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O poder de venda dos estandes decorados continua em alta
em O Globo / Morar Bem, 18/maio
Mesmo com o avanço da tecnologia, o mercado imobiliário mantém os espaços físicos para transformar conceitos abstratos em experiências tangíveis.
Uma das estratégias mais eficazes do mercado imobiliário, os apartamentos decorados funcionam como uma ferramenta de vendas que transforma conceitos abstratos em experiências tangíveis. Cuidadosamente planejada, a reprodução do imóvel nos estandes de venda elimina barreiras, possibilita a criação de laços emocionais com o espaço e permite que o comprador anteveja como será sua moradia no futuro. Essa conexão é fundamental para a decisão de compra, pois a maioria das pessoas não sabe interpretar uma planta baixa.
Pesam muito a favor desses espaços também a qualidade dos acabamentos, a distribuição inteligente dos ambientes e a harmonia do design, que transmitem mensagens subliminares sobre profissionalismo e atenção aos detalhes — o que reforça a credibilidade da construtora. Quando percebe o investimento e o cuidado na apresentação do apartamento decorado, o cliente projeta a mesma qualidade para o empreendimento e sente mais confiança para tomar a decisão de compra.
Na avaliação do presidente da Piimo, Marcos Saceanu, a exposição do produto é tão importante que, muitas vezes, leva o cliente a querer decorar sua unidade do mesmo jeito ou até mesmo comprar os móveis do estande. O sucesso da ambientação de dois decorados do Euzébio, no Flamengo, foi determinante para a incorporadora usar o mesmo mobiliário na cobertura de 260 metros quadrados do Ares, na Lagoa.
— O decorado é sempre encantador, porque a pessoa entra na escala real do apartamento. As unidades representadas nos decorados são as primeiras a serem vendidas, e é muito comum que o comprador faça oferta também pelos móveis. No caso do Ares, quem comprar a cobertura decorada leva tudo que está dentro — informa.
O estande decorado também é imbatível do ponto de vista sensorial, por estimular múltiplos sentidos simultaneamente e proporcionar uma experiência imersiva que catapulta as taxas de conversão. A iluminação, a acústica, os aromas sutis e as texturas envolvem o visitante em uma atmosfera que traduz suas aspirações de vida.
Essa abordagem multissensorial estabelece um vínculo muito mais profundo com o produto imobiliário do que qualquer descrição ou imagem e é ainda determinante especialmente nos empreendimentos de médio e alto padrões, em que o comprador busca não apenas um imó- vel, mas um estilo de vida.
Não por acaso, a Balassiano fez a cozinha do decorado do Almar, em Ipanema, 100% funcional, com todos os equipamentos e utensílios, o que possibilitou a muitos clientes experimentar a sensação de ser um chef preparando um jantar ao vivo no apartamento.
— Por mais que a tecnologia tenha avançado nos últimos anos, os espaços físicos continuam sendo muito importantes. A experiência de entrar em um apartamento decorado ainda é imbatível para a conversão de vendas. O cliente consegue sentir como será morar ali dentro, ter noção exata do tamanho dos espaços e levar toda a família para vivenciar esse momento — afirma o diretor da incorporadora, Thiago Balassiano.
Os estandes evoluíram de simples mostruários para verdadeiros centros de experiência do cliente, incorporando tecnologias como realidade virtual, automação residencial funcional e personalização de acabamentos — e tudo isso ajuda a encantar o cliente. Mas nada é mais sedutor do que um decorado, como comprova a experiência no Niemeyer 360° Residences, da Capital 1, na Barra da Tijuca.
— Os quatro apartamentos decorados já foram vendidos, e vamos oferecer aos compradores a opção de mantê-los exatamente como estão, mediante uma contrapartida financeira — antecipa o sócio da empresa Antônio Carlos Osorio.
Ver online: O Globo / Morar Bem