FIIC reúne board no Brasil e amplia integração com setor da construção brasileiro

em Agência CBIC, 25/setembro

O Armazém 3 do Píer Mauá, onde acontece o Rio Construção Summit 2025, sediou a 92ª Reunião do Conselho Diretivo da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). O encontro, que marcou a celebração dos 65 anos da instituição, foi aberto na manhã de quinta-feira (25/09), com a presença de 52 representantes de 16 dos 18 países integrantes da instituição internacional, que vieram ao Rio de Janeiro para dois dias de atividade e integração. Filiada à FIIC, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) articulou a agenda, com vistas a estimular a troca de experiências entre empresários brasileiros e seus pares em diversas regiões do mundo.

A reunião teve início com breve apresentação da Caixa Econômica Federal. Presidente do banco, Carlos Vieira destacou a longa experiência da instituição no financiamento habitacional e no investimento em infraestrutura, enfatizando a importância da parceria com o setor da construção. “Vamos celebrar 165 anos de existência no próximo ano. A Caixa administra ativos totais de R$ 3 trilhões”, comentou. “Não teríamos conquistado esse tamanho sem a parceria com a construção civil. Nossa experiência é um grande exemplo de parceria público-privada para o mundo”, disse.

O executivo colocou-se à disposição para abrir diálogo com parceiros nos países integrantes da FIIC e demonstrou interesse em abrir um diálogo que leve o modelo brasileiro para outras regiões. “Temos disposição para trocar experiências com países vizinhos na estruturação de funding e apoio as empresas da construção civil”, afirmou. Segundo ele, a Caixa já articula parceria com entes no Paraguai. A FIIC representa a indústria da construção aglutinando países da América Latina e Caribe.

Presidente da CBIC, Renato Correia mencionou aos integrantes do board como o banco tem atuado para apoiar o setor na execução do investimento. “Nós fazemos reuniões mensais com a Caixa para discutir a melhoria de processos”, disse Correia, referindo-se ao acompanhamento da execução do programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) – por intermédio de suas comissões técnicas, a CBIC apoia as empresas do setor na articulação de soluções que removam gargalos no dia a dia da operação do programa.

Renato Correia comentou que mesma dinâmica é aplicada ao segmento de infraestrutura, com reuniões periódicas com a Caixa para aperfeiçoar procedimentos. “Nesse momento, estamos atuando para aproximar o BNDES do setor, com vistas a estimular novos investimentos”, disse o presidente da CBIC.

Durante a reunião do Conselho, os integrantes do board conheceram um balanço de atividades conduzidas pelas câmaras técnicas da FIIC. Foram apresentados temas como construção sustentável; infraestrutura e os impactos de desastres naturais; comparação de preços de insumos em diversos países. Os executivos da entidade também receberam representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que participou online para atualizar o estágio de implementação do memorando de entendimento celebrado em 2024 para a execução de ações conjuntas com foco no trabalhador do setor.

A programação da FIIC no Brasil foi aberta na noite de quarta-feira, com um coquetel de boas-vindas na Casa Firjan. As delegações da instituição foram recebidas pelo presidente da CBIC, Renato Correia; pelo conselheiro da entidade e seu representante na FIIC, Murilo Allevato; pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), Cláudio Hermolin, e pelo vice-presidente da Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), Marcelo Kaiuca. Nessa sexta-feira, a instituição encerra o encontro com a realização de uma Assembleia Geral.


Ver online: Agência CBIC