Prefeitura do Rio já tem planos para o prédio do antigo Ipanema Plaza
em Diário do Rio, 25/julho
O hotel, localizado na parte mais valorizada do bairro, encerrou as atividades em 2017 e foi desapropriado pelo município na semana passada.
Depois de sete anos fechado, o edifício que abrigou o Hotel Ipanema Plaza, na Farme de Amoedo, finalmente deve ganhar um novo rumo. A Prefeitura do Rio, que desapropriou o imóvel na semana passada, pretende mantê-lo como um equipamento hoteleiro, mesmo que o prédio venha a ser demolido e substituído por outro. O local, na visão do município, é considerado estratégico para o turismo da Zona Sul, que perdeu parte significativa, principalmente no trecho entre Ipanema e Leblon, de seus leitos hoteleiros com a conversão dos imóveis em residenciais de luxo.
O hotel, que operava com 140 apartamentos, terraço e piscina, encerrou as atividades em 2017 após uma disputa entre seus sócios. Desde então, permaneceu fechado. Em 2023, o edifício chegou a atrair interesse de um grupo chinês, mas a negociação não avançou. À época, o imóvel era avaliado em cerca de R$ 80 milhões, valor bem abaixo da média para a região, o que seria algo entorno dos R$ 200 milhões.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o edital de leilão — ainda em fase de elaboração — deve incluir cláusulas que restringem o uso do terreno a atividades hoteleiras, mesmo no caso de demolição. A ideia é impedir que o prédio, desapropriado com recursos públicos, seja desfigurado pela especulação imobiliária.
Ver online: Diário do Rio