de multipropriedades. O conceito, relativamente novo, atrai compradores no Brasil com a oferta de imóveis de alto padrão e excelente custo-benefício. Nesta reportagem especial, você vai descobrir uma oportunidade relacionada à multipropriedade que está localizada na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

Como a crise no mercado imobiliário dos EUA impulsiona Balneário Camboriú e Rio de Janeiro
em NSC Total, 1º/março

O desaquecimento do mercado imobiliário norte-americano, causado pela diminuição do estoque de imóveis à venda e pelo aumento nos preços, tem tornado o Brasil mais atrativo para investimentos. Santa Catarina e Rio de Janeiro estão entre os destinos preferenciais dos novos investidores internacionais, especialmente em Balneário Camboriú e região.