Laranjeiras volta ao radar do mercado imobiliário
em O Dia / Panorama Imobiliário, 13/outubro
Bairro tradicional da Zona Sul vive movimento de renovação com lançamentos, retrofit e valorização.
O bairro de Laranjeiras começa a chamar a atenção do mercado imobiliário e de quem busca um imóvel para morar ou investir. Para se ter ideia, a venda de unidades em Laranjeiras no período de janeiro a agosto de 2025 foi próxima à de 2024 e muito superior aos demais anos até 2020. Já em relação ao valor do metro quadrado para venda, desde 2021 vinha sofrendo quedas e, agora, em 2025, ele subiu, mostrando um aquecimento do mercado imobiliário no bairro — o que é promissor tanto para Laranjeiras quanto para quem quer investir em lançamentos na região.
Segundo Maurício Eiras, coordenador do Cepai (Centro de Pesquisa e Análise da Informação) do Secovi Rio, o estudo foi feito com base nos dados do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), calculado pela Prefeitura do Rio. Para ele, as informações apontam para uma retomada consistente nas vendas residenciais em Laranjeiras e um movimento de valorização da região.
Raio-X do mercado imobiliário em Laranjeiras
Evolução do valor do metro quadrado (oferta de venda em setembro de cada ano)
Os dados mostram que, após quatro anos de queda ou estabilidade, o metro quadrado em Laranjeiras voltou a subir em 2025, o que sinaliza confiança e nova valorização na região.
Unidades residenciais vendidas (janeiro a agosto)
Apesar de leve queda em relação a 2024, as vendas em 2025 se mantiveram em patamar muito superior aos anos anteriores, consolidando a boa fase do bairro.
Novo ciclo de investimentos e lançamentos
Depois de um hiato de cerca de cinco anos sem lançamentos expressivos, Laranjeiras volta a receber novos empreendimentos residenciais, que combinam retrofit de prédios antigos, arquitetura moderna e áreas de lazer completas.
Um dos destaques é o Céu Laranjeiras, na Rua Moura Brasil, 44, que será um retrofit de um edifício comercial transformado em residencial, com projeto assinado pela FEU Arquitetura. O empreendimento contará com 96 unidades, entre estúdios, apartamentos de um, dois e três quartos, além de lazer completo com vista para o Cristo Redentor.
“A negociação durou cerca de seis meses. Identificamos uma demanda reprimida, pois o último lançamento no bairro havia sido há cinco anos. Vimos que era uma excelente oportunidade”, explica Guilherme Mororó, diretor Comercial e de Marketing do Grupo CTV.
De acordo com Mororó, Laranjeiras tem um público fiel, que não quer sair do bairro, mas busca um residencial mais moderno. “O Céu Laranjeiras vem para atender exatamente esse perfil, com arquitetura contemporânea, sofisticação e acabamentos de alto padrão”, completa o diretor.
Outro projeto que reforça a nova fase é o LAR 233 Reserva do Bosque, da Pilar Engenharia, com 64 unidades de um a três quartos e coberturas duplex. O empreendimento tem como diferencial um bosque privativo de 1.600 metro quadrado, além de lazer distribuído entre o bosque e o rooftop, com piscina, sauna, salão gourmet e academia.
“Quando vimos o terreno, percebemos que o bosque seria a grande estrela do projeto. É um refúgio natural no coração de Laranjeiras, com árvores frutíferas e muitos pássaros”, conta Marcelo Oliveira, diretor da Pilar Engenharia.
Ele ressalta que mais de 90% das nossas unidades vendidas foram para moradores do próprio bairro. Isso mostra o quanto o público de Laranjeiras é fiel à região.
Retrofit e valorização do entorno
O movimento de retrofit e revitalização de imóveis antigos tem se mostrado uma alternativa viável diante da escassez de grandes terrenos disponíveis. Elcílio Britto, sócio da BSJ e da Lopes Rio, analisa que os novos projetos trazem fôlego e atratividade para um bairro tradicionalmente consolidado.
“Os lançamentos imobiliários em Laranjeiras são raros — nos últimos anos, o bairro recebeu apenas dois empreendimentos e agora terá mais dois. As incorporadoras entenderam que há espaço para crescer”, explica Britto.
O executivo diz que quem investir em Laranjeiras vai beber água limpa. É um território ainda pouco explorado e com potencial de valorização. “Há incorporadoras grandes prospectando terrenos e prédios antigos para novos projetos”, adiante Britto.
Tradição, charme e conveniência atraem moradores
Com ruas arborizadas, atmosfera familiar e localização estratégica, Laranjeiras combina tradição e praticidade. O bairro conta com forte comércio local, escolas de renome, proximidade com o Centro e outras áreas nobres, além de um perfil de moradores que valorizam o estilo de vida carioca em ritmo mais tranquilo.
A preservação do patrimônio arquitetônico e a busca por qualidade de vida se tornaram diferenciais decisivos para quem escolhe a região. Com os novos empreendimentos, o bairro passa a oferecer opções mais modernas sem perder seu caráter histórico e cultural.
Em um cenário de transformação, Laranjeiras desponta como exemplo de renovação urbana com identidade preservada — uma combinação que promete manter o bairro entre os mais desejados da Zona Sul carioca.
Ver online: O Dia / Panorama Imobiliário