Novas soluções para construir edifícios mais sustentáveis

em ADEMI RJ - Instagram, 21/maio

Nesta segunda (19), a ADEMI-RJ sediou um importante encontro promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pela IFC (International Finance Corporation) do Banco Mundial, reunindo empresários do setor imobiliário e da construção para debater negócios sustentáveis, financiamento verde e a certificação EDGE — o sistema para atestar a sustentabilidade de edifícios que mais cresce no Brasil, que hoje tem 20 mil unidades residenciais certificadas. Enquanto no mundo, são mais de 108 milhões de m² certificados e US$ 17,9 bilhões investidos.

“Estamos num momento muito fértil para investimento no Rio de Janeiro. Investidores necessitam de crédito e de bons projetos. A sustentabilidade já não é uma opção, mas uma premissa dos investimentos imobiliários”, destacou Marcos Saceanu, presidente da ADEMI-RJ.

Participaram também Vinicius Benevides, vice-presidente do Sinduscon-Rio e conselheiro da CBIC; Luciana Galán, gerente sênior da IFC no Brasil; Diep Nguyen Van-Houtte, Silvia Solano e Rusmir Music, do Departamento de Negócios Climáticos da IFC; além de representantes de associadas da Ademi-RJ, como Patrimar, Tenda, Dimensional, Visione, RJZ Cyrela e Piimo.

O evento marcou a apresentação dos programas sustentáveis da IFC e o fortalecimento do diálogo com o setor privado carioca. Entre os destaques:

  • Desafios do financiamento verde diante das altas taxas de juros no Brasil;
  • Exemplos internacionais de incentivos à construção sustentável, como mais área construída e concessão de terras;
  • Apresentação da certificação EDGE como oportunidade de eficiência e competitividade, com acréscimo médio de apenas 3% no custo das obras e economia de até 4 vezes esse valor ao longo da operação.

Seguimos trabalhando para impulsionar uma construção civil mais verde, eficiente e resiliente!


Ver online: ADEMI RJ - Instagram