Mercado cria aplicativo que mostra a rentabilidade do imóvel adquirido
em O Dia / Panorama Imobiliário, 4/novembro
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no mercado imobiliário brasileiro. Em Porto Belo (SC), por exemplo, a empresa de tecnologia miLeads, em parceria com a Thozen Construtora e Incorporadora, criou um aplicativo que usa a IA para mostrar dados e índices do setor em tempo real, a rentabilidade de cada imóvel adquirido e da carteira de investimentos do cliente. A plataforma integra indicadores econômicos como CDI (Certificado de Depósito Interbancário), CUB (Custo Unitário Básico da Construção), IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) e Selic (taxa básica de juros).
Segundo Magnos Franzen de Souza, presidente da construtora, o Thozen Invest une gestão financeira, acompanhamento de obras e projeção de rentabilidade ao cruzar informações com indicadores como o CUB/SC e índices regionais de valorização. "A tecnologia deixou de ser um acessório para se tornar parte central da experiência do investidor”, afirma Souza.
Condomínio em Areal tem trilha dos eucaliptos
O Grupo STN desenvolve em Areal, na Região Serrana do Rio, o Quinta Portuguesa, condomínio de lotes e casas que traz referências culturais e estéticas típicas de Portugal. Um dos principais atrativos do projeto é a Trilha dos Eucaliptos, percurso em meio a uma área florestal preservada que conduz os moradores até um deck de contemplação. “É um ambiente feito para desacelerar. Nada melhor do que sentir a brisa da serra e o aroma dos eucaliptos durante o trajeto”, conta Danilo Santinon, diretor da empresa. Outro diferencial é o olival com cerca de 300 oliveiras de nove variedades diferentes. O empreendimento oferece 124 lotes de 500 a 3 mil metros quadrados e 21 casas em construção. Os terrenos têm preços a partir de R$ 250 mil e as vendas são coordenadas pela CIA Multiplataforma Imobiliária.
Ver online: O Dia / Panorama Imobiliário