Santa Teresa supera Ipanema e lidera valorização de imóveis no Rio

em Diário do Rio, 2/setembro

O simpático bairro registrou a maior valorização no primeiro semestre de 2025, com alta de mais de 33% nos preços anunciados.

Não foi Ipanema, nem Leblon, nem a Lagoa. Quem está por cima da carne seca no mercado imobiliário carioca é a região central — e, mais especificamente, Santa Teresa. Um levantamento da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para o setor imobiliário, apontou que o simpático bairro registrou a maior valorização de imóveis do Rio no primeiro semestre de 2025, com alta de mais de 33% nos preços anunciados.

A pesquisa mapeou mais de 12 mil anúncios ativos nas plataformas digitais do país entre janeiro e julho e aplicou um corte mínimo de 100 anúncios por bairro em julho para garantir segurança nos rankings. Santa Teresa vem à frente de Ipanema, com valorização de 32%, e Catete, que cresceu 29%.

O bairro vem surfando na boa maré do retorno das atividades turísticas e culturais do Centro. Segundo especialistas da Loft, Santa Teresa e Catete têm se tornado cada vez mais atraentes para quem busca imóveis, enquanto Ipanema e Leblon, bairros mais tradicionais e consolidados, mantêm preços médios elevados, com o mesmo ritmo de valorização recente.

“O Rio de Janeiro apresenta um mercado bastante diverso. Enquanto a Zona Sul concentra os imóveis de maior padrão, vemos bairros em transformação, como Santa Teresa e Catete, atraindo compradores e impulsionando altas relevantes. Esses movimentos revelam uma busca por regiões que aliam identidade cultural e melhor relação custo-benefício”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.


Ver online: Diário do Rio