Design e grifes de luxo marcam projetos em BC

em Valor Econômico, 14/março

Novos residenciais assinados por marcas globais e arquitetos renomados do Brasil e do exterior imprimem sofisticação ao alto padrão do mercado imobiliário de Balneário Camboriú e arredores.

Nos últimos anos, Balneário Camboriú (SC) tem monopolizado o noticiário nacional sempre que o assunto é mercado imobiliário. A 50km da capital Florianópolis, o município é endereço dos prédios mais altos do país e do metro quadrado residencial mais caro — liderança alcançada em 2022 e mantida no índice FipeZap de fevereiro, com R$ 14,2 mil, à frente de 56 cidades e capitais monitoradas pelo estudo.

Os famosos arranha-céus que marcam a paisagem da Praia Central — uma das nove existentes no município — renderam a Balneário a alcunha de “Dubai brasileira”, mas essa referência deve mudar em breve com a chegada de empreendimentos assinados por marcas de luxo e concebidos por escritórios de arquitetura renomados.

Em abril, a FG Empreendimentos fará o lançamento oficial do residencial Senna Tower — a estreia mundial no “real estate” do sobrenome do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, falecido em 1994. O evento de apresentação do projeto contará com exposição de 15 itens pessoais do piloto, incluindo um carro de F1 oficial pilotado por ele em 1987.

Realizada em parceria com a Senna Brands — empresa que controla os direitos de imagem do esportista —, a torre de 500 metros de altura terá 288 apartamentos e 18 mansões suspensas, que ocuparão os primeiros andares e terão direito a elevador exclusivo para transportar veículos.

E a disputa pelas unidades já começou. “Existe uma corrida muito grande. Os andares que marcam o número de vitórias e de poles do Senna, por exemplo, são os mais procurados”, revela Jean Graciola, CEO da FG Empreendimentos.

O valor das unidades varia de R$ 27 milhões a R$ 70 milhões. As coberturas triplex não serão comercializadas. “Optamos por levar a leilão, em uma ação com a Sotheby’s International, por entender que é um produto de apelo mundial”, disse o executivo. O prazo de entrega está previsto para 2032.

"Made in Italy"

Para Renato Monteiro, fundador da Sort Investimentos, os “branded buildings” são a bola da vez do mercado de Balneário Camboriú e têm registrado valorização acima da curva. Ele aponta as chegadas de marcas como Versace e Armani e do Hotel Emiliano como as mais aguardadas.

“É uma tendência que tem crescido ao redor do mundo. Essas marcas agregam muito valor a qualquer produto, desde uma carteira até um empreendimento”, diz.

Balneário já tem um prédio “branded” pronto: o Yachthouse by Pininfarina, da Construtora Pasqualotto>. Com 294 metros de altura e 12 mil metros quadrados de lazer, foi entregue em 2023 e tem como clientes o jogador Neymar Jr. e o cantor Luan Santana.

Um segundo está em construção: o Tonino Lamborghini Residences BC, da incorporadora Embraed. No fim de 2024, a mesma empresa anunciou o primeiro empreendimento Armani/Casa da Região Sul.

“Nosso cliente tem procurado cada vez mais uma experiência de morar. Uma assinatura como essa gera uma percepção imediata de qualidade e abre um novo nicho de mercado”, avalia Tatiana Cequinel, CEO da Embraed.

Localizado próximo a Marina Tedesco, o Armani/Casa Residences by Embraed terá uma torre única de 270 metros de altura, com 78 andares e 113 apartamentos. A marca italiana cuidará das áreas comuns e da arquitetura da fachada.

“Vamos oferecer também a opção de personalização de layout para 31 unidades especiais, além de um serviço de concierge para atender principalmente os clientes que não são da cidade e precisam de ajuda durante a estadia”, conta Tatiana.

O projeto tem lançamento previsto para 2026 e será construído em um terreno de 3,5 mil metros quadrados, na Avenida Atlântica.

Cinco estrelas

A hotelaria é outra fonte de inspiração para essa nova fase do mercado. A incorporadora Procave, por exemplo, entrega em outubro o Residencial Fischer Dreams, com duas torres de 53 andares no terreno do antigo Hotel Fischer — que hospedou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.

“O projeto vai resgatar a atmosfera do hotel. Uma sala exclusiva vai reunir itens originais de sua época áurea”, ressalta Clóvis Albuquerque Filho, diretor Comercial da companhia. Das 120 unidades do empreendimento, apenas 20 estão disponíveis. O valor do metro quadrado está em R$ 60 mil.

Na Praia Brava Norte, colada a BC, o complexo residencial e de hospitalidade Tempo, da Müze Incorporadora, promete entregar uma experiência cinco estrelas por meio de uma parceria com o luxuoso Hotel Emiliano.

“Notamos uma lacuna de empreendimentos associados a hotéis de luxo, como já acontece nos Estados Unidos e em países da Europa”, comenta Arthur Fischer Neto, um dos sócios da Müze Incorporadora, responsável pelo projeto.

A escolha do Emiliano, segundo ele, tem o objetivo de dar um toque de sofisticação e brasilidade ao empreendimento. Serão sete torres para moradia e uma exclusiva do hotel, todas de frente para o mar. É a terceiro projeto da marca depois de São Paulo e Rio de Janeiro. O VGV é de R$ 2,5 bilhões, com preço do metro quadrado acima de R$ 100 mil.

“O Emiliano oferecerá serviços como concierge, arrumação e gastronomia. O acesso ao lazer do hotel também está garantido aos moradores”, afirma Fischer.

O empreendimento será também o primeiro do escritório de arquitetura britânico Foster+Partners no Brasil — o mesmo dos estádios Wembley, na Inglaterra, e Lusail, no Catar, além do Apple Park, na Califórnia (EUA).

“A proposta é ir além dos arranha-céus e dos prédios de vidro da região, entregando algo diferente de fato. Uma evolução natural, visando transformar o senso estético dos clientes, cada vez mais apurado”, explica Felipe Miguel, também sócio da Müze.

“Cerca de 90% do agro nacional já tem apartamento na região, e o pessoal da mineração e da madeira também tem vindo para cá”, afirma.


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