Proposta do BNDES prevê VLT entre Botafogo e Leblon com 20 estações
em Tempo Real RJ, 25/julho
Um novo ramal do VLT pode ligar pontos estratégicos da Zona Sul do Rio, como Botafogo, Gávea e Leblon, com 20 estações ao longo de 10,4 km de trilhos. O projeto, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, prevê a implantação de um corredor exclusivo do bonde elétrico ao longo de vias como São Clemente, Voluntários da Pátria e Jardim Botânico.
A informação foi publicada inicialmente pelo site Diário do Rio. A proposta contempla integração com as linhas 1 e 2 do metrô na estação Botafogo e com a futura estação Gávea, da linha 4. O novo trajeto aproveitaria faixas viárias já existentes e reduziria o espaço para circulação de carros.
O custo estimado é de R$ 1,7 bilhão, com projeção de atender cerca de 100 mil passageiros por dia — mais do que a demanda do antigo “Metrô na Superfície”, que deixou de operar no ano passado. Os estudos de demanda e impacto já estão concluídos.
Entre os pontos que receberiam estações estão a Praça Antero de Quental, o Cobal do Leblon, a PUC-Rio, o Hospital da Lagoa, o Colégio Pedro II e diversos trechos das ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, sendo nove paradas apenas em Botafogo.
A ideia retoma planos anunciados pela prefeitura em 2022, quando o prefeito Eduardo Paes (PSD) prometeu uma rede de VLT com mais de 200 km pela cidade. Na época, também foram previstas obras de drenagem e requalificação urbana na Rua Jardim Botânico, área frequentemente afetada por enchentes.
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