ACRJ: “O Rio tem uma das marcas mais desejadas no mundo”
em Veja Rio, 4/agosto
Palestra “O olhar para o extraordinário: a experiência do luxo como estratégia”, com Carlos Ferreirinha.
Quando na plateia surgem promessas de reencontros, como aconteceu entre vários convidados que estiveram na palestra “O olhar para o extraordinário: a experiência do luxo como estratégia”, com Carlos Ferreirinha, na manhã desta segunda (04/08), na Associação Comercial do Rio (ACRJ), significa que deu liga. Ferreirinha trabalha com o mercado mais exclusivo há mais de três décadas. Foi o mais jovem presidente da Louis Vuitton (Brasil), aos 30 anos. Falou para uma plateia variada, um pouco diferente do que se costuma ver na Associação, sempre com um número maior de advogados e políticos: nomes da área da moda, do marketing, de vendas.
O evento foi promovido pelo Conselho Empresarial da Mulher no Ambiente de Negócios, presidido pela empresária Michelle Novaes, que destacou: “Trazer o luxo como estratégia é enxergar excelência e inovação como caminhos para reposicionar o Rio — algo que também faz parte da agenda da liderança feminina.”
Ferreirinha chamou atenção para o potencial ainda inexplorado da cidade no turismo e consumo de alto padrão. Segundo ele, o Rio ocupa uma posição discreta no mapa global do luxo, com poucos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e escassa presença de grandes marcas internacionais. “O turista de luxo viaja por desejo e busca experiências únicas. O Rio tem todos os atributos para isso, mas precisa transformar vocação em estratégia. Luxo não é ostentação — é excelência, geração de valor e reposicionamento de reputações,” disse, depois da apresentação, feita pelo empresário Alexandre Accioly.
Perguntado sobre o que vem a ser na prática, respondeu: “O Rio tem uma das marcas mais desejadas no mundo: a própria marca Rio. É preciso desenhar um plano estratégico de reposicionamento da cidade com o empresário — um pacto mesmo de visão, plano de negócios, como se faz em empresas.”
O presidente da ACCRJ, Josier Vilar, completou: “O Rio precisa reconquistar sua imagem de cidade desejada para viver, investir e empreender. Essa reflexão sobre o luxo é, na verdade, uma convocação à excelência.”
E foi servido o almoço da banqueteira Carlúcia!
Ver online: Veja Rio