Lançamentos do Grupo Patrimar chegam a R$ 1,1 bilhão no segundo trimestre

em Diário do Comércio, 20/julho

Entre abril e junho de 2025, VGV da empresa somou R$ 1,1 bilhão.

O Grupo Patrimar – construtora e incorporadora com sede em Belo Horizonte – registrou, entre abril e junho de 2025, o melhor trimestre de sua história em termos de lançamentos. Conforme a previsão operacional da empresa, foram sete empreendimentos lançados, que somaram R$ 1,1 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV). O volume representou um crescimento de 18% em relação ao segundo trimestre de 2024.

Ao longo do primeiro semestre, os lançamentos recuaram 4%, mas o resultado foi considerado positivo, uma vez que o Grupo Patrimar, entre janeiro e março, focou na venda de estoques disponíveis e não lançou empreendimentos no período. Mesmo com lançamentos 18% maiores, o landbank permaneceu em patamares similares aos de 31 de março deste ano, encerrando o período em R$ 15,33 bilhões, ante R$ 15,7 bilhões.

Apesar do cenário econômico instável, o mercado, conforme o diretor executivo de Finanças e Relação com Investidores do Grupo Patrimar, Felipe Enck Gonçalves, segue favorável ao setor.

“O mercado imobiliário continua bastante resiliente, apesar do cenário econômico mais conturbado. O Grupo já vinha buscando balancear melhor os negócios, vendo mais oportunidades nos segmentos econômico e de média renda, agora integrantes também do programa ‘Minha Casa, Minha Vida (MCMV)’, e foi o que fizemos. Ainda enxergamos boas oportunidades no segmento de alta renda para o segundo semestre, com produtos específicos e exclusivos, característica da marca Patrimar”, explicou.

Ainda segundo Gonçalves, o lançamento da faixa 4 do MCMV vai favorecer a construtora. “Contamos com ótimos produtos já encaixados na faixa 4 do MCMV e outros que estamos avaliando a possibilidade de encaixar. Nosso landbank é de quase R$ 1 bilhão nessa faixa e vamos acelerar o que puder para lançar”.

Ao longo do segundo trimestre, os lançamentos abrangeram as três frentes de atuação do Grupo – econômica, média e alta renda. Os sete empreendimentos totalizaram 1.599 unidades. Dos R$ 1,1 bilhão de VGV lançado, a maior parte – R$ 653 milhões – é composta por imóveis voltados para a alta renda, R$ 263 milhões, para a média renda, e R$ 183 milhões, no perfil econômico.

A maior parte dos lançamentos ocorreu no Rio de Janeiro, com o Estado representando 59% do volume. Em seguida, vieram São Paulo, respondendo por 23%, e Minas Gerais, concentrando 18% dos lançamentos feitos.

Vendas do Grupo Patrimar recuam

Apesar do resultado positivo nos lançamentos, as vendas recuaram. No segundo trimestre, a retração chegou a 51%, com um movimento financeiro de R$ 357 milhões. Com o resultado, no encerramento do primeiro semestre, a queda ficou em 43%, gerando, assim, um valor de R$ 528 milhões.

No semestre, a maior parte da movimentação financeira das vendas veio dos imóveis de alta renda – R$ 247 milhões – seguida pela média renda, R$ 156 milhões, e pela econômica, com R$ 125 milhões. Minas Gerais respondeu por 35% das vendas efetuadas, atrás apenas do Rio de Janeiro, com 43% de participação.

“A queda das vendas se deve a uma base de comparação muito forte com o segundo trimestre de 2024, quando tivemos alguns lançamentos efetuados mais no início do trimestre – logo, mais tempo de venda dentro do trimestre – e que foram muito bem-sucedidos. As vendas deste semestre de 2025 estão em linha com nossas expectativas”.

Para se ter ideia, no segundo trimestre de 2024, houve o lançamento de um empreendimento no Rio de Janeiro que, sozinho, movimentou R$ 305 milhões integralmente. Já no mesmo trimestre de 2025, o ritmo de vendas foi mais gradual, e os lançamentos ficaram concentrados no final do trimestre, impactando as vendas do intervalo.

O estoque da companhia também se manteve saudável, com 69% concentrado em empreendimentos lançados nos últimos 18 meses e apenas 1% de estoque concluído, evidenciando a renovação contínua da oferta e a força de vendas.


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