> ADEMI News > 2025 > Maio de 2025 > 30 de maio de 2025

Travado há 50 anos, terreno no coração do Centro vai a leilão após decreto de desapropriação
em Diário do Rio, 30/maio
A área pertenceu à antiga Veplan, maior construtora do país nos anos 70. A empresa chegou a anunciar ali um empreendimento de 55 andares, com unidades comerciais já vendidas na planta.
Um terreno de 1.500 metros quadrados no miolo do centro financeiro do Rio está oficialmente no alvo da Prefeitura. Um decreto publicado nesta quarta-feira (29/05) declarou de utilidade pública os números 51 e 55 da Rua da Quitanda, liberando o processo de desapropriação por hasta pública. A decisão busca destravar um impasse imobiliário que dura mais de meio século.
O número 51 é um sobrado de valor histórico, conhecido por ter abrigado o restaurante Mr. Opi e a boate Nut. A construção chama atenção pela fachada de azulejos no estilo holandês e telhas pintadas à mão. Ao lado, no número 55, está um terreno extenso, usado como um estacionamento há décadas, que ocupa uma quadra inteira entre a Quitanda e a Travessa do Ouvidor — em plena zona mais valorizada do Centro.
Impasse do terreno
A área pertenceu à antiga Veplan, maior construtora do país nos anos 70. A empresa chegou a anunciar ali o Edifício Ninho das Águias, um projeto de 55 andares, com unidades comerciais já vendidas na planta. A obra nunca começou. A Veplan quebrou logo após o lançamento, e o terreno ficou travado. Parte já tinha sido comercializada, e a construtora não conseguiu reaver todas as frações.
O grupo ao qual a Veplan pertencia era robusto. Além da construtora, incluía o banco Veplan Residência, a agência de publicidade Artplan (ainda ativa) e a Multiplan, controladora do BarraShopping e uma das maiores operadoras de shopping centers do país. Após a falência, o terreno foi se tornou um buraco no Centro.
O decreto da Prefeitura tenta resolver a questão usando um modelo previsto na Lei Complementar nº 270, de 2024. Em vez da desapropriação clássica, será feita uma hasta pública. O imóvel será avaliado e leiloado — com regras que exigem o reaproveitamento urbano em prazo determinado. O edital ainda será publicado, mas deverá incluir cláusulas que impeçam nova especulação.
Na prática, trata-se de liberar para o mercado um dos últimos grandes terrenos disponíveis no núcleo do Centro, hoje foco de investimentos públicos e privados. A área é estratégica. tem frentes largas para duas ruas e está cercada por prédios comerciais, eixos de transporte e empreendimentos de altíssimo padrão.
Ver online: Diário do Rio