Uma das estratégias mais eficazes do mercado imobiliário, os apartamentos decorados funcionam como uma ferramenta de vendas que transforma conceitos abstratos em experiências tangíveis. Cuidadosamente planejada, a reprodução do imóvel nos estandes de venda elimina barreiras, possibilita a criação de laços emocionais com o espaço e permite que o comprador anteveja como será sua moradia no futuro. Essa conexão é fundamental para a decisão de compra, pois a maioria das pessoas não sabe interpretar uma planta baixa.
Pesam muito a favor desses espaços também a qualidade dos acabamentos, a distribuição inteligente dos ambientes e a harmonia do design, que transmitem mensagens subliminares sobre profissionalismo e atenção aos detalhes — o que reforça a credibilidade da construtora. Quando percebe o investimento e o cuidado na apresentação do apartamento decorado, o cliente projeta a mesma qualidade para o empreendimento e sente mais confiança para tomar a decisão de compra.
Na avaliação do presidente da Piimo, Marcos Saceanu, a exposição do produto é tão importante que, muitas vezes, leva o cliente a querer decorar sua unidade do mesmo jeito ou até mesmo comprar os móveis do estande. O sucesso da ambientação de dois decorados do Euzébio, no Flamengo, foi determinante para a incorporadora usar o mesmo mobiliário na cobertura de 260 metros quadrados do Ares, na Lagoa.
— O decorado é sempre encantador, porque a pessoa entra na escala real do apartamento. As unidades representadas nos decorados são as primeiras a serem vendidas, e é muito comum que o comprador faça oferta também pelos móveis. No caso do Ares, quem comprar a cobertura decorada leva tudo que está dentro — informa.
O estande decorado também é imbatível do ponto de vista sensorial, por estimular múltiplos sentidos simultaneamente e proporcionar uma experiência imersiva que catapulta as taxas de conversão. A iluminação, a acústica, os aromas sutis e as texturas envolvem o visitante em uma atmosfera que traduz suas aspirações de vida.
Essa abordagem multissensorial estabelece um vínculo muito mais profundo com o produto imobiliário do que qualquer descrição ou imagem e é ainda determinante especialmente nos empreendimentos de médio e alto padrões, em que o comprador busca não apenas um imó- vel, mas um estilo de vida.
Não por acaso, a Balassiano fez a cozinha do decorado do Almar, em Ipanema, 100% funcional, com todos os equipamentos e utensílios, o que possibilitou a muitos clientes experimentar a sensação de ser um chef preparando um jantar ao vivo no apartamento.
— Por mais que a tecnologia tenha avançado nos últimos anos, os espaços físicos continuam sendo muito importantes. A experiência de entrar em um apartamento decorado ainda é imbatível para a conversão de vendas. O cliente consegue sentir como será morar ali dentro, ter noção exata do tamanho dos espaços e levar toda a família para vivenciar esse momento — afirma o diretor da incorporadora, Thiago Balassiano.
Os estandes evoluíram de simples mostruários para verdadeiros centros de experiência do cliente, incorporando tecnologias como realidade virtual, automação residencial funcional e personalização de acabamentos — e tudo isso ajuda a encantar o cliente. Mas nada é mais sedutor do que um decorado, como comprova a experiência no Niemeyer 360° Residences, da Capital 1, na Barra da Tijuca.
— Os quatro apartamentos decorados já foram vendidos, e vamos oferecer aos compradores a opção de mantê-los exatamente como estão, mediante uma contrapartida financeira — antecipa o sócio da empresa Antônio Carlos Osorio.