Móveis planejados integram as plantas dos apartamentos

em O Globo, 20/abril

Nova tendência que ganha força no mercado possibilita ao cliente personalizar os móveis ainda na fase do projeto.

O mercado imobiliário passa por uma transformação significativa na forma de entregar valor ao cliente — e uma das tendências que têm ganhado força é a inserção de móveis planejados ainda na fase de projeto dos empreendimentos, permitindo a personalização das unidades muito antes da entrega das chaves. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Móveis (Abimóvel), a demanda por móveis planejados na planta cresceu 35% nos últimos dois anos.

Para 2025, a expectativa é que mais de 60% dos lançamentos imobiliários nas grandes capitais já incluam opções de personalização com móveis planejados desde a planta. A Lider, marca de mobiliário com 80 anos de história, 26 deles dedicados ao setor de planejados, é uma das que investem nesse mercado: são mais de 1,2 mil opções de tecidos e acabamentos.

—Para este ano, projetamos um aumento significativo nas vendas em relação a 2024, e o setor deve crescer entre 5% e 8%, segundo a Abimóvel — destaca o diretor Comercial e de Marketing da Lider, Tiago Nogueira.

Os móveis planejados mais demandados pelo cliente para personalizar o futuro lar são os armários de cozinha e quartos (incluindo closet), painéis para a sala, home office, lavabo e lavanderia. Segundo Thiago Portela de Andrade, diretor da JB Andrade Imóveis, quanto mais cedo o comprador entrega seus projetos de móveis planejados, maior é a possibilidade de executar as adaptações ainda durante a obra.

—Dessa forma, a única pendência para finalizar a obra é a instalação, não é necessária qualquer intervenção depois da entrega. Isso representa economia de tempo e dinheiro para o cliente, que usufrui de praticidade, aproveitamento do espaço e exclusividade — diz ele.

Na Capital 1, responsável pelo Niemeyer 360° Residences, na Barra da Tijuca, coube ao arquiteto Widimar Ligeiro fazer a curadoria dos quatro decorados com móveis planejados: dois da Madeirol e dois da Italínea. A ideia é possibilitar ao cliente ter uma referência concreta para ambientar seus imóveis. E a empresa tem uma seleção de fornecedores parceiros que oferecem opções com projetos e orçamentos básicos já alinhados às plantas do empreendimento.

— A ideia é oferecer praticidade, sem tirar do cliente a liberdade de escolha. Afinal, os gostos variam, e é importante que cada pessoa tenha alternativas que façam sentido para seu estilo e necessidade — diz o sócio da Capital 1, Antônio Carlos Osorio.

Visita de medição

Nos empreendimentos do Opportunity FII, os clientes podem marcar uma visita de medição para tirar e conferir as medidas do imóvel, acompanhados inclusive da empresa de planejados ou do arquiteto. Além disso, no Glória Residencial Rio de Janeiro, empreendimento em parceria com a Sig Engenharia, quem fecha negócio recebe um voucher da Artefacto.

— Firmamos parcerias com empresas de planejados, e o cliente pode escolher depois aqueles que mais vão atender a seu dia a dia. Isso já está no valor do imóvel, o que significa que poderão ser pagos também de forma financiada — ressalta o gestor do Opportunity FII, Marcelo Naidich.

Um dos sócios da Wigor Marcenaria, Ygor Lionell explica que a parceria com incorporadoras aqueceu o setor de móveis planejados, que se mantém em ritmo de crescimento e aposta em outros públicos. A empresa começou trabalhando para projetos individuais ou residenciais de alto padrão e hoje consegue atender outro nicho do mercado.

— O boom de apartamentos compactos no mercado imobiliário carioca abriu uma nova frente de trabalho para as marcenarias. No alto padrão, buscamos soluções que sofistiquem os imóveis, mas, nos estúdios, a marcenaria é multifuncional. Já criamos, por exemplo, um rodapé que permitia embutir vassoura e tábua de passar — exemplifica Lionell.


Ver online: O Globo